Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

ASPIRANTEX 2023: Esquadrão VF-1 em Florianópolis

 


Como parte das atividades operacionais da ASPIRANTEX 2023, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (Esqd.VF-1) da Marinha do Brasil, sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, deslocou duas de suas aeronaves AF-1 Falcão para Florianópolis, a fim de participar de treinamento em conjunto com os meios navais da Esquadra. Os aviões AF-1B (Matrícula N-1004) e AF-1C (Matrícula N-1021), chegaram na manhã de sábado na capital catarinense e na tarde de ontem, segunda-feira (23/01), partiram para uma missão de ataque simulado contra a Força-Tarefa capitaneada pelo Navio-Aeródromo Multipropósito "Atlântico" e seus navios de escolta. O site Aviação em Floripa acompanhou do pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), os preparativos do treinamento e compartilha a partir de agora com seus leitores, a matéria fotográfica a seguir, mostrando detalhes do trabalho desses militares, muitas vezes anônimo e desconhecido do grande público, mas essencial para a manutenção do Poder Naval e para a defesa de nossa Amazônia Azul.


As aeronaves

Os dois AF-1 Falcão (como os jatos McDonnell Douglas A-4KU/TA-4KU Skyhawk são denominados na Marinha) presentes em Florianópolis, fazem parte de um lote de 23 aeronaves adquiridas do Kuwait em 1997, dos quais alguns foram modernizados posteriormente pela Embraer. Os exemplares deslocados para a capital catarinense (um monoposto e o outro biposto), fazem parte destes aviões que receberam uma série de novos equipamentos e tiveram seus sistemas de bordo atualizados, capacitando-os a cumprir suas missões com muito mais eficiência.






Com a modernização, os aviões receberam também novas designações na Marinha, passando os exemplares monopostos (com um único assento) a serem conhecidos como AF-1B Falcão e os bipostos (com espaço para dois tripulantes) como AF-1C Falcão. Essas aeronaves cumprem no seu dia-a-dia, uma série de tarefas em prol da manutenção do Poder Naval e em apoio à Esquadra e à Força de Fuzileiros Navais, atuando principalmente sobre as áreas oceânicas e costeiras, com a responsabilidade de interceptar e atacar alvos aéreos, localizar, acompanhar e atacar alvos de superfície, reconhecimento aéreo, apoio aéreo aproximado e na defesa de nossa Zona Econômica Exclusiva. 

Com a desativação do Navio-Aeródromo São Paulo, os aviões passaram a operar unica e exclusivamente de bases terrestres, porém, a permanência na ativa do Esquadrão VF-1 e a modernização de parte de suas aeronaves, contribui para manter viva a doutrina, o espírito e as tradições das operações aéreas embarcadas, assegurando o adestramento de seus pilotos e equipes de solo neste tipo de atividade até que se vislumbre no horizonte, a possibilidade da Marinha voltar a ter novamente uma embarcação que permita as operações de aviões a bordo.








AF-1B Falcão (Marinha N-1004).









AF-1C Falcão (Marinha N-1021).

A Operação ASPIRANTEX acontece entre os dias 16 de janeiro e 1º de fevereiro, na área marítima compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina e, dentre outros aspectos, contribui para o contínuo adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra. A missão que o site Aviação em Floripa teve o privilégio em acompanhar os preparativos e a saída, consistiu basicamente em um ataque simulado dos aviões contra os navios que estão participando do treinamento. A fim de ter sucesso em seu objetivo, os pilotos precisam buscar os navios com o radar a bordo dos aviões e voarem a baixa altura sobre o mar para não serem detectados pelos radares das embarcações. Para aumentar o realismo da ação e testar a capacidade de defesa e prontidão contra ameaças aéreas, a Força-Tarefa não tem o conhecimento do horário do "ataque" ou de qual direção as aeronaves virão. Contribuindo para que o Esquadrão VF-1 possa realizar com sucesso seu adestramento, está o apoio prestado pela Base Aérea de Florianópolis (BAFL), fornecendo todo o suporte logístico e operacional às aeronaves e para que o pessoal envolvido no treinamento, possa cumprir com tranquilidade e segurança as suas tarefas. Seguem abaixo, algumas imagens mostrando detalhes do treinamento realizado na tarde de ontem.

Aeronaves prontas na linha de voo.




Pilotos se dirigindo para os aviões.




Embora os aviões já tenham passado previamente pela atenção e os cuidados da equipe de solo, os pilotos sempre fazem uma última verificação antes do voo.







Tão importante quanto VOAR, é FAZER VOAR, ou seja, garantir que tudo esteja de acordo e funcionando perfeitamente. Segurança de Voo é um dos pilares da Aviação. Na Marinha, essa importante função é exercida pelos militares chamados de Fiel. São eles que zelam pelas aeronaves e cuidam de todos os procedimentos antes e depois do voo. No Esquadrão VF-1, esses profissionais são conhecidos como "Fiel de Caça".









Em qualquer atividade profissional, a dedicação e o trabalho em equipe são fundamentais para o sucesso da missão. No Esquadrão VF-1, não é diferente.












O site Aviação em Floripa gostaria de agradecer à Marinha do Brasil, ao Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) e ao Esquadrão VF-1 pela autorização para a realização desta matéria. Agradecimentos também à Base Aérea de Florianópolis por permitir o acesso em suas dependências. Por fim, deixo aqui registrada a minha gratidão ao Capitão de Mar e Guerra Assunção (Comandante do Esquadrão VF-1), Capitão-Tenente Vierling, pelo empenho em tornar esta matéria possível e ao Cabo Caio (Encarregado da Comunicação Social do Esquadrão VF-1), pelo apoio de sempre.










2 comentários:

sergio m. borba disse...

Belíssimas fotos e texto bem informativo. Parabéns.

fabrica de convites disse...

Bom dia. Sensacional, como sempre. Abraços. Geraldo.

Postar um comentário