Desde o dia 10 de julho, os céus de Florianópolis têm sido palco de uma Operação Aérea focada na realização de exercícios de Tiro Aéreo. Estão participando três Unidades Aéreas de Caça da Força Aérea Brasileira, o Esquadrão Escorpião (1º/3º GAv - Boa Vista/RR), o Esquadrão Grifo (2º/3º GAv - Porto Velho/RO) e o Esquadrão Flecha (3º/3º GAv - Campo Grande/MS), todos equipados com as aeronaves Embraer A-29A/B Super Tucano. A intensa movimentação aérea dos últimos dias tem chamado a atenção na capital catarinense, sobretudo da população dos bairros localizados na porção sul da Ilha, região onde fica o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, com o constante movimento de decolagem e retorno dos aviões.
Nota Editorial: Gostaríamos de informar ao nosso público que, para esta matéria, não foi possível obter desta vez nenhuma forma de apoio institucional, seja na questão de informações sobre o Treinamento ou autorização de acesso para a captação de imagens no pátio da Base Aérea. Entretanto, não serão percalços ou dificuldades que nos farão desistir ou desviar de nosso foco e objetivos. Nosso compromisso é com os leitores do site Aviação em Floripa, sendo assim, iremos continuar exercendo o trabalho de divulgar a Aviação Militar e a Cultura Aeronáutica da melhor forma possível. As fotos utilizadas neste artigo foram feitas a partir de áreas externas no entorno do Aeroporto e para isso, contamos com a valiosa contribuição do amigo e parceiro, Ângelo dos Santos Melo, que gentilmente nos cedeu alguns de seus registros fotográficos feitos durante o Exercício. São estas belas imagens que ilustram o conteúdo que você passa a acompanhar a partir de agora. Boa leitura!
A Operação Aérea em Florianópolis é coordenada e conduzida pelo Comando de Preparo (COMPREP) e faz parte da rotina de treinamento anual dos Esquadrões pertencentes ao Terceiro Grupo de Aviação (3º GAv). Entre os objetivos do Exercício, estão a qualificação e a capacitação dos Pilotos na prática de engajamento e tiro contra alvos aéreos. Estar bem adestrado neste tipo de atividade é de suma importância, pois uma das principais atribuições destas Unidades Aéreas é o patrulhamento do espaço aéreo das fronteiras oeste e norte do país, coibindo voos ilícitos com contrabandos ou drogas. É relativamente comum no cotidiano operacional destes militares, a decolagem de suas Bases Aéreas para averiguar e interceptar aeronaves de pequeno porte sem plano de voo que adentram o território nacional e em algumas ocasiões, já foi necessária a aplicação de tiros de aviso ou até mesmo de destruição por desobediência às instruções dos Órgãos de Controle Aéreo.
Para a realização do treinamento de Tiro Aéreo, uma das aeronaves A-29 Super Tucano, chamada de Reboque, é equipada com um casulo transportado no suporte ventral, composto por um alvo aéreo de fabricação nacional, modelo AV-CAA SECAPEM, desenvolvido pela Equipaer. Este dispositivo carrega em seu interior, uma faixa de nylon rebocável, também denominada de biruta, com dimensões de 1,80 m de altura por 9 m de comprimento, impressa com marcações para a medição da precisão dos acertos no alvo. Para garantir a segurança da operação, a faixa, quando plenamente estendida, fica a uma distância de 300 metros da aeronave-reboque.
A-29B Super Tucano, Matrícula FAB 5940, pertencente ao Esquadrão Flecha, atuando na função de reboque de alvo para as demais aeronaves da Unidade Aérea.O Exercício é realizado em uma área restrita sobre o mar, localizada na porção centro-leste da Ilha de Santa Catarina, a poucos minutos de voo do Aeroporto, se estendendo em direção ao setor sul do Estado. O espaço aéreo reservado para a prática do Tiro Aéreo é composto por uma caixa imaginária com largura, comprimento e altura definidos, exclusiva para a realização da atividade. Prezando pela Segurança de Voo, durante o período do Treinamento, a FAB, através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) emite um Aviso aos Aeronavegantes (NOTAM), para que nenhuma aeronave comercial ou civil sobrevoe essa região em seus limites verticais, que vão da superfície do mar até o Nível de Voo 140 (FL 140), ou seja, cerca de 4.300 m de altitude.
6 comentários:
Uma lástima não ser possível acompanhar mais de perto uma operação tão importante como essa... Mas parabéns Marcelo pelo empenho
Parabéns Marcelo! Conseguisse levantar muita informação, apesar das dificuldades. Ficou excelente!
Bom dia, Marcelo. Apesar dos obstáculos, creio que fizeste uma boa reportagem. Vá em frente. Tudo de bom.
Mesmo com restrições de acesso, a matéria ficou ótima, principalmente mostrando o local dos exercícios.
Excelente! Ótima matéria.
Moradora proxima ao Aeroporto Internacional Hervilio Luz em Florianopolis chamou a atencao a movimentacao dos tucanos nos ultimos dias . Avioes sao sempre agradaveis de ver voando. Vslru pela informacao.
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