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segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

FAB 2461: A despedida de um ícone


O Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022 marcou a despedida operacional do FAB 2461, um dos dois Hércules da Força Aérea Brasileira que têm entre suas atribuições, a missão de Reabastecimento em Voo (REVO). Por mais de quatro décadas, os KC-130 cruzaram os céus de Norte a Sul do país, sempre que necessário, "matando a sede" das nossas aeronaves de caça. A partir de agora, esta verdadeira lenda da Aviação de Transporte da FAB, começa a ceder espaço ao seu substituto, o Embraer KC-390 Millennium.


Um pouco de história

O desenvolvimento do Lockheed C-130 Hércules data do início da década de 50, tendo o protótipo YC-130 feito seu voo inaugural em 23 de Agosto de 1954. Concebido como uma aeronave de transporte tático, a excelência do projeto, a versatilidade e confiabilidade fizeram do Hércules, um dos aviões militares mais famosos e utilizados da história, sendo empregado por quase uma centena de Forças Armadas ao redor do planeta. Ao longo dos anos, inúmeras versões foram desenvolvidas, cumprindo um variado leque de missões distintas, comprovando as qualidades da aeronave. O Hércules continua em plena atividade mundo afora e com a linha de montagem ainda aberta, sendo sua variante atualmente fabricada, o C-130J Super Hércules.

Protótipo Lockheed YC-130. Crédito: USAF

A história do C-130 na FAB tem sua gênese em meados da década de 60, quando a FAB buscava uma aeronave para substituir seus Douglas C-47 "Dakota" e Fairchild C-82 "Packet" e complementar a frota de Fairchild C-119 "Flying Boxcar". Os cinco primeiros Hércules chegaram a partir de 1964, todos da versão C-130E, recebendo as matrículas FAB 2450 a FAB 2454. Estes aviões foram alocados ao 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT), sediado no Galeão/RJ. Em 1968, mais três C-130E foram incorporados (Matrículas FAB 2455-57) à mesma Unidade Aérea. No ano seguinte, foram recebidos outros três C-130E, desta vez configurados para cumprir as missões de Busca e Salvamento (SAR), Aerofotogrametria e Reconhecimento Fotográfico. Estes aviões foram designados como SC-130E e operados pelo 1º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação, o Esquadrão Carcará, em Recife/PE, ostentando as Matrículas FAB 2458 a FAB 2460. Em relação aos C-130E já utilizados pela FAB, estes exemplares apresentavam uma grande janela de observação na seção dianteira da fuselagem e aberturas no piso para a instalação de câmeras fotográficas.

FAB 2450, o primeiro Hércules recebido pela FAB. Fonte: https://www.c-130.net/

Com o objetivo de ampliar a frota de C-130 Hércules e repor as perdas operacionais, em meados da década de 70, foram adquiridos mais cinco exemplares, desta vez, da versão C-130H, dotada de uma aviônica mais moderna e motores mais potentes. Este montante compreendeu três C-130H (FAB 2463-65) e mais dois KC-130H configurados para a função de Reabastecimento em Voo (REVO), os quais receberam as matrículas FAB 2461 e FAB 2462 (sobre esta variante, falaremos detalhadamente mais abaixo). A chegada desses aviões permitiu a ativação de uma terceira Unidade Aérea na FAB operadora do modelo, o 2º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte de Tropa (2º/1º GTT), o Esquadrão Cascavel, sediado no Campo dos Afonsos/RJ. A década de 80 presenciou a incorporação de uma importante missão a ser desempenhada pelo C-130 e uma reorganização operacional da frota. Em 1983, os Hércules da FAB passaram a ser responsáveis pela logística aérea do Programa Antártico brasileiro (PROANTAR) em apoio à Estação Comandante Ferraz. O primeiro pouso no continente antártico ocorreu em 23 de Agosto do mesmo ano, cabendo ao FAB 2463, a primazia deste feito. Entre 1984 e 86, a FAB contratou a empresa norte-americana Derco Aerospace para converter cinco células C-130E para a versão C-130H LOW, visando a padronização da frota. Em 1987 foram recebidos mais três C-130H (FAB 2466-68) e no ano seguinte, os SC-130E do Esquadrão Carcará foram repassados ao 1º/1º GT, que incorporou assim, a função de Busca e Salvamento às suas atribuições.

Primeiro KC-130H Hércules, recém-incorporado, no Campo dos Afonsos/RJ. Foto: FAB


A chegada dos italianos e a modernização

O advento do novo milênio trouxe novidades para a frota de C-130 Hércules da FAB. A primeira delas veio com o reforço de dez unidades C-130H, ex-Força Aérea italiana. Esses aviões chegaram ao Brasil entre os anos de 2001 e 2002 e apresentavam os padrões de pintura utilizados por aquela arma aérea (na cor cinza ou com a camuflagem padrão OTAN), recebendo aqui as matrículas FAB 2470-79. Por um certo tempo operaram na FAB com estes esquemas de pintura. Em 2003 iniciou-se um programa de modernização destes dez exemplares, mais tarde extendido para mais algumas células. Todo o processo foi conduzido pelo Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) envolvendo principalmente os sistemas de aviônicos, com a substituição dos mostradores e instrumentos analógicos por uma cabine totalmente digital (conceito chamado de "Glass Cockpit"), dominada por telas multifuncionais. Também houve a adição de lançadores de chaffs/flares, dando capacidade de auto-defesa à aeronave. No total, o programa de modernização contemplou dezoito aeronaves, que passaram a ser designadas como C-130M/KC-130M, recebendo ainda uma novo padrão de camuflagem nas cores cinza e verde.

FAB 2479, um dos C-130H ex-AMI que foram elevados ao padrão C-130M, visto em Florianópolis com a camuflagem padrão adotada após a modernização. Foto: Marcelo Lobo da Silva (Arquivo pessoal)


Nota Editorial: A tabela acima foi elaborada utilizando-se os dados publicados pelo historiador Rudnei Dias da Cunha em seu website (https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/2021/01/13/lockheed-c-130-hercules/) e complementadas com informações e pesquisas próprias pelo autor em diversas fontes.

Tabela elaborada pelo autor.

Nota Editorial: No total, 18 C-130 Hércules foram elevados ao padrão "Mike", desse conjunto, apenas as Matrículas em negrito continuam atualmente em operação, todas concentradas no 1º/1º GT, no Galeão/RJ, última Unidade Aérea da FAB a operar o modelo. Para as Matrículas marcadas com um asterisco, não foi possível determinar o status atual, neste caso, a aeronave pode ter sido retirada de serviço ou estar em manutenção programada (Check C ou D). Para esta análise, foram utilizados os dados de voo do site Flightradar24, que mostram a atividade de cada uma delas nos últimos 90 dias. Com base nestas informações, pode se estimar que cerca de 5 a 9 exemplares de C-130 continuem operacionais na FAB. A previsão é de que os últimos aviões sejam desativados até 2024.


Conhecendo o KC-130M Hércules

O Media Day do Exercício Escudo-Tínia 2022, realizado em Santa Maria/RS, no dia 15/11, proporcionou a oportunidade de conhecer em detalhes um dos dois KC-130M da FAB, no caso, a aeronave com a matrícula FAB 2461. O treinamento no Sul do país também marcou sua despedida operacional, após mais de 46 anos de serviço. Abaixo, compartilhamos com nossos leitores, algumas imagens que mostram algumas características e peculiaridades desta fantástica aeronave.




KC-130M Hércules no pátio da Base Aérea de Santa Maria (BASM).

Seção dianteira da fuselagem.

Seção traseira da fuselagem e estabilizador vertical.

Detalhe do estabilizador vertical.


Detalhes do trem de pouso principal.


O KC-130 Hércules possui nos pilones externos das asas, dois casulos contendo a mangueira que é estendida em voo durante a operação de reabastecimento. Esses casulos são a principal característica externa que diferencia os KC-130 dos demais Hércules. Quando estão em missão de Reabastecimento em Voo, os KC-130M utilizam o código-rádio "Barão".

O KC-130 é impulsionado por quatro motores turboélices Allison T56-A-15, cada um deles, com 4.590 shp de empuxo. Na foto, os dois motores da asa esquerda, vistos pela escotilha de acesso à parte superior da fuselagem.

Vista a partir da escotilha da parte superior da fuselagem.



O KC-130 é dotado de dois tanques internos de combustível, cada um com capacidade para 1.800 galões (cerca de 6.800 litros).



Detalhes do complexo sistema de dutos e válvulas que levam o combustível até as mangueiras.

Porta traseira, que pode ser aberta em voo para o lançamento de pequenas cargas ou para-quedistas. Quando o KC-130 está executando missões de Busca e Salvamento, esta porta é substituída por outra, envidraçada, juntamente com a instalação de um assento para o observador.

Rampa traseira, utilizada para o embarque/lançamento de grandes cargas ou para-quedistas.

Cabine de pilotagem do KC-130, dominada pelos mostradores digitais multifunção, um dos principais pontos do programa de modernização dos Hércules.

Detalhe da manete de potência dos quatro motores.

A porta principal de acesso para a tripulação traz no degrau, a Matrícula da aeronave.

É inegável a importância dos C-130 Hércules para a Força Aérea Brasileira. Ao longo de 58 anos, foi a principal aeronave de transporte pesado da FAB, suprindo, lançando e resgatando com prontidão e eficiência, do calor amazônico ao frio antártico e com uma extensa folha de serviços prestados à população brasileira, levando sobre suas asas, o progresso, o desenvolvimento e a esperança aos quatro cantos do país. Falando especificamente dos KC-130, a sua chegada deu uma capacidade inédita à Força Aérea Brasileira, ao permitir que suas aeronaves de caça pudessem ser reabastecidas em voo, ampliando seu poder de ação e operacionalidade. Agora uma novo capítulo na história da Aviação de Transporte da FAB começa a ser escrito, com o bastão sendo passado ao seu sucessor, o KC-390 Millennium. As últimas unidades estão previstas para serem desativadas em 2024, quando se completará exatos 60 anos da chegada dos primeiros aviões e, curiosamente, sua história terminará onde tudo começou, o 1º/1º Grupo de Transporte. Até lá, ainda vamos ver por mais algum tempo, os grande quadrimotores cruzando os céus brasileiros com sua silhueta e som inconfundíveis.


Perfil em 3 vistas do KC-130 Hércules.




Referências utilizadas nesta matéria


FLORES JR., Jackson.Aeronaves Militares Brasileitas (1916-2015), Rio de Janeiro: Action Editora, 2015.

PORTO, Luciano. Força Aérea Brasileira, 1º/1º GT. Spotter. Campo Grande, 2001. Disponível em:  <http://www.spotter.com.br/esquadroes/gordo_01.htm>. Acesso em 01 dez. 2022.

CUNHA, Rudnei Dias da. Lockheed C-130 Hércules. História da Força Aérea Brasileira. Rio Grande do Sul, 1996. Disponível em: <https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/2021/01/13/lockheed-c-130-hercules>. Acesso em 01 dez. 2022.


2 comentários:

sergio m. borba disse...

Muito boa a matéria, onde trouxe uma radiografia dos c -130 na FAB.

fabrica de convites disse...

Bom dia. Como sempre reportagens de texto e fotográficas muito interessantes. Parabéns. Abraços. Geraldo.

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