Paralelamente às investigações
para a construção de uma versão do Bf 109 para grandes altitudes, por volta de
1937 a Messerchmitt estudava um aparelho, denominado Me 155, também ele uma
versão do Bf 109, mas especialmente desenhado para operar a partir do
porta-aviões Graf Zeppelin.
Quando a construção desta unidade
naval foi abandonada o Me 155 foi reformulado, sendo transformado num
caça-bombardeiro capaz de transportar uma tonelada de bombas. Contudo em 1943,
devido às mesmas pressões que levaram ao desenvolvimento do Bf 109H, o projeto
foi de novo modificado. O Me 155 voltou a ser um interceptor, mas já não
baseado num porta-aviões, mas num aparelho para grandes altitudes destinado a
atacar as formações de bombardeiros aliados.
Mas o projeto arrastava-se na
Messerchmitt, devido ao excesso de projetos que este fabricante tinha em mãos.
Assim, em Agosto de 1943, o interceptor foi transferido para a Blohm und Voss,
o que não deixou de provocar alguns descontentamentos entre os engenheiros da
Messerchmitt até então envolvidos no projeto.
Fontes consultadas:
http://www.wwiiaircraftphotos.com/
http://me109.airwar1946.nl/
http://images.klassiker-der-luftfahrt.de/
http://silverhawkauthor.com/
http://www.mdc.idv.tw/
http://aviadejavu.ru/
0 comentários:
Postar um comentário