Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Os Emblemas das Unidades Aéreas da Força Aérea Brasileira - Parte 2

 

A Aviação Militar não é fascinante apenas pelas suas aeronaves e as missões que elas realizam em tempos de paz ou de guerra, controlando, defendendo e integrando territórios e céus, através de suas mais diversas funções e tarefas, seja na Caça, Ataque, Transporte, Reconhecimento, Asas Rotativas, Patrulha Marítima, Busca e Salvamento, Treinamento, dentre tantas outras. A ideia de utilizar símbolos para representar e identificar grupos ou exércitos no campo de batalha ganhou notoriedade na Idade Média e permanece sendo utilizada até os dias atuais. Inserida nas forças militares, a Aviação não é diferente, com as cores, formas e significados dos Emblemas das Unidades Aéreas, estampando as fuselagens das aeronaves ou os trajes de voo das tripulações. Esses distintivos ou escudos e os elementos impressos em cada um deles, contam muito sobre a própria história de cada Esquadrão ou as missões que realizam. Para tratar desse assunto pouco explorado e difundido, o site Aviação em Floripa preparou uma série de conteúdos, trazendo aos seus leitores, esse fantástico universo. 

Lançar! Suprir! Resgatar! O segundo artigo desta série de matérias a respeito dos Emblemas das Unidades Aéreas da Força Aérea Brasileira, apresenta os Esquadrões da Aviação de Transporte da FAB, que teve e continua desempenhando um papel fundamental na integração e desenvolvimento do país, levando em suas asas, a solidariedade e o progresso aos quatro cantos do território nacional. São inúmeras as funções e tarefas exercidas, tais como, Transporte de pessoal e cargas dos mais diversos tipos e finalidades, Correio Aéreo, Busca e Salvamento, Lançamento de Paraquedistas, Transporte de órgãos, Reabastecimento em Voo, Ressuprimento Aéreo, Transporte de Autoridades, entre tantas outras. Para cumprir esse extenso leque de atividades, a Aviação de Transporte conta atualmente com treze Unidades Aéreas distribuídas por todo o país, de acordo com o planejamento estratégico e os interesses do Alto-Comando da Instituição. Conheça a partir de agora, através de infográficos exclusivos, a estrutura atual, as aeronaves e os Emblemas dos Esquadrões de Transporte da Força Aérea Brasileira.




Nota Editorial: Em função do número de Unidades Aéreas vinculadas à Aviação de Transporte e com o objetivo de não deixar a matéria muito extensa e cansativa para nossos leitores, vamos dividi-la em duas partes, tratando primeiramente dos sete Esquadrões ditos de "Primeira Linha" e, em um segundo momento, apresentando os seis Esquadrões de Transporte ligados aos Comandos Aéreos Regionais. 

Se você perdeu a matéria de introdução a esta temática, referente à Heráldica na Aviação Militar brasileira e a primeira parte desta série, com os Emblemas da Aviação de Caça da FAB, ou simplesmente quer revisitar os conteúdos já publicados, basta clicar sobre os banners abaixo:













4 comentários:

Angelo disse...

Mais uma matéria top! Muito interessante ver as imagens das bolachas a das aeronaves juntas, Parabéns

Anônimo disse...

Parabéns...!!! Show.....!! abs Helio Salmon

sergio m. borba disse...

Mais uma excelente matéria. Parabéns pelo trabalho.

Anônimo disse...

O Esquadrão Onça utiliza também o C-98 Grand Caravan !!

Postar um comentário