Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos e/ou vídeos especialmente escolhidos em nosso acervo analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação interessante a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Ocasionalmente, publicaremos uma destas imagens, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!
Embraer A-29B Super Tucano, FAB 5923, Base Aérea de Florianópolis, Novembro de 2014.
Um A-29B Super Tucano peculiar esteve presente ao Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis na sua edição de 2014. A aeronave pertence ao Esquadrão de Formação de Ensaios em Voo (EFEV), vinculado ao Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), órgão por sua vez, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial (DCTA), localizado em São José dos Campos/SP. Este é um dos Super Tucano atualmente em uso com o IPEV, aeronave escolhida como sucessora do jato de treinamento AT-26 Xavante até então empregado na Unidade Aérea. Dadas as suas características de voo, no IPEV ele é utilizado no cumprimento de certos tipos missões afetas ao curso de formação dos futuros Pilotos de Testes e Engenheiros de Prova, entre elas, a execução de manobras chamadas de parafuso. Para tal a aeronave está equipada com um equipamento de medição na ponta da asa esquerda e diversos sensores (presos com fita) na base do estabilizador vertical e sobre os estabilizadores horizontais.
O Brasil é o único país do Hemisfério Sul com um Curso de Formação de Pilotos de Testes reconhecido internacionalmente. Além dele, apenas Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Índia possuem instituições com tal nível de excelência. Criado em 1986, o curso tem a finalidade de formar pilotos e engenheiros no planejamento, execução e gerenciamento de atividades de ensaio de voos, essenciais para o desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves ou sistemas embarcados. Com uma duração que pode variar de 44 a 70 semanas, o programa de atividades é altamente seletivo e exigente e são poucos aqueles que tem a honra de ostentar ao seu término, o codinome "Prova" (Pilotos) ou "Coringa" (Engenheiros). Além dos Super Tucanos, fazem parte do acervo do EFEV, outras aeronaves de asa fixa e rotativa, como por exemplo, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, H-60 Blackhawk, entre outras.
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