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segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

F-39 Gripen inicia sua operação com a FAB


Crédito: SAAB/Divulgação

Um dia histórico para a Força Aérea Brasileira e para sua Aviação de Caça! Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (19/12), na Base Aérea de Anápolis/GO, os três primeiros caças multimissão F-39 Gripen foram oficialmente incorporados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), Unidade Aérea escolhida para iniciar a operação do modelo na FAB.

FAB 4103 taxiando após o pouso, rumo ao pátio operacional. Crédito: SAAB/Divulgação

No evento, dois caças Gripen fizeram um voo de apresentação conduzidos pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Gustavo Pascotto, comandante do 1º GDA, e Tenente-Coronel Ramon Lincoln Santos Fórneas. Os pilotos brasileiros realizaram o treinamento do Gripen E na Suécia e contaram com dois simuladores de voo, que estão instalados na Base Aérea de Anápolis, para a preparação do voo de hoje. A entrada em operação ocorre após a fase de ensaios em voo no Brasil, conduzidas no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), localizada na planta da Embraer, em Gavião Peixoto, desde setembro de 2020, com a chegada da aeronave de testes ao país.

Tenentes-Coronéis Pascotto (em primeiro plano) e Fórneas, pilotos da FAB que conduziram as aeronaves na apresentação. Crédito: SAAB/Divulgação.

Em novembro, a Saab obteve a certificação necessária para o uso militar do Gripen E, que atesta que a aeronave cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade e segurança de voo estabelecidos pelas autoridades militares suecas e brasileiras, representadas pela Inspetoria de Segurança da Aviação Militar Sueca (FLYGI) e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) no Brasil. A certificação conjunta reflete a sinergia obtida através da cooperação técnica entre as duas autoridades, sendo um passo importante antes que o Gripen iniciasse suas atividades operacionais na FAB.

De acordo com o Presidente e CEO da Saab, Sr. Micael Johansson, "O início das atividades operacionais do Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB) é um dia extremamente importante, não só porque marca o início de uma nova era operacional para a FAB, mas também porque é o resultado de anos de muito trabalho em conjunto com a Força Aérea e com nossos parceiros industriais brasileiros Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech e nossas próprias subsidiárias no Brasil". Ainda segundo o executivo, "O Brasil tem agora um dos caças mais avançados do mundo. Além disso, o Programa Gripen traz consigo o mais extenso programa de transferência de tecnologia em andamento no Brasil e é, definitivamente, o maior já feito por qualquer empresa sueca. Ele traz para a indústria de defesa brasileira o conhecimento para desenvolver, produzir, testar e manter um avançado caça supersônico. Estamos muito orgulhosos em sermos um parceiro estratégico do Brasil".

Entrega da Declaração Tática (documento que certifica a capacidade operacional do F-39 Gripen). Crédito: SAAB/Divulgação

A parceria entre a Saab e o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos, acordo este estendido neste ano, para mais quatro unidades adicionais, totalizando 40 caças. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro. No decorrer desse período, mais de 350 técnicos e engenheiros brasileiros estão participando de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, para adquirirem o conhecimento necessário para a execução das mesmas tarefas no Brasil. 

Cinco aviões já encontram-se no Brasil, sendo um deles, um protótipo de testes, com a Matrícula FAB 4100 e mais quatro de produção em série (com todos os equipamentos operacionais previstos em contrato), matriculados como FAB 4101, FAB 4102, FAB 4103 e FAB 4104, estes dois últimos, foram apresentados oficialmente no dia de hoje. Em breve, as outras duas aeronaves também deverão iniciar as atividades em sua nova casa, a Base Aérea de Anápolis. A partir de agora, começa a formação dos novos pilotos do Esquadrão Jaguar, com a utilização de simuladores e o posterior voo solo nas aeronaves já entregues. Cabe ressaltar que, até o F-39 Gripen alcançar a plena operacionalidade na Unidade Aérea, o Alerta de Defesa Aérea continuará a cargo do Northrop F-5EM Tiger II. Nos próximos meses, está prevista a chegada de mais exemplares do Gripen ao Brasil, assim como o início da construção da primeira aeronave em território brasileiro, na planta industrial da Embraer, em Gavião Peixoto/SP.

Nota Editorial: Texto elaborado a partir do Press Release enviado pela Assessoria da SAAB, complementado com informações próprias do site Aviação em Floripa.


2 comentários:

sergio m. borba disse...

O f 39 protótipo quando será incorporado ?

Aviação em Floripa disse...

Bom dia Sérgio, a previsão é que o FAB 4100 seja incorporado ao final das entregas dos demais aviões. Até lá, servirá como laboratório para testar novas funcionalidades e equipamentos.

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