A Aviação Militar não é fascinante apenas pelas suas aeronaves e as missões que cumprem em tempos de paz ou de guerra, controlando, defendendo e integrando territórios e céus, através de suas mais diversas funções e tarefas, seja na Caça, Ataque, Transporte, Reconhecimento, Asas Rotativas, Patrulha Marítima, Busca e Salvamento, Treinamento, dentre tantas outras. A ideia de utilizar símbolos para representar e identificar grupos ou exércitos no campo de batalha ganhou notoriedade na Idade Média e permanece sendo utilizada até os dias atuais. Inserida nas forças militares, a Aviação não é diferente, com as cores e formas dos Emblemas das Unidades Aéreas, estampando as fuselagens das aeronaves ou os trajes de voo das tripulações. Esses Distintivos ou Escudos e os elementos impressos em cada um deles, contam muito sobre a própria história dos Esquadrões ou as tarefas e atividades que realizam. Para tratar desse assunto pouco explorado e difundido, o site Aviação em Floripa preparou um conjunto de conteúdos, trazendo aos seus leitores, esse fantástico universo. Aqui você vai encontrar um guia atualizado, mostrando as Unidades Aéreas pertencentes aos três braços aéreos das Forças Armadas brasileiras, suas aeronaves, os Emblemas e seus significados, além de muitos detalhes e informações a respeito de cada uma delas, tudo reunido em infográficos exclusivos e individuais, além de outros componentes visuais especialmente elaborados para esta matéria. Boa leitura!
A Força Aérea Brasileira conta atualmente com 41 Unidades Aéreas integrando as suas diversas Aviações e distribuídas por todo o país, de acordo com o planejamento estratégico e os interesses do Alto-Comando da Instituição. Nesta primeira matéria, você vai conhecer, através de infográficos exclusivos, a estrutura atual, os Emblemas e Esquadrões de Caça da Força Aérea Brasileira.
A Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira é composta na atualidade, por nove Esquadrões Operacionais, sendo cinco deles chamados de "Primeira Linha", equipados com aeronaves F-5EM/FM Tiger II, A-1AM/BM e F-39E Gripen. Em complemento a estes, o 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação, é o responsável pela formação dos futuros Pilotos de Caça da FAB. Fechando o conjunto, estão os três Esquadrões que compõem o 3º Grupo de Aviação. Estas Unidades Aéreas, distribuídas em pontos estratégicos da fronteira "seca" brasileira, além da função de patrulhamento do espaço aéreo contra atividades ilegais, sobretudo contrabandos e tráfico de drogas, têm a importante tarefa de receber os Pilotos de Caça recém-formados em Natal/RN, fornecendo a eles a experiência inicial necessária para a progressão operacional na carreira dentro da Aviação de Caça. Conheça a partir de agora, em artes especialmente desenvolvidas para esta matéria, os Emblemas, seus significados, além de muitas outras informações e detalhes de cada um dos Esquadrões de Caça da Força Aérea Brasileira.
Esta matéria faz parte de uma série de conteúdos, através dos quais, o site Aviação em Floripa vai apresentar aos seus leitores, todas as Unidades Aéreas atualmente operacionais com a Força Aérea Brasileira, a Aviação Naval e a Aviação do Exército. A integração do nosso país pelas asas da FAB será o tema da próxima matéria, focada na Aviação de Transporte. Não perca!
9 comentários:
Parabéns. Trabalho bem completo.
Parabéns meu bruxo,te espero na ALA3 dia 12/10 pro tradicional Fumaça Já!!!
Parabéns, muito bom trabalho.
Bom dia, mais um belo trabalho de pesquisa com selo de qualidade "MARCELO". Parabéns. Obrigado.
Bem ilustrativo e muito conteúdo. Excelente.
Parabéns pelo belo trabalho que vc realiza!
Faltou publicar o 2º/5º G Av, com sede em Natal!
Parabéns pelo belíssimo trabalho. Agora com o 2/5 G Av no seu devido lugar.
Parabéns Marcelo excelente trabalho um abraço Nilton.
Postar um comentário