Durante o Media Day do Exercício Escudo-Tínia, realizado na Base Aérea de Canoas/RS no dia 10/11, uma das atividades programadas para a Imprensa, foi a realização de um voo para a captação de imagens aéreas de algumas das aeronaves participantes do treinamento, sem dúvida, uma oportunidade ímpar e fantástica que o site Aviação em Floripa teve a chance de acompanhar e compartilha a partir de agora para seus leitores.
O chamado "voo de rampa" ocorreu na aeronave CASA C-105A Amazonas com a matrícula FAB 2809, pertencente ao 1º Esquadrão do 9º Grupo de Aviação, (1º/9º GAv), Unidade Aérea sediada na Base Aérea de Manaus/AM. Antes da decolagem, programada para o início da tarde, integrantes da tripulação do avião, a equipe de militares do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e os jornalistas, realizaram um rápido briefing, onde foram passadas todas as informações e detalhes do voo. Durante a conversa, ficou estabelecido que a rampa traseira da aeronave ficaria aberta por cerca de 20 minutos para a captação de imagens de sete aeronaves de modelos diferentes, participantes do Exercício Escudo-Tínia.
A aeronave C-105 Amazonas decolou pontualmente às 13h, pelo Horário de Brasília. Para chegar ao local reservado para a captação das imagens foram aproximadamente 45 minutos de voo a partir da Base Aérea de Canoas. A área reservada para o encontro, ficava na região fictícia do conflito, próxima do município de Encruzilhada do Sul, distante cerca de 140 km de Porto Alegre. No total, dezesseis jornalistas, incluindo os profissionais de foto/vídeo da FAB, estavam previamente credenciados para acessar a rampa do avião. Estes, foram divididos em grupos de quatro, com cada um desses conjuntos tendo quatro minutos para registrar a formação de aeronaves em voo.
Para efetuar as imagens, todos tiveram que colocar um equipamento de segurança chamado de "macaquinho" ou "rabo de macaco", uma espécie de colete, composto por tiras presas sobre os ombros e entre as pernas tendo na parte de trás, um prolongamento com um gancho metálico no final, o qual é conectado ao assoalho da aeronave por meio de argolas. O voo em formação ocorreu a uma altitude de 6 mil pês (cerca de 2 km) em relação ao solo e contou com as seguintes aeronaves: F-5M Tiger II, A-1M, E-99M, KC-390 Millenium, KC-130M Hércules, C-105A Amazonas e A-29 Super Tucano.
3 comentários:
Excelente. Estar numa dessas aeronaves já é algo bem legal. Ter a rampa aberta para fotografar outras aeronaves, é mais uma experiência inusitada para sua coleção.
Bravo zulu.
Boa tarde. Muito interessante esta reportagem. Excelentes as fotos. Feliz de ter reconhecido meu Sobrinho Giuliano nas fotos. Abraços. Parabéns. Geraldo.
Boa noite, obrigado Geraldo pela leitura da matéria. O Giulliano é um grande amigo meu, de longa data.
Postar um comentário