O XA-38 foi um caça pesado
bimotor desenvolvido e produzido pela empresa Beech Aircraft. Era uma aeronave
estável e rápida comparável até mesmo aos caças de único motor do seu tempo.
Tão promissor quanto o seu design era o seu potencial, mas, os motores
programados para o tipo foram reservados para o bombardeiro quadrimotor Boeing
B-29 Superfortress. Como tal, apenas dois protótipos XA-38 foram já construídos
e o projeto terminou engavetado, no final da guerra.
A Força Aérea do Exército dos Estados
Unidos (USAAF), entrou em um acordo contratual com Beech Aircraft, em dezembro
de 1942 depois de avaliar o Beechcraft Modelo 28 da empresa. O contrato foi
assinado para a construção de dois protótipos iniciais com o objetivo de
substituir os Douglas A-20 Havocs, então em serviço. Esta nova aeronave teria
que ultrapassar em todas as áreas o A-20, sobretudo no quesito de ataque ao
solo, missão essencial na luta contra os japoneses. O XA-38 alcançou o primeiro
voo em 07 maio de 1944 com o piloto de testes Beech Vern Carstens nos
controles, a partir do aeródromo da Beech Aircraft em Wichita, Kansas. Em
seguida, foi levado para Elgin Field na Flórida para passar por testes com o
Exército dos EUA.
Toda a concepção do XA-38 era centrada
em torno do grande armamento canhão 75 mm montado no nariz. A fuselagem foi construída
a partir de um projeto convencional com uma área de cabine para a frente e um
posto de artilheiro traseiro encaixando-se em quatro seções principais para
facilitar a manutenção e os reparos. As asas eram montadas a meia-altura,
unindo-se à fuselagem de cada lado da cabine e projetadas com sistema de
aquecimento nos bordos e superfícies para evitar a formação de gelo em altas
altitudes. Foram instalados dois motores a pistão Wright R-3350-53, radiais e refrigerados
a ar, capazes de gerar uma espantosa potência de 2.700 cv, cada um e girando
hélices de três pás com velocidade constante. O resfriamento foi previsto
através de carenagens circulares especialmente concebidos e controlados através
de abas automáticas. As naceles dos motores foram ajustadas aos bordos de
ataque das asas e se projetavam quase ao comprimento da extensão do nariz da
fuselagem. A empenagem era convencional e o trem de pouso foi um típico
"arrastador de cauda", com rodas únicas no trem de pouso principal e
na cauda, todas totalmente retráteis por sistema hidráulico e sistema
pneumático de emergência. A tripulação era composta pelo piloto e um artilheiro
alojados sob a copa de vidros separados, com o artilheiro sentando-se em uma
posição dorsal próxima à empenagem.
Além do armamento primário do
XA-38, a aeronave recebeu 6 metralhadoras pesadas Browning calibre .50. Duas
foram montados para a seção inferior do nariz para a frente em uma posição
fixa, enquanto as quatro restantes foram colocados em torretas ventral e dorsal
controladas remotamente e rastreadas por um periscópio pelo artilheiro em sua
cabine traseira. Cargas externas adicionais incluíam bombas convencionais,
torpedos, bombas de fumaça, cargas de profundidade, entre outros.
Em termos de performance, o XA-38
foi um sucesso com base em relatórios dos pilotos de teste e militares que
tiveram o privilégio de voá-lo. Ele apresentou características de voo estáveis,
mas seu ponto forte era a sua velocidade máxima, comparável ou mesmo superior
que a de alguns caças monomotores de sua época. Outro ponto positivo foi aa
capacidade do XA-38 de decolar de pistas de terra em distâncias mais curtas e em
baixa velocidade do que até mesmo seus irmãos de um único motor contemporâneos.
Seus propulsores e fuselagem, sem dúvida, mostraram confiança em avaliações
subseqüentes.
O XA-38 tinha muitas razões para
ter se tornado uma aeronave de sucesso na Segunda Guerra Mundial. Se o seu
projeto tivesse sido levado adiante e fosse encomendado em quantidade e posto
em produção, provavelmente não teria decepcionado. Entretanto, quis o destino
que a adoção de seus motores pelas B-29, a necessidade de embarcações de ataque
dedicado e o final da guerra, um ano depois, decretaram seu fim.
Disponibilizamos abaixo, uma coleção de fotos desta fantástica aeronave:
Fontes consultadas:
http://www.nationalmuseum.af.mil/
http://oldmachinepress.files.wordpress.com/
http://www.airwar.ru/
http://m.forocoches.com
http://www.warbirdsforum.com
http://nhungdoicanh.blogspot.com
http://www.planeaday.com/
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