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segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Coronel Camazano: o guardião da memória aeronáutica da FAB

 


No período em que estivemos em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, durante o Exercício CRUZEX, surgiu a oportunidade em fazer uma visita a um dos maiores e mais renomados Historiadores Aeronáuticos brasileiros, o Coronel Aviador Reformado (Cel Av Refm) Aparecido Camazano Alamino. Conhecer pessoalmente este grande pesquisador e entusiasta da História da Aviação Militar do nosso país, em especial da Força Aérea Brasileira (FAB), era uma pauta antiga do site Aviação em Floripa que, enfim, tornou-se realidade. O Coronel Camazano mantém em sua casa, um espaço dedicado em contar a sua trajetória pessoal de mais de três décadas servindo como Piloto Militar, preservando também, uma parte importante da história da própria FAB. Encerrando o ano editorial do site Aviação em Floripa com chave de ouro, brindamos nossos leitores com esta matéria especial, onde vamos trazer detalhes da carreira do Coronel Camazano, além de apresentar o Memorial que recebe o seu nome.


Nascido em 1950, em Catanduva/SP, localizada a cerca de 400 km da capital paulista, Aparecido Camazano Alamino é filho de pais espanhóis, que se conheceram após imigrarem para o Brasil. Com pouca idade, mudou-se com a família para a cidade de São Paulo, nos arredores do Campo de Marte, um dos aeroportos mais antigos do Brasil. Sua infância foi marcada pela constante presença dos aviões, principalmente os modelos militares, pois o local abrigava também instalações da Força Aérea Brasileira. A convivência diária com a aviação, ajudou a despertar no jovem Camazano, a vocação aeronáutica e por consequência, o desejo de seguir na carreira militar. O caminho trilhado rumo aos céus, começou em março de 1969, pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), situada em Barbacena/MG, Instituição de Ensino da FAB equivalente ao atual Ensino Médio e responsável pela introdução dos alunos à vida militar. O primeiro contato com um avião, aconteceu três anos depois, em 1972, no Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM), em Natal/RN, voando inicialmente o Aerotec T-23 Uirapuru e depois o jato Cessna T-37C, aeronaves responsáveis naquela época, por ministrar, respectivamente, as instruções de voo Primária/Básica e Avançada. Após o CFPM, foram mais três anos na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, complementando a sua formação com mais horas de voo, além da parte acadêmica, com diversas outras disciplinas técnicas.

Camazano mostra com orgulho, uma réplica em escala do T-23 Uirapuru, o primeiro avião que voou.

Camazano formou-se na AFA em dezembro de 1975 e no início do ano seguinte, como Aspirante à Oficial Aviador, retornou a Natal/RN para o estágio operacional no Centro de Aplicações Táticas e Recompletamento de Equipagens (CATRE), especializando-se como Piloto de Ataque. Ali teve contato com o jato de treinamento avançado Embraer AT-26 Xavante, avião que marcou seus anos iniciais de atividade na FAB. Dentre todas as aeronaves que voou ao longo do seu tempo de serviço, foi o Xavante que ganhou um lugar especial em seu coração, principalmente o AT-26 com a matrícula FAB 4554, voado por Camazano no período em que serviu no Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (4º EMRA), em Cumbica/SP, entre os anos de 1978 e 1980. Naquele tempo, havia uma grande quantidade desses jatos na FAB e a aeronave em questão, era pilotada exclusivamente por ele, tendo inclusive seu nome pintado na fuselagem. Em mais de três décadas dedicadas à Força Aérea Brasileira, foram 5 mil horas de voo, acumuladas em diversos modelos de aviões e helicópteros. Além dos já citados, operou os Bell H-13, Bell UH-1H, U/L-42 Regente, T-25 Universal, T-27 Tucano, U-7 Seneca, C-95 Bandeirante em todas as versões cargueiras, VC-97 Brasília e Learjet 35A (veja infográfico). Camazano serviu em diversos Esquadrões e Organizações Militares da FAB, exercendo também, importantes funções administrativas, destacando-se nesse quesito, como  Assistente do Ministro da Aeronáutica, em 1990, na época, o Tenente-Brigadeiro do Ar Sócrates da Costa Monteiro, além de um período de dois anos (1991-92) na Bolívia, atuando como Assessor Acadêmico junto ao Colégio Militar de Aviação da Força Aérea daquele país. Também foi Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG), entre os anos de 1999 e 2001, um dos últimos cargos que ocupou, antes de passar para a reserva, no posto de Coronel, em julho de 2003.

O infográfico acima mostra todas as aeronaves operacionais voadas por Camazano ao longo de sua carreira na Força Aérea Brasileira. Importante ressaltar que os modelos estão distribuídos de forma aleatória e não representam nenhuma linha do tempo ou ordem cronológica específica.

O AT-26 Xavante com a matrícula FAB 4554, avião que Camazano voava no 4ª EMRA.

Camazano nos tempos de Academia da Força Aérea, junto a um T-37C.

Desde o início da carreira como Oficial da Força Aérea, Camazano se preocupava em documentar e registrar tudo. Movido pela curiosidade em conhecer o significado das cores e símbolos utilizados pela Força Aérea Brasileira e, já naquela época, pelo sentimento da importância em salvaguardar a história da própria Instituição em que trabalhava, por onde passava, seja nas várias Organizações Militares em que serviu, nos deslocamentos pelo país cumprindo missões ou recebendo materiais de outras pessoas, ia colecionando objetos dos mais diversos tipos, que ajudavam a preservar a memória da FAB. Um dos acessórios que carregava consigo, era a máquina fotográfica, sempre pronta a registrar as aeronaves militares. Ao deixar o serviço ativo em 2003, Camazano fixou raízes em Natal e passou a dedicar-se em tempo integral às pesquisas aeronáuticas e à organização do seu vasto acervo sobre o tema. No escritório particular em sua residência, mantém uma biblioteca composta por inúmeras revistas e livros sobre Aviação Militar, dezenas de milhares de fotografias de papel e digitais, além de uma grande coleção de Emblemas, chamados de "bolachas", de todas as Organizações Militares da FAB e de Unidades da Marinha e do Exército, bem como de outros países, tudo catalogado e organizado de forma impecável.

Boletins do Ministério da Aeronáutica (BMA) de 1941 até 1982. Esses volumes registram todos os Atos, Portarias e documentos relacionados à Força Aérea Brasileira.


Álbuns fotográficos contendo imagens de diversos modelos de aeronaves militares brasileiras.

Coleção de Moedas Comemorativas.



Acervo de livros, coleções e revistas sobre Aviação.

Esses volumes guardam a grande coleção de "bolachas", divididos e organizados por cada uma das Aviações e suas diversas Unidades Aéreas, Organizações Militares da FAB, assim como Unidades da Marinha, Exército e de outros países.



O acervo de Camazano inclui não apenas os Emblemas atuais das Organizações Militares mas abrange toda a evolução histórica dos mesmos ao longo do tempo.

A coleção de "bolachas" contempla muitas raridades, como esse Emblema bordado da Primeira Ala de Defesa Aéreas (1ª ALADA), confeccionado na França, por ocasião da aquisição dos Mirage III para a FAB, no início da década de 70.

Com o objetivo de perpetuar sua trajetória na Força Aérea Brasileira, Camazano criou em sua casa, um Memorial que leva o seu nome, reunindo objetos que fizeram parte de sua história, além de prêmios, homenagens e condecorações recebidas ao longo da carreira. O espaço, oficialmente inaugurado em 25 de março de 2018, data do seu aniversário, reúne quadros com pinturas de todas as aeronaves voadas por ele, fardamentos, itens pessoais e muito mais. Com o tempo, sabendo do seu interesse por temas ligados à Aeronáutica e à Força Aérea Brasileira, passou a ganhar de outras pessoas, artigos diversos relacionados à aviação militar, dos quais alguns foram incorporados ao acervo. Camazano costuma receber a visita de amigos e convidados para uma boa prosa sobre seu tempo de serviço, suas experiências e as histórias e estórias da Força Aérea Brasileira, além de apresentar com muito orgulho, tudo que existe no local. Impossível para quem é apaixonado por aviação, não se encantar com seu entusiasmo, a organização e principalmente, com a quantidade de itens em exposição.

Vista da entrada do Memorial.


Como destaques na parede do Memorial, estão treze quadros nas dimensões de 40x60cm, retratando todos os modelos de aeronaves voadas por Camazano. As obras foram feitas utilizando-se a técnica de óleo sobre tela e são de autoria de Nélson Anaya, militar reformado da FAB e um dos maiores expoentes no Brasil em Arte de Aviação. Alguns dos quadros foram pintados pela filha de Camazano, Luciana, que é artista plástica e professora de música.

Em ordem cronológica, este quadro apresenta todas as Unidades Aéreas e Organizações Militares, nas quais Camazano serviu, durante sua carreira na Força Aérea Brasileira.


Brevês, Medalhas, Cadernetas de Voo e diversos outros itens que fizeram parte da carreira de Camazano na FAB, estão expostos por todo o Memorial. Destaque para o manche do jato AT-26 Xavante, sobre o balcão.

Coleção de canecas de todas as edições do Exercício CRUZEX.

Diplomas, prêmios e homenagens recebidas.

Livros de sua autoria publicados.

Estas prateleiras apresentam, de forma separada, todos os equipamentos que faziam parte do painel de instrumentos do AT-26 Xavante.

Em primeiro plano, o assento ejetável do AT-26 Xavante. Atrás, o último macacão de voo utilizado por Camazano e o seu capacete.

Camazano tem uma agenda bastante ocupada. Além de se dedicar às suas pesquisas pessoais, diariamente recebe pelo menos dois pedidos de informações, imagens de aeronaves ou emblemas, de profissionais de imprensa, estudantes acadêmicos ou interessados por aviação. Além disso, frequentemente é convidado a proferir palestras sobre a história da Força Aérea Brasileira aos alunos dos Cursos de Especialização Operacional das Aviações de Caça, Asas Rotativas e de Transporte, que todos os anos chegam à Base Aérea de Natal, oriundos da Academia da Força Aérea (AFA). Ele também contribui com a Revista Asas, sendo responsável pela "Coluna do Camazano", onde traz informações de bastidores da FAB, além de publicar em cada edição da revista, artigos sobre uma aeronave específica, utilizada pela FAB, Aviação Naval ou Aviação Militar, onde a sua história é abordada em detalhes, com fotos inéditas e desenhos em perfil, trazendo os diferentes padrões de pintura que utilizaram, ajudando dessa forma, os plastimodelistas brasileiros que, através de suas matérias, encontram uma fonte de consulta valiosa para a montagem dos modelos em escala. Camazano possui onze livros publicados e também é autor de três opúsculos editados pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). Além disso, participou de inúmeras obras de outros pesquisadores, fornecendo fotos ou consultoria técnica. A qualidade do seu trabalho pode ser medida pela conquista de três Prêmios Santos-Dumont de Jornalismo, promovido pelo INCAER, recebidos por monografias na categoria "História da Aviação".

Um exemplo de pesquisa histórica detalhada, mostrando todos os Esquadrões de Patrulha dos Estados Unidos que atuaram em Natal, durante a Segunda Guerra Mundial.

Como reconhecimento por todo o seu trabalho em prol da divulgação da aviação, em 2016, Camazano passou a integrar o seleto grupo de Conselheiros do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), vinculado à FAB e o principal organismo do país dedicado a preservar a história da Força Aérea Brasileira. Recentemente finalizou um minucioso estudo que resultou na confecção de um banner, contendo uma linha do tempo com todas as Unidades Aéreas, Emblemas e aeronaves dos Estados Unidos que atuaram em Natal/RN, durante a Segunda Guerra Mundial. Para este Editor, é uma honra e motivo de grande satisfação partilhar de sua amizade e poder contar com o auxílio deste grande historiador e pesquisador aeronáutico em diversas reportagens especiais publicadas pelo site Aviação em Floripa. Esta matéria que você acabou de ler, é um tributo e uma homenagem a esta pessoa, que serviu com grande distinção e entusiasmo à Força Aérea Brasileira e se dedica em tempo integral à preservação e divulgação de sua rica história. Este conteúdo é também uma oportunidade para que nossos leitores possam conhecer um pouco de sua vida e obra, sintetizadas em seu Memorial. Não poderíamos encerrar de forma melhor, o ano editorial do site.

22 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria e excelente ideia em compartilhar a história e o amor do Cel. Camazano pela Aviação.

Anônimo disse...

Parabéns Marcelo. O Camazano merece esta belíssima homenagem e reconhecimento de décadas dedicadas a nossa gloriosa Força Aérea Brasileira.

Anônimo disse...

Incrível o acervo... Parabéns pela matéria meu caro

Antonio Ricieri Biasus disse...

Camazano é um profundo conhecedor da História Militar e da FAB. Parabéns por divulgar o seu trabalho.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu artigo sobre o Cel Camazano, realmente um ícone em se tratando de história da Força Aérea Brasileira.

Anônimo disse...

Parabéns ao Coronel Camazano que devido a sua cultura aeronáutica foi eleito como Conselheiro do INCAER.

Anônimo disse...

Obrigado Camazano .Tive o prazer de conhecer seu maravilhoso acervo , faz algum tempo .
Com certeza hoje deve estar lmuito mais rico .
Parabéns e um grande abraço.

sergio m. borba disse...

Essa viagem a Natal, rendeu frutos. Excelente reportagem e o acervo particular é show.

Ivo Camanzano disse...

Parabéns pela matéria e em especial ao Cel Camazano, que através de seu acervo e obras fazem o passado ganhar vida com narrativas que enriquecem nossas vidas.

Jota A disse...

Tive a honra e o prazer de servir no 4⁠º EMRA junto ao lado do na época o jovem Ten Av CAMAZANO. Cheguei em 1978 (ele chegou tbm no mesmo ano), e fui embora em 1981, quando o 4o EMRA estava em processo inicial de desativação. Quem diria que ele se tornaria um grande e respeitado historiador e conselheiro do INCAER, essa importante unidade da FAB que resgata e guarda a história da FAB, com certeza com a ajuda importantíssima do Coronel Aviador CAMAZANO. E que belo acervo pessoal ele tem. Sucesso e boa sorte Coronel. Câmbio!

Nilton disse...

Parabéns Marcelo excelente matéria o acervo e conhecimento do Coronel Camazano a respeito da Aviação Militar Brasileira é fantástico.

Marcelo Borges disse...

Sensacional a matéria sobre o Cel Camazano, mostra bem a relevância dele na preservação de nossa história aeronáutica. Parabéns e abraços para ele e vc, do Marcelo Borges - Projeto Cultural Gallopin Ghost.

Jeber disse...

Parabéns Marcelo! Excelente Materia! Tu é fera! Grande abraço

Rafael Pinheiro Machado disse...

Parabéns ao Coronel Camazano pela sua obra e também ao repórter pela matéria.

Mabelly Borges disse...

Parabéns pela matéria, foi fidedigna em tudo! Parabéns ao meu querido tio Camazano por todo seu empenho e dedicação, muito louvável! 👏🏼👏🏼👏🏼

Marcel Goggin disse...

Simplesmente espetacular. Impressionante o nível de detalhes.
Altamente profissional.
Meus sinceros parabéns, Camazano!

Silva Dias 69-006 disse...

É com orgulho que vejo um colega da Turma “Taca Fogo”, da EPCAR, dos idos de 1969, marcar tão bem sua passagem pela Força Aérea Brasileira. Parabéns pela dedicação e excelente trabalho. Silva Dias 69-006

David Branco Filho disse...

Que belíssimo acervo! Acompanho o Cel Camazano e seus excelentes artigos sobre aviação militar brasileira desde meus tempos de cadete da aeronáutica, nos anos 1980. Parabéns pelo belo trabalho!

Anônimo disse...

Excelente e justa homenagem ao Guardião da memória da FAB! A sua meticulosa pesquisa, organização e acervo certamente o fazem o guardião número um. Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Camazano, aceite os meus sinceros cumprimentos por essa tua tão especial dedicação. Você é eu Fomos contemporâneos em Cumbica, enquanto você servia no 4° EMRA, eu estava no Esquadrão POKER, o 1°/10° GAv.
Meus cordiais cumprimentos.

A. Nodari.

Anônimo disse...

SILVA DIAS, ENTRE EM CONTATO COMIGO. EANES MELO. MORAMOS NA ADOLESCÊNCIA NA MESMA RUA. ARGEMIRO HUNGRIA MACHADO. GUADALUPE/RJ. ZAP. 87.9.8829.4930. TAMBÉM SERVI A FAB. 1969/1977. DIRAP. M.AER.

Osmar Antônio Gaddo disse...

Parabéns caro amigo e colega fabiano CAMAZANO.
Excelente acervo material e imaterial.
Um abraço.

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