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segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Operação F-39 Gripen: A partida!

 


Conforme havíamos noticiado na última quarta-feira (15/11), trazendo de maneira exclusiva para nossos leitores, o nome da embarcação contratada para a operação de transporte de mais uma remessa de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira, o site Aviação em Floripa informa também em primeira mão, que partiu na tarde desta segunda-feira (pelo Horário Oficial da Súecia), do Porto de Norrköping, o navio de bandeira holandesa MV "Florijngracht" trazendo a bordo mais duas aeronaves para a FAB. A partir de agora, serão cerca de três semanas de navegação, com a embarcação devendo chegar ao seu destino, o Porto de Navegantes/SC, entre os dias 9 e 11 de dezembro.

Nota Editorial: Embora tudo indique que sim, ainda não é possível afirmar com total certeza, que o MV "Florijngracht" é realmente a embarcação contratada para trazer os caças e se realmente está a caminho de Navegantes (BR NVT), isto porque os sites de rastreio marítimo, passaram recentemente a setorizar em trechos, as viagens mais distantes. Dessa forma, o que sabemos neste momento, é que o navio tem como destino, o Canal de Kiel (DE CKL) na Alemanha. Somente após deixar esta via de navegação é que teremos a confirmação do seu destino final, o que deve acontecer muito em breve. O site Aviação em Floripa continua acompanhando a viagem do navio e no momento oportuno, informará seus leitores sobre isso. 

Obs.: Para a visualização da cronologia dos acontecimentos, os horários adotados nesta matéria estão no Horário Oficial da Suécia (GMT +1), quatro horas à frente em relação ao Horário de Brasília (GMT -3).

O navio chegou à Suécia no início da madrugada de quinta-feira (16/11), procedente de Eenshaven, na Holanda, de onde havia zarpado no dia 11, permanecendo fundeado na entrada do canal que leva ao Porto de Norrköping. Por volta das 9h da manhã de sábado (18/11), a embarcação atracou no porto à espera de sua carga. Para esta operação, os aviões decolam de Linköking (LPI/ESSL), onde ficam as instalações da Saab para um curtíssimo voo de poucos minutos até o Aeroporto de Norrköping (NRK/ESSP), separados entre si por apenas 50 km de distância. De lá, são rebocados por via terrestre até o pátio do porto, onde são então embarcados. A proximidade entre os dois locais (conforme mostra a imagem abaixo) é fundamental para o êxito desta empreitada. Finalmente, na tarde desta segunda-feira (20/11), o MV "Florijngracht" deixou o porto sueco para trás.

Localização do Aeroporto e posição do navio no porto. A proximidade entre as duas instalações é fundamental para a operação. Fonte da imagem: site Vessel Finder.

Muitas pessoas questionam ou desconhecem a razão pela qual esse transporte é feito por via marítima, ao invés das aeronaves realizarem o percurso voando por meios próprios. Os motivos são simples de serem entendidos: custos, facilidade de logística e segurança. Caso se optasse por esta modalidade, os aviões teriam que cruzar o espaço aéreo de diversos países, necessitando de autorizações especiais para isso, mais complexas e demoradas, principalmente por se tratarem de aeronaves militares de combate. Outro complicador é o fato de serem aviões recém-saídos de fábrica, com poucas horas de voo e suscetíveis a falhas ou problemas durante o trajeto. Além disso, o Gripen é um caça monomotor e cruzar um longo trecho de oceano sem pontos de apoio tem uma grande parcela de risco associado. Outra opção, seria o transporte por uma ou mais aeronaves cargueiras. Embora seja mais rápido, isso demandaria um desmonte parcial dos aviões, os quais já tinham sido testados e configurados em solo e em voo e, nesse caso, precisariam ser remontados e novamente passar por todas as etapas e procedimentos, representando uma repetição de processos e aumento de custos. Assim, mesmo demandando um tempo de viagem mais lento, a opção marítima acaba sendo vantajosa, apresentando uma boa relação custo/benefício e de segurança, sobretudo por envolver uma aeronave altamente sofisticada e de elevado valor. Importante ressaltar ainda, que essa logística é bastante utilizada no transporte de equipamentos militares, principalmente quando envolvem grandes distâncias.


Com a chegada desses aviões, a Força Aérea Brasileira passará a contar com oito F-39E Gripen operacionais, todos alocados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado em Anápolis/GO. Além destes, existe no Brasil, um exemplar de Testes e Desenvolvimento, recebido em setembro de 2020. O Gripen representa o mais importante e maior programa de reequipamento da FAB em todos os tempos, permitindo também um formidável aprendizado e absorção de conhecimentos em diversas áreas para nossa Base Industrial de Defesa e Aerospacial. O contrato prevê a aquisição de 36 aeronaves (28 monopostas e 8 bipostas, esta, exclusiva do Brasil). Deste montante, 15 serão fabricadas em território nacional, na planta industrial da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. No momento, o primeiro exemplar fabricado no Brasil, encontra-se em processo de montagem. Os bipostos, denominados de F-39F, serão fabricados pela Saab na Suécia e o primeiros deles deve fazer seu voo inaugural no segundo semestre de 2024. Existe ainda a opção de um aditivo no contrato para a aquisição de 4 até 14 aeronaves extras, elevando o total para até 50 aeronaves. O governo brasileiro estuda ainda, a compra de um segundo lote, ao término do recebimento das aeronaves previamente encomendadas.


Informamos aos nossos leitores que o site Aviação em Floripa, pela quinta vez, fará a cobertura completa de mais uma operação de recebimento de caças F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira, acompanhando, registrando e divulgando a chegada do navio ao Brasil, o traslado pelas ruas de Navegantes, os testes de solo e a decolagem. Acompanhe também em nossas redes sociais, atualizações da viagem marítima.

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