Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Aniversário do Batalhão de Operações Aéreas do CBM/SC

 


A tarde desta sexta-feira (13/01) foi de festa no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA/CBM-SC). Para comemorar seu aniversário, em uma iniciativa inédita, com o objetivo de aproximar a Unidade Aérea da sociedade, foi organizado um evento de "Portas Abertas", no qual a população de Florianópolis e região teve a oportunidade em conhecer de perto, os equipamentos e o trabalho realizado pelos homens e mulheres dedicados à nobre missão de salvar vidas. O site Aviação em Floripa esteve presente e traz aos seus leitores, imagens do evento e algumas informações sobre esta importante Unidade Aérea, que há treze anos, é presença constante nos céus catarinenses. Boa leitura!


Um pouco de história

O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA/CBM-SC) foi criado em 2010, entretanto, até a chegada deste momento, um longo caminho foi percorrido, fruto do trabalho incansável de um grupo de entusiastas da ideia do emprego de meios aéreos em Missões de Resgate e Salvamento. Suas origens remontam ao ano de 1986, quando a Corporação encontrava-se ainda inserida nos quadros da Policia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do aluguel por parte do Governo do Estado, de um helicóptero Bell Jet Ranger III (comandado por piloto particular e guarnecido por tripulações compostas por Policiais e Bombeiros Militares), para atuar durante os meses da temporada de verão, na chamada Operação Veraneio 1986/1987. Mesmo operada por tempo limitado, a utilização da aeronave comprovou a importância do apoio aéreo tanto em missões policiais quanto de resgate e salvamento, lançando a semente que anos mais tarde culminaria com a criação da Unidade Aérea.


Embraer EMB-821 Carajá com a matrícula PT-VKG, batizado de "Arcanjo 04", a mais nova aeronave do acervo do BOA/CBM-SC, incorporado à frota recentemente.

"Arcanjo 01" retornando de uma ocorrência na tarde desta sexta-feira.


Lado a lado, os dois helicópteros a serviço do BOA/CBM-SC. (Imagem: Marcelo Lobo da Silva/Acervo pessoal)

Entre aquela experiência inicial com o emprego de helicóptero, passando pela separação das atividades entre Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, em 13 de junho de 2003, o caminho para a chegada da primeira aeronave foi sendo pavimentado através da criação do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), da qualificação e treinamento de Pilotos, Tripulantes Operacionais e Equipes Médicas, intercâmbios e do estabelecimento de uma doutrina própria de emprego em Missões Aeromédicas. Faltava a aeronave e ela chegou no dia 19 de janeiro de 2010, por intermédio de um contrato de locação de três meses materializado na forma do Helibras HB-350B Esquilo com a matrícula PT-HLU e ganhando o sugestivo e apropriado nome de "Arcanjo 1". No dia 02 de fevereiro de 2010, o Batalhão de Operações Aéreas é oficialmente ativado e até o término do seu período de utilização, a aeronave teve uma participação fundamental no apoio às missões em que foi empregada. Após um breve período sem aeronave, o PT-HLU retornou ao Estado, desta vez ostentando as clássicas cores vermelha, branca e amarela das viaturas oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.


Infográfico mostrando os modelos de aeronaves atualmente operados pelo BOA/CMB-SC. 

Finalmente, em 09 de Março de 2012, o Batalhão de Operações Aéreas ganha sua primeira aeronave orgânica, na forma do Eurocopter AS-350B2 Esquilo com a matrícula PR-HGR, adquirido em parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Saúde, herdando a designação emblemática de seu antecessor. Hoje o BOA tem em seu acervo, dois helicópteros do modelo Esquilo B2 e três aviões (dois Embraer EMB-821 Carajá e um Beechcraft C-90 King Air), adquiridos com recursos próprios ou através de doações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com bases fixas de operação nas cidades de Florianópolis e Blumenau, a Unidade Aérea atua em todo o Estado de Santa Catarina e conta atualmente com um grupo altamente qualificado de Pilotos, Tripulantes Operacionais, Médicos(as) e Enfermeiros(as), sendo alguns destes profissionais pertencentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), numa parceria firmada desde 2012. É importante frisar que o Batalhão de Operações Aéreas, diferentemente dos outros serviços aéreos que atuam no Estado, tem suas atribuições totalmente voltadas para as atividades Aeromédica e de Salvamento, com equipes especializadas e aeronaves pré-configuradas para estes tipos de missões. Além disso, atua também em ocorrências de Suporte Avançado à Vida, Resgates em terra e no mar, Busca e Salvamento, Combate a Incêndios, Ajuda Humanitária, Proteção ao Meio Ambiente, Transporte Inter-Hospitalar e de órgãos para transplante e apoio à Defesa Civil e demais órgãos do Estado, municípios e União.

Ten.-Cel. BM Ferreira, Comandante do BOA/CBM-SC.

O Batalhão de Operações Aéreas é atualmente comandado pelo Tenente-Coronel Bombeiro Militar George de Vargas Ferreira, no cargo desde novembro de 2022. De acordo com o Oficial, desde a criação da Unidade Aérea foram prestados cerca de 13 mil atendimentos e 11 mil pessoas passaram pelos cuidados dos profissionais a bordo dos "Arcanjos". Em média por dia, são realizadas de sete a oito missões pelas aeronaves, número este que pode ser maior, principalmente durante a temporada de verão, quando o Estado de Santa Catarina, sobretudo o litoral, recebe um fluxo grande de turistas, aumentando significativamente o estado de prontidão das equipes de resgate. Ainda de acordo com o Comandante Ferreira, o foco atual do Batalhão é manter a estrutura existente, além de capacitar e aprimorar o treinamento e o preparo de todo o efetivo, de modo a oferecer um serviço cada vez mais eficiente e qualificado. 

BOA/CBM-SC - Emblemas operacionais.


O evento

Para comemorar seu aniversário, o BOA/CBM-SC recebeu no período da tarde o público em seu hangar, localizado nas dependências do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL), em Florianópolis. Além de algumas de suas aeronaves e viaturas, quem compareceu teve a oportunidade em conhecer também os equipamentos utilizados em resgates e conversar com os profissionais da Unidade Aérea sobre o trabalho realizado no dia-a-dia do Batalhão. Confira abaixo, algumas imagens.

Vista geral do hangar do BOA/CBM-SC.

Exposição de equipamentos.

Atividades recreativas para as crianças.

Visitação ao helicóptero "Arcanjo 01".

Enfim, foi uma tarde diferente e divertida para todos os presentes, sendo para alguns, a primeira oportunidade em chegar perto de uma aeronave. Esperamos que iniciativas como esta, possam se repetir em outras ocasiões, pois este trabalho de aproximar a sociedade daqueles que trabalham para proteger, salvar e servir, deve ser sempre incentivado. O site Aviação em Floripa saúda o Batalhão de Operações Aéreas pelos seus 13 anos de atividade. Agradecimentos especiais ao seu Comandante, Tenente-Coronel Ferreira, que nos atendeu com simpatia e disposição para prestar algumas das informações presentes nesta matéria.







2 comentários:

Silvio Adriani disse...

Interessante cobertura fotográfica e matéria jornalistica. Parabéns!

Silvio Adriani disse...

Parabéns ao BOA - Batalhão de Operações Aéreas do CBM/SC pelos seus 13 anos de existência!

Postar um comentário