O Heinkel He 119 foi um avião de
reconhecimento de alta velocidade com um desenho incomum, utilizando um par de
motores para alimentar uma única hélice. Apesar de estabelecer um recorde de
velocidade em novembro de 1937 o design incomum não ganhou a aprovação do
Ministério do Ar alemão, e do tipo nunca entrou em produção.
O objetivo original da Heinkel era
produzir uma aeronave de reconhecimento desarmada que iria usar sua velocidade
para escapar de combatentes inimigos, a mesma idéia que mais tarde iria
produzir o DeHavilland Mosquito. A aeronave foi projetada por Siegfried Günter,
cuja meta era produzir a aeronave a mais simplificada possível. A fim de
conseguir isso, ela decidiu montar dois motores Daimler Benz DB 601 no centro
da fuselagem, atrás da cabine. Estes motores foram pareados para produzir um DB
606 A-1 motor duplo, o que levou a hélice montada no nariz por meio de uma
haste longa que percorreu o nariz da aeronave. No primeiro motor esperava-se
que a evaporação da superfície produziria resfriamento suficiente, mas este não
era o caso, e por isso o primeiro protótipo teve que ser dado um improvisado
'banho' tipo radiador sob o nariz, enquanto as aeronaves posteriores tiveram um
radiador escamoteável menos volumoso. Com
a finalidade de reduzir ainda mais o arrasto da cabine foi construído um nariz
quase inteiramente envidraçado. Isso deu à equipe uma visão muito boa, embora
em algumas situações, a luz das janelas poderia se transformar em uma
"sala de espelhos".
O He 119V1 fez seu voo inaugural
no verão de 1937. Foi tão rápido quanto a Heinkel esperava, mas o Ministério do
Ar alemão não estava interessado em um avião desarmado. A Heinkel modificou o
protótipo para transportar duas 15s MG sobre montagens flexíveis, localizadas
atrás de painéis de correr no meio da fuselagem, e quando isso não era
aceitável, foram forçados a mudar as armas em dorsal padrão e posições ventral.
Ao segundo protótipo, V2, foi
dado o radiador semi-retrátil e um compartimento de armas totalmente equipado.
Ele foi submetido a testes no final de 1937, como um bombardeiro de dois
lugares desarmado. Com uma velocidade máxima de 363 mph em 14 mil pés, teria
sido muito difícil para interceptar. O terceiro protótipo, o V3, foi construído
com flutuadores individuais, como um anti-transporte e aviões de reconhecimento
marítimo. Ele carregava uma baía câmera na fuselagem traseira, e uma única
dorsal montada MG 15, e tinha uma cauda redesenhada.
O V4 fez o maior impacto sobre o
mundo do lado de fora (embora não em seu próprio nome). Em 22 de novembro de
1937 estabeleceu um novo recorde mundial em um curso de 1.000 quilômetros em circuito
fechado, atingindo uma velocidade média de 313,78 mph (505kph), enquanto
transporte de uma carga 1.000 kg. Quando essa conquista foi anunciada ao mundo
a aeronave foi descrito como um Heinkel He 111U. O tempo de vida do protótipo
V4 foi muito curta, pois ele foi destruído em um pouso forçado no mês de
dezembro de 1937.
Apesar de sua alta velocidade o
Ministério do Ar alemão não estava interessado no 119 e ele nunca entrou em
produção. Eventualmente oito protótipos
foram construídos. O V5 e V6 foram construídos no início de 1938, como
aeronaves de pré-produção para a aeronave de reconhecimento de três lugares,
enquanto o V7 e V8 foram os aviões de pré-produção para o planejado bombardeiro
He 119B. Depois que ambos os projetos foram cancelados, o V7 e V8 foram
vendidos para o Japão, como parte de um plano para construir a aeronave sob
licença. Os restantes cinco protótipos foram usados como bancos de ensaio
para uma série de diferentes motores acoplados.
Fontes consultadas:
http://www.aviastar.org/
http://alternathistory.org.ua/
http://oldmachinepress.files.wordpress.com/
http://airpigz.com/
http://www.wehrmacht-history.com/
http://military.sakura.ne.jp/
http://www.picstopin.com
http://www.airwar.ru/
1 comentários:
Son increibles las fotos.
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