Memphis Belle era o apelido de um
Boeing B-17F Flying Fortress, utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. A
aeronave foi um dos primeiros bombardeiros pesados B-17 da Força Aérea do
Exército dos Estados Unidos (USAAF) a completar 25 missões de combate com sua
equipe intacta. Após a realização do feito, a aeronave e a tripulação voltaram
para os Estados Unidos para vender bônus de guerra.
A aeronave tratava-se de um
Boeing B-17F-10-BO, construída para o USAAF e com número de série 41-24485,
sendo adicionada ao inventário da USAAC em 15 de julho de 1942, e entregue em
setembro de 1942 para o Grupo de Bombardeiros 91, em Dow Field, Bangor, no
Estado do Maine. Posteriormente o Esquadrão foi enviado para Europa, ficando
baseado inicialmente em Prestwick, na Escócia, em 30 de setembro de 1942, e
depois transferido para uma base temporária da RAF em Kimbolton, e depois
passou para a sua base permanente em Bassingbourn, Inglaterra, em 14 de outubro
do mesmo ano. Sua primeira missão ocorreu em 7 de novembro de 1942 em missão de
bombardeio sobre Brest, na Bretanha e sua última missão foi em 19 de maio do
ano seguinte em bombardeio sobre Kiel na Alemanha. A aeronave foi então levada
de volta para os Estados Unidos em 8 de junho de 1943, por uma equipe escolhida
pela Oitava Força Aérea e composta por integrantes que tinham voado a bordo da
aeronave em combate, para uma turnê por 31 cidades norte-americanas.
A nome da aeronave era uma alusão
à namorada do piloto Robert K. Morgan, Margaret Polk, moradora de Memphis,
Tennessee. Morgan originalmente chamaria a B-17 de “Little One”, mas depois que
Morgan e seu co-piloto, Jim Verinis, viram o filme “Lady for a Night”, em que a
personagem principal é dona de um barco chamado de Memphis Belle , ele propôs
que o nome para a sua tripulação. Morgan então contactou George Petty nos
escritórios da revista Esquire e pediu-lhe um desenho de pinup para acompanhar
o nome. Tony Starcer, artista e integrante do Grupo 91 reproduziu a arte criada
por Petty do nariz da aeronave em ambos os lados da fuselagem dianteira,
retratando seu terno em azul no lado da porta da aeronave e em vermelho no
estibordo. A arte do nariz mais tarde incluiu 25 formas de bombas, uma para
cada missão completada, além de oito desenhos da suástica, um para cada avião
alemão abatido pela tripulação do Memphis Belle. Os nomes das estações e da
tripulação foram estampados abaixo das janelas da aeronave após que o seu turno
de serviço foi concluído.
Atualmente a aeronave está
passando por uma grande restauração no Museu Nacional da Força Aérea dos
Estados Unidos em Wright-Patterson AFB em Dayton, Ohio, onde deverá ficar
preservada e em exposição. Acompanhe abaixo uma coleção de fotos do mais famoso
bombardeiro B-17 de todos os tempos:
Fontes consultadas:
http://www.nationalmuseum.af.mil/
http://www.boeingblogs.com/
http://www.memphismagazine.com/
http://www.lausanneschool.com/
http://modernscottiedog.files.wordpress.com/
http://www.warbirdsresourcegroup.org/
1 comentários:
Hermoso avión, lastima que lo desarmaran ahora.
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