A Aviação Militar não é fascinante apenas pelas suas aeronaves e as missões que cumprem em tempos de paz ou de guerra, controlando, defendendo e integrando territórios e céus, através de suas mais diversas funções e tarefas, seja na Caça, Ataque, Transporte, Reconhecimento, Asas Rotativas, Patrulha Marítima, Busca e Salvamento, Treinamento, dentre tantas outras. A ideia de utilizar símbolos para representar e identificar grupos ou exércitos no campo de batalha ganhou notoriedade na Idade Média e permanece sendo utilizada até os dias atuais. Inserida nas forças militares, a Aviação não é diferente, com as cores e formas dos Emblemas das Unidades Aéreas, estampando as fuselagens das aeronaves ou os trajes de voo das tripulações. Esses Distintivos ou Escudos e os elementos impressos em cada um deles, contam muito sobre a própria história dos Esquadrões ou as tarefas e atividades que realizam. Para tratar desse assunto pouco explorado e difundido, o site Aviação em Floripa preparou um conjunto de conteúdos, trazendo aos seus leitores, esse fantástico universo. Aqui você vai encontrar um guia atualizado, mostrando as Unidades Aéreas pertencentes aos três braços aéreos das Forças Armadas brasileiras, suas aeronaves, os Emblemas e seus significados, além de muitos detalhes e informações a respeito de cada uma delas, tudo reunido em infográficos exclusivos e individuais, além de outros componentes visuais especialmente elaborados para esta matéria. Boa leitura!
Nota Editorial: Se você perdeu a introdução a esta temática, referente à Heráldica na Aviação Militar brasileira e os conteúdos anteriormente publicados ou, simplesmente quer revisitá-los, basta clicar sobre os banners abaixo:
Prover o apoio aéreo aos Comandos Operativos, a fim de contribuir para os diversos empregos do Poder Naval. Com esta missão principal, voam os Esquadrões pertencentes à Aviação Naval da Marinha do Brasil (MB), o próximo assunto da série sobre as Unidades Aéreas da Aviação Militar brasileira. A estrutura atual conta com onze Esquadrões espalhados pelo território nacional, executando uma gama de atividades como Interceptação, Esclarecimento e Ataque contra ameaças aéreas, de superfície ou submarinas, Emprego Geral, Instrução, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.
A principal sede da Aviação Naval é a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), localizada na cidade de mesmo nome, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. Única do tipo no país, abriga em seus hangares e prédios, sete dos onze Esquadrões atualmente operacionais. O local reúne também, boa parte da estrutura da Aviação Naval, incluindo o Comando da Força Aeronaval, o Centro de Instrução Almirante José Maria do Amaral (CIAAN), responsável pela formação teórica dos futuros Aviadores Navais, um Grupo de Manutenção e diversas outras instalações administrativas e de apoio, além de um Museu dedicado a contar e preservar a rica história da Aviação Naval. Quatro outras localidades (Belém/PA, Rio Grande/RS, Ladário/MS e Manaus/AM), possuem Unidades Aéreas, vinculadas cada qual a um Distrito Naval, a forma como a Marinha do Brasil divide o território nacional para uma melhor organização das suas atividades. Outra importante base de operações para as aeronaves da Marinha são os próprios navios da Esquadra Brasileira, ampliando a capacidade de projeção do Poder Naval. Todos os navios e embarcações que dispõem de um convés de voo, estão aptos a receber e operar com a frota de helicópteros da Aviação Naval. Por sua vez, os caças AF-1B/C Falcão, operam exclusivamente a partir de bases terrestres. Já as Aeronaves Remotamente Pilotadas RQ-1 ScanEagle podem ser lançadas e recolhidas, tanto de terra quanto do mar. Conheça a partir de agora, através de infográficos exclusivos e especialmente criados para esta série de matérias, informações, detalhes e curiosidades sobre as Unidades Aéreas da Aviação Naval e seus Emblemas.
6 comentários:
Parabéns Marcelo continue com esse trabalho interessantíssimo!
Brilhante trabalho.
Parabens
Auto padrão, parabéns, tem o meu respeito e admiração.
Para quem ainda não sabe, a Base Aérea de Florianópolis era uma base da Aviação Naval. Na galeria dos Comandantes há um retrato do Capitão de Corveta Epaminondas seguido do retrato do Tenente Coronel Aviador Epaminondas! Quando a Força Aérea foi formada em 1941, a BAFL passou para o Ministério da Aeronáutica com todo seu pessoal, Oficiais e Praças.
Excelente trabalho, será de grande valia para os amantes da aviação.
Bom dia. Parabéns pelo belo trabalho.
Postar um comentário