Agora é oficial! Está em curso mais uma operação de entrega de caças F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira. No final da noite deste sábado (24/5), pelo Horário Oficial de Brasília, o Navio de Carga Geral MV "Fagelgracht", de bandeira holandesa, já próximo de concluir a travessia do Canal de Kiel e ganhar as águas do Mar do Norte, finalmente revelou seu destino, o Porto de Navegantes (BR NVT), localizado no litoral norte de Santa Catarina. O site Aviação em Floripa, de forma exclusiva e em primeira mão, já tinha divulgado na terça-feira (20/5), a informação sobre a chegada do navio ao porto sueco para esta operação, e agora, ela se confirmou. A embarcação havia deixado Norköpping, na noite da última quinta-feira, pelo horário brasileiro, início da madrugada de sexta, na Suécia. A rota inicial seguiu em direção ao Canal de Kiel, uma importante via de navegação, situada no norte da Alemanha e muito utilizada por embarcações vindas do Mar Báltico para acessar o Mar do Norte e o Atlântico.
Circulam nas redes sociais, um breve vídeo e algumas fotos mostrando a operação de traslado do avião em direção ao porto. Nas imagens, observa-se na cauda, a inscrição "4110", confirmando tratar-se do FAB 4110. O último exemplar recebido, em setembro do ano passado, apresentava o indicativo visual FAB 4108 e esperava-se que o próximo, seguindo a ordem sequencial vista até agora, seria o FAB 4109. Entretanto, como mostram as imagens, a regra mudou e é possível que esta matrícula, tenha sido reservada para o F-39 Gripen que está sendo produzido na planta industrial da Embraer, em Gavião Peixoto/SP, com entrega prevista para novembro. Cabe ressaltar que o cronograma para este ano de 2025, prevê o recebimento de dois caças.
Uma outra questão que envolve a chegada do FAB 4110, diz respeito se o avião está vindo com a asa redesenhada ou com o modelo antigo. Entretanto, o mesmo vídeo, em seu trecho final (clique no link da legenda da foto acima para assistir), além da sequência de fotos acima, parecem confirmar que trata-se da nova estrutura. Em 2023, a Saab fez modificações nas superfícies de controle que integram a seção traseira da asa do Gripen E, chamadas de elevons. Desde então, muito se especulou que os aviões recebidos no final de 2023 e em 2024 (FAB 4107 e FAB 4108, respectivamente) viriam com a alteração, mas isso não se confirmou. De agora em diante, ao que tudo indica, todos os exemplares monopostos sairão de fábrica com o novo modelo de asa, restando fazer a mudança nas aeronaves já em operação. Importante dizer que o avião usado no Programa de Desenvolvimento e Testes no Brasil, o FAB 4100, já voa com as novas asas desde o ano passado.
O que é fato e correto afirmar é que, desde o momento em que o navio deixou o porto sueco para trás, serão três semanas de navegação, tempo necessário para vencer os cerca de 12 mil quilômetros que separam Norrköping e Navegantes. De acordo com informações fornecidas pelos sites de rastreamento marítimo, a chegada estimada da embarcação é para o dia 12 de junho. Da mesma forma que nas entregas anteriores, o navio contratado para a operação, pertence à Companhia de Navegação holandesa Spliethoff. Dessa vez, a embarcação escalada para o transporte é o Navio de Carga Geral MV "Fagelgracht", construído em 2011, com 137 metros de comprimento total e 18,9 metros de boca (largura), com capacidade de carga para 8.620 toneladas. O fretamento é exclusivo, ou seja, a bordo, seguem apenas o avião e os equipamentos de apoio. O caça vem acondicionado em um dos porões do navio, preso ao assoalho por uma estrutura própria para este tipo de transporte.
Esta é a sétima operação de entrega de caças F-39 Gripen para a FAB. A primeira aconteceu em setembro de 2020 e a última, havia ocorrido em setembro do ano passado (veja tabela abaixo). Até o momento, nove aviões foram recebidos, todos monopostos (com um único assento), de uma encomenda total de 28 exemplares deste modelo. Outras oito aeronaves, de dois assentos, designadas como F-39F, variante exclusiva do Brasil, serão fabricadas integralmente nas instalações da Saab, em Linköping. na Suécia. A expectativa é que ainda este ano, o protótipo desta versão possa fazer o seu voo inaugural e iniciar a campanha de ensaios. Quanto aos modelos de um assento, o contrato assinado em 2013, estabeleceu a quantidade de quinze unidades a serem montadas no Brasil. De acordo com a FAB, a primeira delas será entregue em novembro desse ano. Os outros treze, estão sendo produzidos na Suécia e, desse montante, restam três exemplares a serem entregues, utilizando-se a mesma logística por via marítima. Até o momento, a Força Aérea Brasileira conta com oito caças F-39E em operação, matriculados de FAB 4101 a FAB 4108, todos alocados ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), em Anápolis/GO. Um outro avião, o FAB 4100, o primeiro a chegar, é utilizado no Programa de Desenvolvimento e Testes junto ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), em Gavião Peixoto/SP e futuramente será incorporado à FAB.
O site Aviação em Floripa continuará monitorando a viagem do MV "Fagelgracht" rumo ao seu destino e atualizações sobre o trajeto, poderão ser acessadas em nosso Instagram (@aviacaoemfloripa). Da mesma forma, informamos nossos leitores que, estaremos mais uma vez em Navegantes/SC, acompanhando todas as etapas e no momento oportuno, publicaremos uma matéria especial com a cobertura completa a respeito da operação de entrega.
4 comentários:
Belíssima materia !!!!
Sensacional. Você sabe tudo com antecedência e detalhes Cmte Marcelo Lobo. Parabéns. Acompanhando por aqui. Câmbio!
Parabéns Marcelo, sempre nos antecipando as notícias.
Muito legal, Marcelo. Obrigado.
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