Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

ASPIRANTEX 2023: Navios da Marinha chegam a Itajaí/SC

 

A cidade de Itajaí, localizada no litoral norte de Santa Catarina, recebeu na manhã desta sexta-feira (20/01), dois dos principais meios navais da Marinha do Brasil (MB), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (Nau Capitânia da Esquadra) e a Fragata Independência (F44). A presença das embarcações em Itajaí está relacionada com a ASPIRANTEX 2023, um exercício naval, realizado anualmente e que tem por objetivo, contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra. Além disso o treinamento tem a finalidade de familiarizar os Aspirantes da Escola Naval (Instituição que forma os futuros Oficiais da Marinha), com a vida no mar. Durante a Operação, eles têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula e podem identificar suas aptidões. Esse também é o momento em que os Aspirantes do segundo ano fazem a escolha de Corpo e Habilitação, que definirá suas carreiras.


A cidade de Itajaí está recebendo neste final de semana, o NAM "Atlântico" e a Fragata "Independência".

A ASPIRANTEX deste ano acontece entre os dias 16 de Janeiro a 1º de Fevereiro, na área marítima compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. No período, serão executados exercícios militares entre os navios e as aeronaves participantes, reforçando a presença da Marinha na nossa Amazônia Azul, tais como exercícios de navegação em baixa visibilidade e em canal varrido, trânsito sob ameaça aérea, trânsito com oposição de submarino, controle aéreo de interceptação, execução das fainas chamadas de “Leap Frog” em que é treinada a manobra de aproximação e manutenção do alinhamento entre navios e “Light-line” em que é exercitada a manutenção da distância  entre dois navios, por intermédio do cabo de distância, demonstração anfíbia, exercícios de ações de guerra cibernética, resgate de náufrago em grande escala, ação de presença na Bacia de Santos (SP), entre outras ações. 

Ainda de acordo com informações da Agência Marinha de Notícias, 291 Aspirantes e mais de 2 mil militares participam da manobra, distribuídos em cinco navios (Navio-Aeródromo Multipropósito A140 Atlântico, as Fragatas F41 Defensora, F43 Liberal e F44 Independência, além do Navio Doca Multipropósito G40 Bahia). A Força Aeronaval se faz presente com as aeronaves “Super Cougar” (UH-15 e AH-15B), “Seahawk” (SH-16), “Super Lynx”(AH-11B), “Esquilo” (UH-12), “Falcão” (AF-1) e Bell Jet Ranger III (IH-6B). Ainda estão sendo empregados, o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) e os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), ambos operando a bordo do NDM "Bahia". A Força Aérea Brasileira (FAB) também participa com algumas de suas aeronaves.


A entrada dos navios chamou a atenção de quem estava pela orla do Rio Itajaí-Açu.

A Operação conta com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, do Comandante em Chefe da Esquadra, o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa e será comandada pelo Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, responsável pelas atividades relacionadas à ASPIRANTEX. Segundo a MB, estão previstas visitações públicas a alguns dos navios participantes no período em que eles estiverem atracados, nas seguintes datas: 21 e 22 de Janeiro, nos Portos de Itajaí (SC) e Paranaguá (PR) e nos dias 28 e 29 de Janeiro, no Porto de Santos (SP). Em Itajaí, a Fragata F44 deve permanecer atracada no pier da Delegacia da Capitania dos Portos. Já o NAM Atlântico, pelo maior porte, ficará no berço 1 do Porto de Itajaí. 

Nota Editorial: O site Aviação em Floripa esteve na manhã de hoje na margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, na cidade de Navegantes, acompanhando a entrada dos navios. Veja abaixo, mais imagens do momento da chegada e das manobras de atracação do NAM Atlântico e da F44 Independência. Em breve, devemos trazer mais detalhes sobre essas duas embarcações. Para esta matéria, foram utilizadas informações obtidas junto à Agência Marinha de Notícias.












Helicópteros UH-15A/AH-15B Super Cougar, N-7201/N-4102 (Esquadrão HU-2).



Helicópteros SH-16 Seahawk, N-3035/N-3036 (Esquadrão HS-1).


Helicóptero IH-6B Jet Ranger III, N-5052 (Esquadrão HI-1).


Detalhe de um dos canhões de 30mm.

Seção dianteira do navio.

Brasão e Indicativo Visual da embarcação.


Detalhe da Super Estrutura ou "Ilha" do NAM "Atlântico".







O NAM "Atlântico ficou atracado no berço 1 do Porto de Itajaí.


Brasão da F44 "Independência".

Detalhe do lançador óctuplo de mísseis antiaéreos Aspide 2000.


Detalhe do canhão Vickers Mk.8 de 114mm e do lançador de foguetes anti-submarino Bofors SR-375.

A Fragata "Independência" ficou atracada no pier da Capitania dos Portos de Itajaí e ficará aberta à visitação durante o fim de semana.








4 comentários:

Pedro B S Filho disse...

Mais um belo trabalho de cobertura desse evento e sua importância tanto para a marinha do Brasil quanto para nós, leigos no assunto. Deve ser muito interessante visitar uma embarcação do porte da fragata independência, mas confesso que o navio aeródromo Atlântico desperta muito minha curiosidade e administração.
Valeu, Marcelo, mais uma vez, pelo excelente trabalho.

Aviação em Floripa disse...

Obrigado meu amigo! Aqui o trabalho é feito sempre procurando trazer conteúdo interessante e de qualidade para os leitores do site.

sergio m. borba disse...

Mais uma belíssima cobertura além das fotos, os aviões AF1 estão operando em que base ?

fabrica de convites disse...

Bom dia. Bonita reportagem. Gostei bastante. Parabéns. Geraldo.

Postar um comentário