Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Um domingo especial

 

Para todos aqueles que são apaixonados pela Fotografia e pela Aviação Militar, o dia de ontem (5/11) ficará guardado não apenas nos cartões de memória das câmeras fotográficas, mas sobretudo nas lembranças pessoais de cada um que esteve presente na Base Aérea de Canoas (BACO). Desde 2011, durante a EXPOAER, um pequeno grupo de pessoas tem o privilégio em poder acompanhar e registrar o evento e as aeronaves participantes, de locais diferenciados, longe do grande público. Tudo isso, graças à iniciativa e dedicação de alguém que falaremos mais adiante.

Conhecidos no meio aeronáutico como Plane Spotters, a prática de observar ou fotografar aviões nasceu na Inglaterra e remonta à Segunda Guerra Mundial, quando ainda não era um hobby e tinha um caráter de extrema importância. Munidos de binóculos ou equipamentos fotográficos rudimentares, civis e militares realizavam a vigilância do espaço aéreo em busca de aeronaves inimigas, auxiliando e contribuindo para o esforço de guerra. Com o passar do tempo, a prática ganhou força e adeptos e, com o advento da máquina digital, se popularizou. Hoje em dia, é possível ver nos arredores de Aeroportos e Bases Aérea mundo afora, uma legião de pessoas, sob sol ou chuva, frio ou calor, de dia ou de noite, com sua câmera sempre a postos, atrás do clique perfeito ou apenas para registrar estas fantásticas máquinas voadoras.

Voltando ao dia de ontem, a atividade foi um complemento da última EXPOAER em Canoas, realizada no mês passado e, aconteceu durante o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia, um dos maiores treinamentos anuais da Força Aérea Brasileira, da qual a Base Aérea de Canoas está fazendo parte, abrigando militares e aeronaves de outras regiões do país. Todos que se credenciaram e compareceram na EXPOAER deste ano, estavam aptos a participar do Spotter Day, como o evento ficou conhecido. Isso só foi possível graças ao empenho e dedicação de uma pessoa, o Coronel-Aviador da Reserva Antônio Ricieri Biasus, 72 anos, Piloto de Caça da FAB e ex-Comandante do Esquadrão Pampa, sediado em Canoas. Desde 2011, por sua iniciativa, ele próprio um apaixonado pela Fotografia, resolveu criar e coordenar um grupo de fotógrafos. Decorridos 12 anos desde que a atividade iniciou, ainda hoje, o Coronel Biasus encontra vitalidade e disposição para passar o dia inteiro, acompanhando e cuidando para que todos registrem suas imagens dos melhores pontos, de forma segura e sem interferir com as operações aéreas.


Reunião do Coronel Biasus com os spotters, antes do início das atividades, para o repasse da programação e principalmente para as normas e instruções de conduta e movimentação no pátio e locais de fotografia.

Durante todo o dia, foi possível acompanhar de locais privilegiados, a movimentação, decolagens e pousos das aeronaves participantes do Exercício Escudo-Tínia. Também foi possível conhecer um lugar especial e repleto de tradições, a Sala Histórica do Esquadrão Pampa, um dos mais antigos e conhecidos Esquadrões de Caça da FAB, criado em 24 de março de 1947. Também houve uma rápida cerimônia com a presença do Comandante da Base Aérea de Canoas, Coronel-Aviador Marcelo Zampier Bussmann, na qual foi passado um vídeo com as fotos feitas pelos spotters durante a EXPOAER deste ano. Além disso, cada um que participou fez a entrega de um quadro para a Base, que ficará daqui por diante, em exposição permanente em suas diversas organizações ali sediadas.



Cantina do Esquadrão Pampa, local de encontro e descanso para os Pilotos.

Um cantinho especial e de muita história dentro do prédio do Esquadrão Pampa. A Sala Histórica, que guarda fatos, conquistas, pessoas e momentos marcantes dos 76 anos de existência da Unidade Aérea.



Alguns momentos do Spotter Day em Canoas. Todas as fotos: Marcelo Lobo da Silva

O site Aviação em Floripa e principalmente este Editor que vos escreve, gostaria de agradecer a todos aqueles que proporcionaram a oportunidade de estar na Base Aérea de Canoas e poder acompanhar um dia de atividades da Força Aérea Brasileira em prol da salvaguarda de nossa soberania pelo ar. Em especial ao Coronel Biasus, por todo seu empenho e dedicação, ao atual Comandante da Base Aérea de Canoas, Coronel Bussmann, sempre muito simpático e receptivo, pelo acolhimento e autorização para a realização do Spotter Day, enfim, a todos que nos acompanharam, apoiaram e tornaram tudo isso possível. Fica aqui também registrada a satisfação em rever velhos amigos e a alegria pela conquista de novas amizades. Foram muitos momentos de companheirismo, conversas, troca de experiências que ficarão para sempre guardados com carinho. 







5 comentários:

Fotógrafo André Alves disse...

Fico lilosgiado em fotograr ao lado de amigo que nos inspira com seu olhar de aguia sobre as aeronaves, muito bom os tiros. Parabens

Anônimo disse...

Realmente... O Marcelo tem um olho muito apurado.... Lembro que ele enxergava as aeronaves de muito longe... Hehehe.. depois de um tempo que eu conseguia ver alguma coisa

sergio m. borba disse...

Excelente cobertura fotográfica, a foto dos pilotos reunidos, teve um ali que ficou envergonhado, não levantou a viseira, hahaha, vai ver e o mais feio, hahaha

Angelo disse...

Lindas fotos, excelente cobertura! Marcelo nao perde tempo nem pra descansar da viagem. Parabéns pela materia! Agradecimento especial ao Cel. Veterano Biasus pela iniciativa e espírito voluntário que nos proporcionou um dia inesquecivel!!!

Luciani Capistrano Duarte disse...

Belíssimas fotos!!! Belíssimo encontro!!! Mais uma vez, Marcelo nos brindando com um maravilhoso material!!! Parabéns!!!

Postar um comentário