Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Começa o Exercício Escudo-Tínia 2022

 

Foto: Marcelo Lobo da Silva (Arquivo pessoal)

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, no Sul do País, entre os dias 07 e 25 de Novembro, o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022, uma atividade operacional concebida pelos Comando de Preparo (COMPREP) e Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), sendo conduzida pela Base Aérea de Canoas (BACO). O EXCON tem como finalidade a consolidação doutrinária de missões aéreas compostas, o treinamento e capacitação dos participantes no enfrentamento dos desafios provenientes do emprego do poder militar e operações militares complexas, assim como balizar a concepção do cenário, além disso, serão realizados adestramento técnico de Unidades de Defesa Antiaérea da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da própria Força Aérea.

O EXCON Escudo-Tínia terá a participação de Esquadrões Aéreos sediados em todas as regiões do Brasil e mais de 50 aeronaves das Aviações de Caça, Reconhecimento, Asas Rotativas e Transporte. Também estarão envolvidas as unidades: Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC); os Grupos de Defesa Antiaérea (1º, 2º e 3º GDAAE); a Bateria de Artilharia Antiaérea (BiaArtAAe) do Batalhão de Combate Aéreo (BtlCmbAe) da Marinha do Brasil e Baterias de Artilharia Antiaérea (BiaAAAe) dos Grupos de Artilharia Antiaérea (GAAAe) do Exército Brasileiro.

Entre as aeronaves empregadas estão os caças F-5M, A-1M e A-29; a aeronave de controle aéreo avançado E-99; as aeronaves de reconhecimento remotamente pilotadas RQ-450 e RQ-900; além das aeronaves de apoio e transporte logístico: C-95M Bandeirante; C-99; C-105 Amazonas; KC-130 Hércules; KC-390; e o helicóptero H-60L Black Hawk. As atividades aéreas e terrestres ocorrerão nas Bases Aéreas de Canoas (BACO), Santa Maria (BASM) e na cidade de Santana da Boa Vista – RS e receberão mais de 800 militares do efetivo de Unidades distribuídas por todo o País. Ao longo do Exercício serão praticadas ações como: Escolta, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Ataque, Varredura, Reabastecimento em Voo, Posto de Comunicação no Ar, Defesa Aérea, Defesa Antiaérea e Transporte Aéreo Logístico.

Fonte: CECOMSAER/FAB


0 comentários:

Postar um comentário