Caça foguete interceptador J8M1
Shusui (espada oscilante). O desenvolvimento do caça foguete interceptador
alemão Me 163 Komet foi visto com muito interesse tanto pelo corpo aéreo da
Marinha Imperial, como pelo do Exército Japonês. O sucesso dos Komet levou os
japoneses a comprarem os direitos de produção da aeronave (Me 163B) e do
propulsor e à Mitsubishi foi dada a tarefa de manufaturar a aeronave, porém o
projeto caminhou devagar. Um submarino alemão que trazia um exemplar do Me 163B
bem como um conjunto de plantas detalhadas foi afundado no caminho ao Japão,
deixando a Mitsubishi com apenas um simples manual de instruções para
desenvolver a linha de produção. Não obstante, a Mitsubishi venceu o desafio e em
julho de 1944 apresentou a aeronave, amplamente baseada no desenho do Komet.
Para ajudar no treinamento de pilotos para operar o novo tipo de aeronave, uma
réplica em madeira foi construída. Denominado de MXY7 Akigusa (gramado de
outono) e construído pela Maeda Koku Kenkyusho, este planador tinha o tamanho e
configuração externa igual ao Shusui. Um total de 56 réplicas para treinamento
foram produzidas, sendo duas delas encaminhadas para a Mitsubishi para consulta
durante o desenvolvimento do J8M1. Enquanto estas ações eram levadas a cabo, a
Mitsubishi em conjunto com a Yokosuka Naval Aeronautical Engineering Arsenal
trabalharam na adaptação do propulsor foguete HWK 109-509 para ser produzido no
Japão. Designado de Toku Ro. 2 (Kr-10), o primeiro exemplar foi entregue a
Mitsubishi no início de junho de 1945 e instalado numa carcaça de J8M1 a
espera. O aparelho voou em 7 de julho de 1945, porém não alcançou altitude
suficiente antes do término da propulsão e caiu. A causa da queda foi o desenho
inadequado do sistema de alimentação do foguete, o qual passou a ser
redesenhado. O fim da guerra chegou antes que outros protótipos alçassem voo. A
força aérea do Exército Japonês designou o Shusui de Ki.200 porém nenhum
exemplar chegou a ser produzido. Como não entrou em operação, não houve codinome
aliado para o J8M.
Preservadas e réplicas:
Três vistas e diagramas:
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