Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

CRUZEX 2024: Luz! Câmera! Aeronaves!!!

 

Encerrando os conteúdos referentes ao Exercício CRUZEX deste ano, apresentamos aos nossos leitores, uma reportagem fotográfica, trazendo uma compilação de imagens das aeronaves brasileiras e estrangeiras que estiveram presentes na Base Aérea de Natal (BANT), de 3 a 15 de novembro, no maior treinamento de guerra da América Latina. Além do Brasil, outros sete países, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal, trouxeram meios aéreos para a CRUZEX 2024. Para mais informações e detalhes sobre o Exercício, acesse ampla matéria publicada pelo site Aviação em Floripa. Basta clicar no banner abaixo.


Um total de 22 modelos diferentes de aeronaves, pertencentes a oito países, atuaram diretamente nas atividades e missões propostas na CRUZEX 2024. A Força Aérea Brasileira (FAB) participou com boa parte das suas principais Unidades Aéreas, envolvendo as Aviações de Caça, Transporte e Reconhecimento. Como suporte às operações aéreas, dois helicópteros H-36 Caracal pertencentes ao 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (Natal/RN) e um avião SC-105 Amazonas SAR, do 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (Campo Grande/MS), permaneceram em Alerta de Busca e Salvamento, durante todo o período do treinamento. O caça F-39E Gripen e o transporte multimissão KC-390 Millennium, debutaram nesta edição da CRUZEX e ambos tiveram destacada participação, comprovando a eficácia destes vetores na integração de forças em Operações Aéreas Compostas (COMAO), dentro de um cenário de guerra aérea com múltiplas aeronaves e ameaças. Em complemento a estas duas aeronaves, a FAB empregou também, os jatos de combate F-5 Tiger II e A-1, os turboélices de treinamento e ataque A-29 Super Tucano, o transporte C-105 Amazonas, além dos aviões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento E-99M e R-99. Fechando o componente nacional, a Marinha do Brasil pela segunda vez esteve presente no Exercício, representada por seus jatos AF-1 Falcão, utilizados na função de Ataque. A partir de agora, nossos leitores passam a acompanhar uma série de mosaicos exclusivos, contendo uma seleção de registros fotográficos especialmente escolhidos para esta matéria. Cada um deles, representa uma das aeronaves, brasileiras e estrangeiras,. que participaram da CRUZEX 2024. Todas as imagens são de autoria de Marcelo Lobo da Silva, Editor do site Aviação em Floripa.








Quanto aos demais países, os destaques ficaram com os Estados Unidos, que pela primeira vez trouxeram para um treinamento no Brasil, o caça F-15 Eagle, um ícone da Aviação Militar, além do novo avião de transporte e reabastecimento em voo, KC-46A Pegasus, baseado no jato comercial Boeing 767-200. Esta edição da CRUZEX também contou com as estreias de Portugal e Paraguai nas atividades aéreas. Até então, estes países haviam apenas participado como Observadores. A Força Aérea portuguesa esteve presente com um dos dois aviões de transporte multimissão C-390 Millennium, adquiridos da Embraer, de um total de cinco exemplares encomendados. Já o Paraguai, atuou com meios aéreos nas funções de Transporte e Ataque, por intermédio de um CASA C-212 Aviocar e três T-27 Tucano, respectivamente. Argentina, Chile, Colômbia e Peru, completaram o componente internacional. 












Não se pode falar em CRUZEX, sem citar a presença das pessoas dedicadas a observar ou registrar por meio de imagens, em fotos ou vídeos, a movimentação de aeronaves. Conhecidos como plane spotters, ou simplesmente spotters, a prática é bastante popular e amplamente difundida em todos os cantos do mundo, contando com milhões de adeptos. Seja dentro ou no entorno de Aeroportos, Aeroclubes, Bases Aéreas, em qualquer lugar onde acontecem pousos e decolagens ou mesmo abriguem esses fantásticos pássaros de metal, lá estará alguém, com uma câmera em mãos, de dia ou de noite, sob sol ou chuva, sempre pronto para registrar uma aeronave, uma matrícula diferente ou uma pintura especial. A atividade nasceu junto com a própria aviação, entretanto, ganhou força a partir da Segunda Guerra Mundial. Numa época em que a tecnologia dos radares ainda engatinhava, a observação dos aviões era essencial para o esforço de guerra. Munidos de binóculos, civis e militares se dedicavam à tarefa de fiscalizar os céus em busca de aviões inimigos, formando uma grande rede de vigilância. Fica aqui a homenagem do site Aviação em Floripa a todos que por paixão ou profissão, exercem essa fantástica atividade.


Com este conteúdo, o site Aviação em Floripa encerrou a cobertura da CRUZEX 2024. Foram quatro matérias relativas ao tema, duas delas, publicadas antes do treinamento, trazendo informações sobre todas as aeronaves e Unidades Aéreas participantes, abordando de forma separada, os representantes brasileiros e estrangeiros. Logo após o término da CRUZEX, lançamos uma extensa reportagem, com todos os detalhes do exercício e no quarto e último artigo, reunimos uma coleção de fotos de todas as aeronaves que estiveram diretamente envolvidas nas atividades aéreas.. Esperamos que este conjunto de matérias, tenha cumprido a missão de informar nosso público da melhor forma possível, a respeito desse grande treinamento. Esse é o principal compromisso do site, pautado sempre na produção de textos e conteúdos visuais autorais e exclusivos.. É também uma retribuição e um agradecimento à Força Aérea Brasileira, pela oportunidade dada ao site Aviação em Floripa, em poder acompanhar de perto, um dos maiores e mais importantes exercícios multinacionais do mundo. Por fim, informamos aos nossos leitores, que está sendo preparada uma matéria especial, para fechar com chave de ouro, o ano de 2024. Aguardem!!

11 comentários:

Anônimo disse...

Showw, fotos fantasticas!!

Angelo disse...

As fotos ficaram incriveis! Fechou o ano com chave de ouro!

Antonio Ricieri Biasus disse...

Excelente trabalho de divulgação do exercício. Parabéns!

Anônimo disse...

Exelente cobertura del ejercicio y buenas fotografías!!

sergio m. borba disse...

Belíssimas fotos, uma melhor que a outra, daria uma excelente fundo de tela para o PC.

VOZ NATIVA COMUNICAÇÕES disse...

Parabéns Marcelo,matou a pau!!!

Luciani Capistrano Duarte disse...

Trabalho maravilhoso do Marcelo Lobo! Trabalho de excelência! Parabéns, Marcelo e obrigada por nos presentear! 👏💐

Nilton disse...

Excelente matéria Marcelo você encerrou com chave de ouro a sua cobertura da Cruzex 2024 parabéns um abraço.

Anônimo disse...

Tenho orgulho porque um dos pilotos brasileiros que participou da Cruzex 24 foi o meu filho major aviador Milani.

Dylan Ten disse...

Excelente trabalhou! Muitas boas fotos amigo! Parabens

Asasmetalicas disse...

Parabenizo-o pelo trabalho de altíssimo nível , já classificando suas reportagens sobre a Cruzex como fonte de consulta. Parabéns!

Postar um comentário