Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Cargas "Made in USA"




O Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL) recebeu no início da tarde de hoje, 10 de agosto, o primeiro voo da mais recente rota aérea incorporada a sua malha de voos regulares, operado pela LATAM Cargo Brasil ligando a cidade de Miami nos Estados Unidos à capital catarinense. Com uma frequência semanal, sempre às segundas-feiras, será realizado por uma das aeronaves Boeing 767-300F da companhia aérea, colocando definitivamente Florianópolis no mercado internacional de cargas. Cabe ressaltar que o Aeroporto Hercílio Luz até então operava apenas um voo doméstico diário de cargas, realizado pela Total Linhas Aéreas em atendimento exclusivo à Rede Postal Noturna (RPN) dos Correios com seus clássicos Boeing 727-200 na Rota Florianópolis/ Curitiba/ Guarulhos/ Florianópolis. O voo de hoje recebeu o código LTG8487 e partiu do Aeroporto Internacional de Miami (MIA/KMIA) às 03:30h (Horário de Brasília) e decorridas quase dez horas em voo direto, pousou na capital catarinense trazendo uma carga em sua maioria de equipamentos eletrônicos.

Rota do voo LTG8487. Fonte: www.flightaware.com

A LATAM Cargo Brasil é uma subsidiária do Grupo LATAM e atualmente conta com três aeronaves Boeing 767-300F em seu acervo, com as matrículas PR-ABB (c/n 29981), PR-ABD (c/n 34245) e PR-ACO (c/n 35817), todas oriundas da ABSA Cargo, companhia aérea brasileira incorporada ao grupo em 2010. A aeronave que estreou as operações para a capital catarinense foi o Boeing 767 com a matrícula PR-ACO, ostentando ainda a pintura original da LATAM Cargo Brasil. Trata-se de um Boeing 767 da variante -346F (ER), tendo feito seu primeiro voo em 01 de setembro de 2007 e a princípio entregue para a Japan Airlines sob a matrícula JA632J. No início de 2011 passou a voar com as cores da mexicana MAS Air Cargo e com o registro N526LA. Finalmente, em outubro de 2014 a aeronave passou a utilizar a matrícula PR-ACO e foi integrada às operações do Grupo LATAM, ganhando a atual pintura, inicialmente operando sob o nome ABSA e em 2016 sendo definitivamente incorporada à LATAM Cargo Brasil.


Um momento marcante, o primeiro pouso da nova rota internacional de cargas.

Com uma série de melhorias feitas pela atual administração do Aeroporto nas áreas de logística, infra-estrutura,  equipamentos e capacitação de mão-de-obra, esta nova ligação aérea representa um marco e a concretização de um antigo anseio dos setores econômicos e industriais não apenas para a região da Grande Florianópolis mas para o Estado catarinense como um todo, uma vez que abre um extenso leque de possibilidades no que tange ao transporte de cargas, que até então eram desembarcadas em outros aeroportos fora do Estado e seguiam para Santa Catarina por via terrestre. As operações recentes de dois Boeing 747 cargueiros em apoio ao combate à COVID-19 comprovaram os investimentos realizados e a capacidade do aeroporto para o recebimento de aeronaves deste tipo, sedimentando o caminho para a chegada deste voo, que esperamos possa alavancar a vinda de outros mais, sem dúvidas um enorme incentivo para a economia catarinense e mais uma oportunidade para quem gosta de fotografar e observar aeronaves.

Como de costume, a aeronave recebeu a tradicional saudação reservada aos voos de estreia. Confira o vídeo.


Gostaríamos de agradecer à Assessoria de Comunicação Social da Floripa Airport por mais uma vez facilitar o acesso às dependências do Aeroporto, sobretudo ao terraço panorâmico para a realização das fotos aqui presentes, sem este apoio, esta matéria não teria sido possível.

0 comentários:

Postar um comentário