Pela segunda vez este ano, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) da Marinha do Brasil, equipado com os caças AF-1B/C Falcão, está em Florianópolis. Em janeiro, o Esquadrão Falcão, como também é conhecido, já havia operado a partir da capital catarinense, participando do Exercício "Aspitantex". Desta vez, a presença da Unidade Aérea em Santa Catarina, está relacionada à Operação "Fraterno XXXVI", uma manobra naval conjunta com a Armada Argentina, que conta com meios de superfície de ambos os países, além de aeronaves da Aviação Naval brasileira. O treinamento está programado para acontecer a partir desta quarta-feira (23/8) até o próximo dia 30, no trecho compreendido entre os portos de Rio Grande/RS e Itajaí/SC. O final da manhã de ontem marcou a chegada dos aviões a Florianópolis e, na manhã de hoje, o site Aviação em Floripa obteve com exclusividade, acesso ao pátio da Base Aérea de Florianópolis para registrar em detalhes as aeronaves. São estas imagens, além de informações sobre o Exercício, que você vai encontrar a partir de agora. Boa leitura!
O Esquadrão VF-1 deslocou desde sua base de operações, em São Pedro da Aldeia, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, duas aeronaves para o treinamento, que mais uma vez está contando com o apoio logístico da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), fornecendo alimentação e hospedagem para os militares da Unidade Aérea, sala de reunião para os Pilotos, além do seu pátio para a operação e abrigo dos aviões. A chegada aconteceu no final da manhã de ontem (22/8) e as aeronaves permanecem em Florianópolis até a próxima sexta-feira.
Chegando em sua 36ª edição, a Operação "Fraterno" é um dos mais tradicionais exercícios navais conjuntos da Marinha do Brasil, realizado desde 1978, em cooperação com a Marinha Argentina. O treinamento tem os objetivos de adestrar as tripulações nas diversas ações da guerra naval, promover o intercâmbio e a troca de experiências, além de reforçar a interoperabilidade e os laços de amizade entre as duas Marinhas. O Grupo-Tarefa brasileiro é composto pelas Fragatas Classe Niterói (modelo Vosper Mk.10), F-44 "Independência" e F-45 "União", além do submarino S-34 "Tikuna", pertencente à Classe de mesmo nome (modelo IKL-209-1400Mod). Dois helicópteros, um AH-11B Wild Lynx e um UH-12 Esquilo formam o componente aéreo dos navios. Do lado argentino, o treinamento tem a presença do Contratorpedeiro ARA "Sarandí" (D-13), da Classe Almirante Brown (modelo MEKO 360H2).
De acordo com a Agência Marinha de Notícias, os exercícios entre os navios e aeronaves participantes envolvem uma série de atividades, tais como: navegação em baixa visibilidade; trânsito sob ameaça aérea e de superfície; operações com submarino; Leap Frog (quando é treinada a manobra de aproximação e a manutenção da posição relativa dos navios); Light-line (quando é exercitada a manutenção da distância entre dois navios, por intermédio de cabo de distância); transferência de carga leve no mar; operações aéreas; tiro de superfície; tiro antiaéreo sob granada iluminativa; entre outros treinamentos, dentro de um cenário que se aproxima de uma situação real de emprego do Poder Naval. O Exercício Combinado ocorre de 23 a 30 de agosto, em águas brasileiras, no Sul do país, na área marítima compreendida entre os Portos de Rio Grande/RS e Itajaí/SC. No dia 26/8, as duas Fragatas brasileiras e o Contratorpedeiro argentino, aportam em Itajaí/SC, onde permanecerão até o dia 29/8, data marcada para a chegada do submarino S-34 "Tikuna". Existe a possibilidade que durante o período na cidade, a F-44 "Independência" e o S-34 "Tikuna" sejam abertos à visitação pública.
O Esquadrão VF-1 trouxe a Florianópolis, as aeronaves AF-1B (monoposta) e AF-1C Falcão (biposta), com as Matrículas N-1004 e N-1021, respectivamente. Durante o treinamento, a função dos aviões é localizar e realizar ataques simulados contra os meios navais do Grupo-Tarefa. Para isso, voam baixo sobre o mar, evitando serem detectados e engajados pelos radares e sensores de direção de tiro das embarcações. O site Aviação em Floripa esteve na manhã desta quarta-feira (23/8) no pátio da Base Aérea de Florianópolis e traz aos seus leitores, a partir de agora, um conjunto de imagens exclusivas, mostrando as aeronaves destacadas para o Exercício.
A data para a visita ao pátio da Base Aérea de Florianópolis e para a publicação desta matéria não poderia ser mais oportuna. Numa feliz coincidência, a data de hoje, 23 de agosto, marca o aniversário de 107 anos da Aviação Naval, uma história pautada por pioneirismo, persistência, superação e muito trabalho. Um Bravo Zulu, aos homens e mulheres do mar que, do ar, zelam pela soberania de nossa Amazônia Azul e com dedicação e profissionalismo fazem voar o componente aéreo da Marinha. Fica aqui registrada a nossa homenagem. Parabéns Marinha do Brasil! Parabéns Aviação Naval!
O site Aviação em Floripa gostaria de agradecer ao Comando da Base Aérea de Florianópolis e sua Seção de Comunicação Social, pelo acesso ao pátio operacional. Agradecimentos especiais ao Esquadrão VF-1 e ao seu Comandante, Capitão de Mar e Guerra José Assunção Chaves Neto, pela oportunidade em realizar as imagens que ilustram esta matéria. Deixo aqui registrado também, minha sincera gratidão ao 1SG-AV-RV Pereira, pela paciência e presteza em me receber e pelo acompanhamento de pátio.
9 comentários:
Show!! muito boas essas fotos
Parabéns Marcelo excelente reportagem.abs Nilton.
Como sempre, excelente matéria!!! Parabéns Lobo
Deve ser muito legal ver a decolagem destes aviões, barulho ensurdecedor. Tomara que se confirme a visitação publica na fragata e no submarino.
Top!!
Mais uma matéria com excelente conteúdo. Parabéns
Que bela coincidência, parabéns Marcelo.
Excelente cobertura, parabéns Falcão 85
Exelente reportagem
Postar um comentário