Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos e/ou vídeos especialmente escolhidos em nosso acervo analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação interessante a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Ocasionalmente, publicaremos uma destas imagens, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!
Nota Editorial: A partir desta edição, o título desta série de matérias passa a ser intitulado como "Uma imagem curiosa", por ter a possibilidade de conter vídeos, além de fotos.
Quem compareceu ao Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis em 1996 teve a oportunidade de presenciar uma demonstração memorável de um verdadeiro ícone da aviação militar brasileira. Estamos falando do saudoso Antônio Arthur Braga (1932-2003), mais conhecido como Coronel Braga, um dos pilotos que ajudou a popularizar e sedimentar o nome da Esquadrilha da Fumaça (na época voando com os lendários North American T-6), Unidade Aérea que integrou por 17 anos, cinco deles como comandante. Diga-se de passagem a relação entre o Cel. Braga e o T-6 excedeu todas as barreiras, tornando-se quase um sinônimo, inclusive, até os dias de hoje é seu o recorde de piloto mais voado neste modelo de aeronave, totalizando mais de dez mil horas de voo, marca impulsionada pelas suas inúmeras apresentações acrobáticas pelo Brasil afora.
North American T-6 e Beechcraft E18S (em primeiro plano), Circo Aéreo Ônix, Base Aérea de Florianópolis, Outubro de 1996.
Alguns minutos deste tempo de voo foram somados a sua caderneta aqui em Florianópolis em 1996. Mesmo não estando com seu Tango Romeo Bravo (PT-TRB), um North American T-6 pintado com as cores originais da Esquadrilha da Fumaça, dado a ele de presente em 1977, Braga "pegou emprestado" um dos T-6 do Circo Aéreo Ônix e proporcionou aos presentes uma demonstração acrobática de gala, não faltando seus famosos rasantes sobre a taxiway Charlie, uma verdadeira aula de arrojo e domínio da aeronave, a qual tenho a felicidade de compartilhar com nossos leitores através do vídeo abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário