Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um alemão nas alturas!


Paralelamente às investigações para a construção de uma versão do Bf 109 para grandes altitudes, por volta de 1937 a Messerchmitt estudava um aparelho, denominado Me 155, também ele uma versão do Bf 109, mas especialmente desenhado para operar a partir do porta-aviões Graf Zeppelin.

Quando a construção desta unidade naval foi abandonada o Me 155 foi reformulado, sendo transformado num caça-bombardeiro capaz de transportar uma tonelada de bombas. Contudo em 1943, devido às mesmas pressões que levaram ao desenvolvimento do Bf 109H, o projeto foi de novo modificado. O Me 155 voltou a ser um interceptor, mas já não baseado num porta-aviões, mas num aparelho para grandes altitudes destinado a atacar as formações de bombardeiros aliados.

Mas o projeto arrastava-se na Messerchmitt, devido ao excesso de projetos que este fabricante tinha em mãos. Assim, em Agosto de 1943, o interceptor foi transferido para a Blohm und Voss, o que não deixou de provocar alguns descontentamentos entre os engenheiros da Messerchmitt até então envolvidos no projeto.

Contudo a Blohm und Voss prosseguiu as investigações em ótimo ritmo, e em 1º. de Setembro de 1944, o primeiro protótipo agora designado BV 155 V1 realizou o seu primeiro voo. Um outro protótipo, mais aperfeiçoado, o BV 155 V2 voaria em fevereiro de 1945. A respeito do V3, nada se conhece, mas o V4 (série C), com radiadores na fuselagem, foi capturado quando a fábrica foi conquistada pelos aliados. As características aerodinâmicas e a sua propulsão tornavam este aparelho uma arma temível quando defrontada a grandes altitudes. O seu armamento incluiria dois canhões de 15, 20 ou 30 mm, nunca se chegou a decidir exatamente quais seriam utilizadas.















Fontes consultadas:

http://www.wwiiaircraftphotos.com/
http://me109.airwar1946.nl/
http://images.klassiker-der-luftfahrt.de/
http://silverhawkauthor.com/
http://www.mdc.idv.tw/
http://aviadejavu.ru/

0 comentários:

Postar um comentário