Está em curso mais uma operação de entrega de uma nova remessa de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira. Com absoluta exclusividade, o site Aviação em Floripa informa aos seus leitores, em primeira mão, que o Navio de Carga Geral MV "Florijngracht", com bandeira holandesa, encontra-se a caminho do porto sueco de Norrköping para o embarque dos aviões. O navio deve atracar em poucas horas e até o próximo fim de semana, iniciar sua viagem rumo a Navegantes/SC. A partir deste momento, serão cerca de três semanas de navegação, com estimativa de chegada ao seu destino, para os primeiros dias de dezembro. Não há confirmação a respeito das matrículas das aeronaves que serão embarcadas, entretanto, de acordo com o padrão sequencial visto até agora, devem ser os F-39E Gripen com os registros FAB 4107 e FAB 4108.
Esta é a quinta operação marítima de envio de caças F-39 Gripen ao Brasil. O site Aviação em Floripa desde o final de julho, estava monitorando a entrada e saída de navios no porto sueco, em busca de uma embarcação com as características semelhantes aos demais navios que haviam feito os transportes anteriores. Enfim, nos últimos dias, o "Florijngracht" chamou nossa atenção e desde então, passamos a acompanhar de perto os movimentos da embarcação, que acabou se confirmando para a realização da tarefa. Interessante observar que em outras duas oportunidades (em abril e setembro do ano passado), foram navios desta mesma empresa que realizaram esta operação de entrega dos aviões.
O navio está previsto para chegar ao Porto de Norrköping ainda nesta quarta-feira (15/11). Entre hoje e amanhã, os aviões devem partir da fábrica da Saab, em Linköping e realizar um rápido voo até o Aeroporto de Norrköping, separados entre si por apenas 50 km. De lá, serão rebocados por terra até o Porto, trajeto que é feito em poucos minutos, em função da pequena distância que separa as duas instalações (conforme mostra o mapa abaixo). A expectativa é que na sexta-feira (17/11), o "Florijngracht" inicie sua viagem rumo ao Brasil, trazendo a bordo, sua preciosa carga. Os caças vêm abrigados em um dos porões do navio, fixados ao assoalho para evitar danos durante o percurso de cerca de 12 mil quilômetros que separam os dois Portos.
Mais uma vez, em se tratando desta operação de embarque dos caças na Suécia, o site Aviação em Floripa larga na frente e informa com exclusividade, o nome da embarcação e a confirmação do seu destino, resultado de dedicação e persistência. A saída do navio do Porto de Norrköping marca também o início de mais uma cobertura completa aqui no site, referente ao recebimento destes aviões, que representam o maior e mais importante programa de reequipamento da Força Aérea Brasileira e de transferência de tecnologia para nossa Indústria Aeronáutica. Acompanhe aqui no site e em nossas redes sociais, atualizações sobre a viagem, além de todas as etapas do processo de entrega, envolvendo a chegada do navio, o traslado do Porto até o Aeroporto de Navegantes, os testes de solo e a decolagem.
Esta é a segunda entrega de caças Gripen para a Força Aérea Brasileira neste ano de 2023. A outra operação havia sido realizada no início de maio, sempre tendo a cidade portuária catarinense como ponto de entrada dos aviões no país. Com a chegada desses exemplares, a FAB passará a contar com oito F-39 do modelo monoposto em seu inventário, todos alocados ao 1ª Grupo de Defesa Aérea, com sede em Anápolis/GO.
3 comentários:
Ótima notícia. Vamos ficar de olho!
Na verdade serão nove no Brasil, sendo oito no 1º GDA e um (FAB 4100) em Gavião Peixoto, cumprindo o Programa de Desenvolvimento.
Apesar de vir mais dois, estamos com o cronograma atrasado, quem sabe em 2024 recebamos mais de quatro unidades
Postar um comentário