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sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Uma missão SAR com o 1º/1º GT

 


O Exercício EXTEC SAR do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT), que aconteceu em Florianópolis de 8 a 17 de agosto, trouxe à capital catarinense, uma das mais novas aeronaves da Força Aérea Brasileira, o KC-390 Millennium, um avião de transporte multimissão, escolhido pela FAB como um de seus pilares estratégicos e operacionais para a projeção do poder aéreo e integração do território nacional, tanto na atualidade quanto no futuro. Na tarde do dia 14 de agosto, o site Aviação em Floripa teve o privilégio em poder acompanhar uma missão de Busca e Salvamento a bordo desta fantástica aeronave. Como resultado, produzimos esta matéria especial, na qual convidamos nossos leitores a embarcarem juntos conosco, nas asas do Esquadrão Gordo. Escolha seu assento e tenha um bom voo!!

Nota Editorial: De forma a tornar a experiência mais próxima da realidade, adotamos para esta matéria o formato de reportagem fotográfica, com o passo a passo de uma missão de Busca e Salvamento sendo mostrado através de fotos e vídeos, na sequência em que as ações aconteciam. Sempre que necessário, abaixo das imagens, seguirá uma legenda, complementando ou explicando o conteúdo visual com informações adicionais. 

O voo que você vai acompanhar a partir de agora, envolveu uma das missões de treinamento do Exercício Técnico de Busca e Salvamento (EXTEC SAR) do Esquadrãio Gordo (1º/1º GT), aqui, composta pelo lançamento de fardos sobre a pista auxiliar 03/21 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz e, na sequência, a realização de busca sobre área terrestre. Em 2016, o site Aviação em Floripa participou de um voo semelhante a bordo do KC-130M Hércules e agora, tivemos a oportunidade de refazer esta operação com seu sucessor, o KC-390 Millennium.



A aeronave em que acompanhamos o voo, o KC-390 Millennium com a matrícula FAB 2857, um dos dois que atualmente compõem a frota do Esquadrão Gordo.




Os fardos sendo embarcados na aeronave. Em uma situação real, cada um deles traz água, alimentos, kit de primeiros-socorros e diversos outros itens para as vítimas ou para as equipes de resgate em solo. Observe sobre os fardos, o alojamento do paraquedas, utilizado para suavizar e guiar a queda do equipamento.


Esta proteção nas laterais da rampa traseira, é chamada de corta-vento e sua função é reduzir a ação do vento durante o procedimento de lançamento dos fardos.

Vista geral do compartimento de cargas do KC-390. Este espaço pode ser rapidamente configurado de diferentes maneiras, de acordo com o tipo de missão.

Kit contendo as portas envidraçadas empregadas na missão de Busca e Salvamento (SAR) e os assentos para os Observadores. Durante o voo, as portas laterais traseiras são substituídas (uma delas pode ser vista à direita na foto) e os assentos encaixados e fixados no piso.

O grande destaque da porta utilizada para as missões SAR é esta bolha de observação, permitindo uma visão muito mais ampla em todas as direções.

Briefing da tripulação antes do voo.

Os procedimentos pré-voo incluem o check list, a fim de verificar se todos os equipamentos e instrumentos de voo estão funcionando de forma correta e o repasse do plano de voo à Torre de Controle. Somente após cumprir estas etapas, a aeronave está autorizada para iniciar o taxiamento e prosseguir para a decolagem.



Táxi em direção à cabeceira 32 para a decolagem.

Clique sobre o banner acima para assistir ao vídeo.

Após a decolagem pela cabeceira 32, a aeronave seguiu para a primeira parte da missão, o lançamento individual dos seis fardos a bordo sobre a pista auxiliar 03/21. Para esta tarefa, é utilizada a rampa traseira da aeronave, que é baixada em voo. O procedimento incluiu a realização de circuitos a baixa altura sobre a Baía Sul e o posterior alinhamento com a pista para a conclusão da operação. Embora a tarefa seja facilitada por um indicador luminoso de lançamento junto à rampa, é uma atividade que exige bastante prática, a fim de que o fardo caia o mais próximo possível da posição desejada. Exercícios como o EXTEC SAR têm esse objetivo, ou seja, adestrar as tripulações para que em situações reais, a ajuda que vem do céu possa ocorrer com a máxima eficiência possível. As Unidades Aéreas da FAB que executam a missão de Busca e Salvamento mantêm uma rotina anual de treinamentos com o objetivo de qualificar Pilotos, Mestres de Carga e Observadores nas diversas técnicas e peculiaridades que envolvem este tipo de tarefa.

Circuitos realizados pelo FAB 2857 sobre a Baía Sul e a pista auxiliar 03/21, durante o voo que acompanhamos. Fonte: print de tela do site Flightradar24





Preparativos para o lançamento dos fardos.





Sequência de lançamento do fardo.

Painel luminoso composto por cores (vermelha, amarela e verde), que indicam o momento certo para o lançamento de cargas pela rampa traseira,

Clique sobre o banner acima para assistir ao vídeo. Embora possa parecer à primeira vista, arriscado ficar tão próximo da extremidade da rampa, todos utilizam um equipamento sobre o macacão de voo, que é preso ao piso da aeronave, garantindo a segurança da operação.








As belas paisagens da Ilha de Santa Catarina e região próxima, emolduradas na janela do KC-390.

Finalizado o lançamento dos fardos, rampa traseira fechada, é hora da segunda etapa do treinamento, a busca sobre área terrestre. Uma região localizada no litoral norte de Santa Catarina, próxima à cidade de Barra Velha, foi reservada para o exercício. Aqui entram em cena os Observadores e com eles, outro predicado indispensável para as missões SAR, a atenção. Quando se está procurando uma pessoa ou objeto sobre o terreno ou a superfície do mar, nenhum detalhe pode passar despercebido. Uma pequena distração pode representar uma grande diferença para quem está aguardando ser resgatado. Para a atividade de busca, as portas envidraçadas e os assentos são instalados em seus respectivos lugares. 

Área utilizada para a busca sobre terra, tanto pelo KC-390 quanto pelo C-130, durante o treinamento EXTEC SAR. As linhas na imagem mostram a trajetória feita pelo FAB 2857 no voo que acompanhamos. Fonte: print de tela do site Flightradar24

Em missões de Busca e Salvamento, se utilizam portas específicas para esta finalidade, geralmente envidraçadas e com bolhas de observação. Um fato curioso e digno de nota é que, ao invés de outras aeronaves, como o C-130 Hércules por exemplo, onde essas portas são colocadas antes do voo, no KC-390, a operação é feita durante a missão, com o avião no ar, um sistema engenhoso desenvolvido pela Embraer. Tal funcionalidade permite que as portas laterais traseiras (que são pressurizadas), sejam rebatidas para cima. Em seus lugares, a tripulação encaixa as portas envidraçadas, que não são pressurizadas, ou seja, só podem ser utilizadas em altitudes mais baixas. Cabe ressaltar que isto não acarreta nenhum tipo de problema ou prejuízo à operação de busca, pelo contrário, pois a tarefa é justamente realizada próxima à superfície do mar ou terra. Esse sistema permite ao avião voar até a área de operações em altitude de cruzeiro e descer o nível de voo apenas no local demarcado para a missão, resultando em uma substancial economia de combustível, que pode ser utilizado para a atividade-fim. Outro diferencial do KC-390 é sua capacidade de ser reabastecido em voo, aumentando seu tempo de permanência sobre a área de buscas.







Procedimento de troca das portas em voo e fixação dos assentos de observação. 

O sistema desenvolvido pela Embraer, permite o rebatimento da porta normal de operações, que é pressurizada, para a parte de cima.

Clique sobre o banner acima para assistir ao vídeo. Importante destacar que os dois militares responsáveis pela operação de substituição da porta, estavam recebendo instrução no uso dos equipamentos. No vídeo é possível observar uma certa dificuldade de um deles em armar a porta. O exercício serve justamente para isso, capacitar e praticar todos os procedimentos, para que em uma situação real, tudo aconteça de forma rápida e correta.






O trabalho solitário e de extrema atenção dos Observadores é essencial para o sucesso da missão de busca. 

Imagem do interior da bolha de observação. Esse dispositivo permite um expressivo aumento do campo de visão do Observador em todas as direções.

Além dos assentos que compõem o kit, o KC-390 ainda dispõe de duas janelas extras na parte dianteira do compartimento de carga que também podem ser utilizadas para a tarefa de observação.  Complementando a tarefa de Busca e Salvamento, o KC-390 pode receber um pod de navegação e aquisição de alvos Rafael Litening III, instalado sob a fuselagem dianteira, auxiliando na condução do voo e na busca e identificação de objetos durante a noite ou com baixa visibilidade, através de câmeras e sensores eletro-óticos e infravermelho.

O KC-390 possui duas janelas na parte da frente do compartimento de cargas que também podem ser utilizadas como postos de observação.

Pod de navegação e aquisição de alvos Litening III, no destaque. Na parte superior da aeronave, pode ser vista a lança com a sonda para reabastecimento em voo.

Perfil geral do voo que o site Aviação em Floripa acompanhou para esta matéria. Observe que durante boa parte do regresso para Florianópolis, a aeronave veio contornando o litoral.

Remontagem do kit e fechamento da porta pressurizada.

Após a busca sobre área terrestre, chegou o momento de regressar para a Base Aérea de Florianópolis. Antes porém, é preciso fazer o procedimento inverso de troca das portas e a remontagem e fixação de todo o kit na sua base. Fechando esta experiência com chave de ouro, nos foi dada a oportunidade em acompanhar boa parte da perna de volta lá em cima, na cabine de comando. Banhadas pelo sol de fim de tarde, a chamada hora mágica, as belas paisagens do litoral catarinense, ganharam um colorido especial.





Clique sobre o banner acima para assistir ao vídeo.


De volta à terra firme, depois de quase três horas de voo, ficou a certeza que a Força Aérea Brasileira tem em mãos uma aeronave capaz de cumprir com a mesma eficiência ou até mais, todas as missões que até então eram de responsabilidade do C-130 Hércules, uma lenda e um ícone da Aviação de Transporte que muito em breve, deixará os céus brasileiros e os olhares daqueles que amam e respiram Aviação, órfãos de sua silhueta e do som inconfundível dos seus quatro motores Allison T56. Para aqueles que um dia venham a precisar do serviço de Busca e Salvamento da FAB, continua atual a frase proferida pelo Tenente Velly, um dos sobreviventes do C-47 FAB 2068: "Eu sabia que vocês viriam!", quando em 26 de junho de 1967, após dias de incessantes buscas a aeronave foi finalmente localizada.

O Editor do site com toda a tripulação do FAB 2857, após o voo.

Gostaríamos de agradecer à Força Aérea Brasileira, ao Comando de Preparo, ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e à Seção de Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis por esta oportunidade ímpar. O site Aviação em Floripa cumpre mais uma vez, seu papel em poder levar aos para seus leitores, as atividades e ações realizadas pela FAB, Instituição que há mais de oito décadas é a responsável por Controlar, Defender e Integrar nossa nação. Agradecimentos ao Esquadrão Gordo e a toda a tripulação do FAB 2857, em especial, ao Comandante da aeronave, Major-Aviador Pacheco, pela simpatia com que nos recebeu e pelo apoio ao nosso trabalho. Esperamos que esta matéria tenha ficado a altura de todo o suporte que nos foi dado. No Gelo, no Revo, na Busca... Gordo! Gordo! Gordo!

7 comentários:

Anônimo disse...

Matéria interessantíssima! Fotos maravilhosas! Viva a FAB! Viva o Brasil! Parabéns Aviação em Floripa, por mais uma vez, nos presentear com esta reportagem! 👏

Henrique Holtrup disse...

Excelente matéria, Marcelo! A riqueza de detalhes é sensacional. Compartilhando a matéria com os campanhas aqui da MB 👏🏻😃

sergio m. borba disse...

Esse voo panorâmico e a aproximação de Floripa foi muito show. Aquela foto mostrando a sombra do avião na vegetação foi espetacular.

Gabriel Araujo disse...

Demais, demais, demais. Parabéns pelo conteúdo!

Anônimo disse...

Excelente Matéria, cobertura impecável.
Parabéns a Força Aérea, sabendo que podemos contar com a FAB numa situação de sobrevivência.

Anônimo disse...

Operacionalidade em EXCELÊNCIA..Parabéns SO RUDSON E TODA TRIPULAÇÃO envolvida. FORÇA, AÉREA, BRASIL🇧🇷

Silvio Adriani disse...

Como SEMPRE, um SHOW de imagens e texto esclarecedor. Parabéns !

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