Agora é oficial! Estão a caminho do porto de Navegantes, litoral norte de Santa Catarina, mais dois caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). Não se tem ainda a confirmação das matrículas dos aviões a bordo, mas tudo indica (obedecendo o padrão sequencial das entregas anteriores), que sejam os F-39E com os registros FAB 4107 e FAB 4108. O navio MV "Florijngracht" partiu do porto sueco de Norrköping (SE NRK) na tarde da última segunda-feira (20/11) e, de acordo com os sites de monitoramento marítimo, seu destino era o Canal de Kiel (DE CKL), uma importante e movimentada via de navegação entre a Dinamarca e a Alemanha, bastante utilizada por embarcações procedentes do Mar Báltico, a caminho da América do Sul.
Após deixar o canal, finalmente se revelou o destino final do navio, conforme mostra a figura acima, o porto de Navegantes (BR NVT), endereço de todas as entregas de caças F-39 Gripen já realizadas para a FAB. Esta é a quinta operação envolvendo o recebimento destes aviões. Ainda são esperadas mais duas remessas por via marítima, envolvendo um total de quatro caças fabricados na Suécia, que devem acontecer durante o próximo ano, totalizando 13 exemplares da versão monoposta (F-39E). Os outros 15, previstos em contrato, serão construídos no Brasil, na planta industriai da Embraer, em Gavião Peixoto/SP. Oito unidades da variante de dois lugares (F-39F) também serão fabricadas no país nórdico, entretanto, a modalidade de entrega destes aparelhos permanece uma incógnita. No momento, o primeiro deles, encontra-se em fase de montagem nas instalações da Saab, em Linköping e está planejado o primeiro voo, para o segundo semestre de 2024.
Ainda conforme as informações dos sites de rastreamento marítimo, mantida a velocidade atual, o MV "Florijngracht" deve chegar a Navegantes no dia 12 de dezembro. Na sequência, os caças serão desembarcados, levados pelas ruas da cidade até o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, distante cerca de dois quilómetros do porto, onde serão então preparados para a decolagem. Todo este processo dura entre três a quatro dias. Mais uma vez, o site Aviação em Floripa acompanhará de perto todas as etapas e produzirá matérias especiais, trazendo aos seus leitores, todos os detalhes de cada uma delas. Informamos ainda que continuamos monitorando a embarcação e iremos atualizar sua viagem rumo ao Brasil em nossas redes sociais.
2 comentários:
Ouvi rumores que a FAB só vai adquirir 14 exemplares no segundo lote. E aquela informação que dariam após o fim do exercício tinia que a FAB iria comprar f16 ?
Bom dia Sérgio! Na verdade, estes 14 exemplares adicionais de F-39 Gripen se referem a uma extensão ou aditivo, isto é, uma opção de compra do contrato atual, assinado em 2013 e que contempla 36 aeronaves, o que elevaria a quantidade de aviões para a FAB para 50 unidades. Isso está em negociação no momento, entre o governo brasileiro e a Saab, fabricante do Gripen. Existe ainda a intenção ou planos do Alto-Comando da FAB para um segundo lote, mas quanto a isso, nada de concreto por enquanto. Com relação aos F-16, este é um assunto que vem circulando com certa frequência ultimamente, porém, nada de fato até agora que indique esta compra, mas, se ela vier a ocorrer, seria uma solução temporária para compor a frota de caças da FAB até a chegada de todos os F-39 Gripen contratados.
Postar um comentário