Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 27 de junho de 2023

Os Emblemas das Unidades Aéreas da Força Aérea Brasileira - Parte 1

 

A Aviação Militar não é fascinante apenas pelas suas aeronaves e as missões que elas realizam em tempos de paz ou de guerra, controlando, defendendo e integrando territórios e céus, através de suas mais diversas funções e tarefas, seja na Caça, Ataque, Transporte, Reconhecimento, Asas Rotativas, Patrulha Marítima, Busca e Salvamento, Treinamento, dentre tantas outras. A ideia de utilizar símbolos para representar e identificar grupos ou exércitos no campo de batalha ganhou notoriedade na Idade Média e permanece sendo utilizada até os dias atuais. Inserida nas forças militares, a Aviação não é diferente, com as cores, formas e significados dos Emblemas das Unidades Aéreas, estampando as fuselagens das aeronaves ou os trajes de voo das tripulações. Esses distintivos ou escudos e os elementos impressos em cada um deles, contam muito sobre a própria história de cada Esquadrão ou as missões que realizam. Para tratar desse assunto pouco explorado e difundido, o site Aviação em Floripa preparou uma série de conteúdos, trazendo aos seus leitores, esse fantástico universo. 

A Força Aérea Brasileira conta atualmente com 40 Unidades Aéreas integrando as suas diversas Aviações e distribuídos por todo o país, de acordo com o planejamento estratégico e os interesses do Alto-Comando da Instituição. Nesta primeira matéria, você vai conhecer, através de infográficos exclusivos, a estrutura atual e os Emblemas dos Esquadrões de Caça da Força Aérea Brasileira.



A Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira é composta na atualidade por nove Esquadrões Operacionais, sendo seis deles chamados de "Primeira Linha", equipados com aeronaves F-5EM/FM Tiger II, A-1AM/BM e os recém-implantados F-39E Gripen. Em complemento a estes, estão os três Esquadrões que compõem o 3º Grupo de Aviação. Essas Unidades Aéreas, distribuídas em pontos estratégicos da fronteira "seca" brasileira, além da função de patrulhamento do espaço aéreo contra atividades ilegais, sobretudo contrabandos e tráfico de drogas, têm a importante tarefa de receber os Pilotos de Caça recém-formados em Natal/RN, fornecendo a eles a experiência inicial necessária para a progressão operacional na carreira dentro da Aviação de Caça. Conheça a partir de agora, em artes especialmente desenvolvidas para estra matéria, os Emblemas, seus significados, além de muitas outras informações e detalhes de cada um dos Esquadrões de Caça da Força Aérea Brasileira.











Esta matéria faz parte de uma série de conteúdos, através dos quais, o site Aviação em Floripa vai apresentar aos seus leitores, todas as Unidades Aéreas atualmente operacionais com a Força Aérea Brasileira, a Aviação Naval e a Aviação do Exército. A integração do nosso país pelas asas da FAB será o tema da próxima matéria, focada na Aviação de Transporte. Não perca!


7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns. Trabalho bem completo.

VOZ NATIVA COMUNICAÇÕES disse...

Parabéns meu bruxo,te espero na ALA3 dia 12/10 pro tradicional Fumaça Já!!!

Anônimo disse...

Parabéns, muito bom trabalho.

Anônimo disse...

Bom dia, mais um belo trabalho de pesquisa com selo de qualidade "MARCELO". Parabéns. Obrigado.

sergio m. borba disse...

Bem ilustrativo e muito conteúdo. Excelente.

Biasus disse...

Parabéns pelo belo trabalho que vc realiza!

Biasus disse...

Faltou publicar o 2º/5º G Av, com sede em Natal!

Postar um comentário