Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sábado, 5 de novembro de 2022

Urgente! Aeronave T-25 Universal está desaparecida em SC

 

Na tarde de ontem (04/11), uma aeronave de instrução T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) perdeu contato com os órgãos de controle aéreo quando realizava um voo de treinamento. O avião partiu de Pirassununga, interior do Estado de São Paulo e segundo informações, o destino final seria a Base Aérea de Florianópolis (BAFL). Do voo participava ainda outra aeronave do mesmo modelo, que pousou em segurança na capital catarinense. A bordo do T-25 estavam dois ocupantes, possivelmente Instrutor e Aluno. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), as equipes de resgate foram acionadas por volta das 16h40 e prontamente iniciaram as buscas por terra com o apoio do "Arcanjo 05", um helicóptero AS-350B2 Esquilo pertencente à corporação. A aeronave desapareceu do radar entre os municípios de Canelinha e Biguaçu, distantes cerca de 50km da capital catarinense, portanto, a poucos minutos do seu destino final. As buscas se concentram num ponto localizado entre as localidades de Cachoeira do Fernandes e Cachoeira do Amâncio, situadas a noroeste do distrito de Sorocaba do Sul, divisa entre os dois municípios catarinenses, conforme mostra a imagem abaixo.

As buscas se concentram numa região entre os municípios de Biguaçu e Canelinha, na Grande Florianópolis. Fonte: Flighradar24

A aeronave desaparecida é idêntica a esta da foto, um T-25 Universal, empregado para Instrução Básica na Academia da Força Aérea (AFA). Foto: Marcelo Lobo da Silva (Arquivo pessoal).

A Força Aérea Brasileira (FAB) ao receber a informação da ocorrência, mobilizou seus meios aéreos para auxiliar nas buscas. Ontem mesmo partiu de Campo Grande/MS, uma aeronave SC-105 Amazonas SAR do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv), especializada em missões de Busca e Salvamento. Também participam da operação, dois helicópteros: um H-36 Caracal pertencente ao Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAv), sediado em Santa Cruz/RJ e um H-60L Blackhawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAv), situado em Santa Maria/RS. Toda a operação é comandada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) de Curitiba/PR e tem como ponto de partida, a Base Aérea de Florianópolis, que está prestando todo o apoio logístico para as buscas.

Aeronave SC-105 Amazonas SAR, Matrícula FAB 6550, que participa das buscas. Foto: Marcelo Lobo da Silva (Arquivo pessoal).

Um helicóptero H-36 Caracal, similar a este da imagem também participa da operação. Foto: Marcelo Lobo da Silva (Arquivo pessoal)

Helicóptero H-60L Blackhawk com a Matrícula FAB 8910 também participa do resgate. Foto: Marcelo Lobo da Silva (Arquivo pessoal).

Nota Editorial: Seguimos acompanhando o andamento da operação de busca e qualquer novidade ou informações complementares, atualizaremos esta matéria.

Atualização 1: No momento indicado pelo Corpo de Bombeiros para o recebimento do acionamento por parte do SALVAERO, ou seja, por volta das 16h40, a região da Grande Florianópolis experimentou uma brusca mudança nas condições meteorológicas, inclusive com a ocorrência de chuva, em algumas localidades, de moderada intensidade. Esse pode ser um elemento contribuinte para o desaparecimento da aeronave.

Atualização 2: Informações não confirmadas apontam que a aeronave desaparecida trata-se do T-25C Universal com a matrícula  FAB 1924 (c/n 094), pertencente ao 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA), baseado na Academia da Força Aérea em Pirassununga/SP, Unidade Aérea responsável por ministrar a Instrução Básica para os Cadetes do 2º Ano da AFA. A bordo estavam o Instrutor e um Cadete. O voo tinha como destino final a Base Aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Por conta da ocorrência, o outro avião que fazia parte do voo, pousou em Florianópolis. A aeronave perdeu contato por volta das 16h de ontem, sexta-feira, e após inúmeros tentativas de contato, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado pela Força Aérea Brasileira, cerca de quarenta minutos depois pela FAB, iniciando prontamente as buscas, que foram interrompidas no início da noite e retomadas na manhã deste sábado, já com a presença de aeronaves da FAB auxiliando na operação. As buscas seguem por terra e pelo ar.

Atualização 3: Por volta de 12h deste sábado (5/11), as equipes de busca da FAB encontraram os destroços da aeronave T-25 Universal que havia desaparecido na tarde de ontem. Infelizmente não houve sobreviventes. Agora os helicópteros envolvidos na operação, seguem no trabalho de remoção dos corpos e no recolhimento dos destroços para auxiliar no trabalho da investigação aeronáutica que apontará os motivos que determinaram o acidente. O site Aviação em Floripa lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares das vítimas.




1 comentários:

Pedro B S Filho disse...

Torço para que, de todos os males, aconteça o menor.

Postar um comentário