Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Esquadrão VF-1 em Florianópolis

 

Pela segunda vez este ano, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) da Marinha do Brasil, equipado com os caças AF-1B/C Falcão, está em Florianópolis. Em janeiro, o Esquadrão Falcão, como também é conhecido, já havia operado a partir da capital catarinense, participando do Exercício "Aspitantex". Desta vez, a presença da Unidade Aérea em Santa Catarina, está relacionada à Operação "Fraterno XXXVI", uma manobra naval conjunta com a Armada Argentina, que conta com meios de superfície de ambos os países, além de aeronaves da Aviação Naval brasileira. O treinamento está programado para acontecer a partir desta quarta-feira (23/8) até o próximo dia 30, no trecho compreendido entre os portos de Rio Grande/RS e Itajaí/SC. O final da manhã de ontem marcou a chegada dos aviões a Florianópolis e, na manhã de hoje, o site Aviação em Floripa obteve com exclusividade, acesso ao pátio da Base Aérea de Florianópolis para registrar em detalhes as aeronaves. São estas imagens, além de informações sobre o Exercício, que você vai encontrar a partir de agora. Boa leitura!


Chegada das duas aeronaves a Florianópolis, utilizando o código de chamada "Falcão Negro".

O Esquadrão VF-1 deslocou desde sua base de operações, em São Pedro da Aldeia, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, duas aeronaves para o treinamento, que mais uma vez está contando com o apoio logístico da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), fornecendo alimentação e hospedagem para os militares da Unidade Aérea, sala de reunião para os Pilotos, além do seu pátio para a operação e abrigo dos aviões. A chegada aconteceu no final da manhã de ontem (22/8) e as aeronaves permanecem em Florianópolis até a próxima sexta-feira.


AF-1B Falcão, Matrícula N-1004.


AF-1C Falcão, Matrícula N-1021.

Chegando em sua 36ª edição, a Operação "Fraterno" é um dos mais tradicionais exercícios navais conjuntos da Marinha do Brasil, realizado desde 1978, em cooperação com a Marinha Argentina. O treinamento tem os objetivos de adestrar as tripulações nas diversas ações da guerra naval, promover o intercâmbio e a troca de experiências, além de reforçar a interoperabilidade e os laços de amizade entre as duas Marinhas. O Grupo-Tarefa brasileiro é composto pelas Fragatas Classe Niterói (modelo Vosper Mk.10), F-44 "Independência" e F-45 "União", além do submarino S-34 "Tikuna", pertencente à Classe de mesmo nome (modelo IKL-209-1400Mod). Dois helicópteros, um AH-11B Wild Lynx e um UH-12 Esquilo formam o componente aéreo dos navios. Do lado argentino, o treinamento tem a presença do Contratorpedeiro ARA "Sarandí" (D-13), da Classe Almirante Brown (modelo MEKO 360H2). 

De acordo com a Agência Marinha de Notícias, os exercícios entre os navios e aeronaves participantes envolvem uma série de atividades, tais como: navegação em baixa visibilidade; trânsito sob ameaça aérea e de superfície; operações com submarino; Leap Frog (quando é treinada a manobra de aproximação e a manutenção da posição relativa dos navios); Light-line (quando é exercitada a manutenção da distância entre dois navios, por intermédio de cabo de distância); transferência de carga leve no mar; operações aéreas; tiro de superfície; tiro antiaéreo sob granada iluminativa; entre outros treinamentos, dentro de um cenário que se aproxima de uma situação real de emprego do Poder Naval. O Exercício Combinado ocorre de 23 a 30 de agosto, em águas brasileiras, no Sul do país, na área marítima compreendida entre os Portos de Rio Grande/RS e Itajaí/SC. No dia 26/8, as duas Fragatas brasileiras e o Contratorpedeiro argentino, aportam em Itajaí/SC, onde permanecerão até o dia 29/8, data marcada para a chegada do submarino S-34 "Tikuna". Existe a possibilidade que durante o período na cidade, a F-44 "Independência" e o S-34 "Tikuna" sejam abertos à visitação pública.

O Esquadrão VF-1 trouxe a Florianópolis, as aeronaves AF-1B (monoposta) e AF-1C Falcão (biposta), com as Matrículas N-1004 e N-1021, respectivamente. Durante o treinamento, a função dos aviões é localizar e realizar ataques simulados contra os meios navais do Grupo-Tarefa. Para isso, voam baixo sobre o mar, evitando serem detectados e engajados pelos radares e sensores de direção de tiro das embarcações. O site Aviação em Floripa esteve na manhã desta quarta-feira (23/8) no pátio da Base Aérea de Florianópolis e traz aos seus leitores, a partir de agora, um conjunto de imagens exclusivas, mostrando as aeronaves destacadas para o Exercício. 























A data para a visita ao pátio da Base Aérea de Florianópolis e para a publicação desta matéria não poderia ser mais oportuna. Numa feliz coincidência, a data de hoje, 23 de agosto, marca o aniversário de 107 anos da Aviação Naval, uma história pautada por pioneirismo, persistência, superação e muito trabalho. Um Bravo Zulu, aos homens e mulheres do mar que, do ar, zelam pela soberania de nossa Amazônia Azul e com dedicação e profissionalismo fazem voar o componente aéreo da Marinha. Fica aqui registrada a nossa homenagem. Parabéns Marinha do Brasil! Parabéns Aviação Naval!

O site Aviação em Floripa gostaria de agradecer ao Comando da Base Aérea de Florianópolis e sua Seção de Comunicação Social, pelo acesso ao pátio operacional. Agradecimentos especiais ao Esquadrão VF-1 e ao seu Comandante, Capitão de Mar e Guerra José Assunção Chaves Neto, pela oportunidade em realizar as imagens que ilustram esta matéria. Deixo aqui registrado também, minha sincera gratidão ao 1SG-AV-RV Pereira, pela paciência e presteza em me receber e pelo acompanhamento de pátio.


9 comentários:

Unknown disse...

Show!! muito boas essas fotos

Anônimo disse...

Parabéns Marcelo excelente reportagem.abs Nilton.

Anônimo disse...

Como sempre, excelente matéria!!! Parabéns Lobo

sergio m. borba disse...

Deve ser muito legal ver a decolagem destes aviões, barulho ensurdecedor. Tomara que se confirme a visitação publica na fragata e no submarino.

Anônimo disse...

Top!!

Angelo disse...

Mais uma matéria com excelente conteúdo. Parabéns

Anônimo disse...

Que bela coincidência, parabéns Marcelo.

Anônimo disse...

Excelente cobertura, parabéns Falcão 85

Anônimo disse...

Exelente reportagem

Postar um comentário