Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

CRUZEX 2024: Os visitantes

 

Entre os dias 3 e 15 de novembro, os céus do Rio Grande do Norte serão palco do maior treinamento de guerra aérea da América Latina, o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), reunindo nesta edição, 16 países, mais de 3.000 militares e cerca de 50 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras. O site Aviação em Floripa estará pela primeira vez na Base Aérea de Natal, acompanhando todas as atividades de perto e apresenta de forma antecipada aos seus leitores, em dois artigos, as aeronaves que estarão atuando diretamente no Exercício. Além do Brasil, sete outras Forças Aéreas participarão do treinamento com seus meios aéreos. Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal, estarão presentes com aeronaves de Caça, Ataque, Transporte e Reabastecimento em Voo. Nesta primeira parte, você vai conhecer, através de informações e conteúdos visuais exclusivos, os aviões das Forças Aéreas estrangeiras na CRUZEX 2024, além do histórico de participações de países e aeronaves. Boa leitura!



A Força Aérea Argentina (FAA) estará participando pela quarta vez da CRUZEX. Ausente desde 2006, nesta edição, os "hermanos" se farão presentes com os jatos de fabricação nacional IA-63 Pampa III Bloco II, versão mais recente da aeronave de dois lugares, utilizada para Treinamento Avançado e Ataque Leve, marcando sua estreia no treinamento. Atualmente a FAA opera com cerca de 20 Pampa nas variantes "II" (IV Brigada Aérea, em El Plumerillo, Mendoza) e "III" (VI e X Brigadas Aéreas), sediadas respectivamente em Tandil (Província de Buenos Aires) e Rio Gallegos (Província de Santa Cruz), no extremo sul do país. Tudo indica que serão aeronaves da VI Brigada Aérea que estarão em Natal. Cabe ressaltar que esta Unidade Aérea foi a escolhida para receber os caças F-16A/B recentemente comprados da Dinamarca. Outra aeronave que participará do Exercício, será o quadrimotor KC-130H Hércules, operado pelo I Grupo de Transporte Aéreo da I Brigada Aérea, sediado na Base Aérea de El Palomar (Buenos Aires). Estes aviões são utilizados nas funções de Transporte e Reabastecimento em Voo e passaram a pouco tempo por uma ampla modernização. A FAA conta com dois KC-130 na frota, matriculados como TC-69 e TC-70. Com relação aos caças A-4AR Fighting Hawk, sempre uma presença aguardada na CRUZEX, apesar de aparecerem na primeira listagem de aeronaves participantes, divulgada no início do ano, não estarão no treinamento.


O Chile, ao lado da França. são os países com mais participações na CRUZEX (veja infográficos no final da matéria). Nesta edição, a Fuerza Aérea de Chile (FACh), virá com os caças F-16C/D Viper Bloco 50, alocados ao Grupo de Aviação nº 3, junto à Primeira Brigada Aérea em Iquique, no extremo norte do país, próximo à fronteira com a Bolívia. Essas aeronaves, foram adquiridas novas de fábrica em 2002, totalizando 10 exemplares, sendo 7 do modelo monoposto (F-16C, matriculados de 850 a 856) e três bipostos (F-16D, numerados de 857 a 859). Complementando esses aviões, estão os 36 F-16AM/BM Fighting Falcon Bloco 15/20 adquiridos da Holanda em dois lotes, nos anos de 2007 e 2011. Recentemente foi anunciada a modernização dos caças chilenos, elevando toda a frota para o mesmo padrão. A FACh também trabalha na aquisição de pelo menos oito exemplares adicionais de F-16C/D. Esta será a segunda vez que o Chile trará seus F-16 mais modernos e capazes para o Exercício. A outra oportunidade havia acontecido na edição de 2010. Além dos F-16, a Força Aérea chilena participará da CRUZEX com o KC-135E Stratotanker, aeronave baseada no icônico Boeing 707 e utilizada nas tarefas de Transporte e Reabastecimento em Voo. A FAch adquiriu três KC-135 em 2009, registrados com as matrículas 981 a 983. Todos são operados pelo Grupo de Aviação nº 10, subordinado à II Brigada Aérea, com sede na Base Aérea de Pudahiel, localizada junto ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, capital do país.


A Fuerza Aérea Colombiana (FAC) participará da CRUZEX com uma aeronave Boeing 767 MMTT (Multi Mission Tanker Transport), batizada localmente de "Júpiter", utilizada para missões de Transporte e Reabastecimento em Voo. Apenas um avião desse modelo integra a frota da FAC, com a matrícula FAC 1202. Ele é operado pelo Grupo de Transporte Aéreo 81, localizado na Base Aérea de El Dorado, em Bogotá e subordinada ao Comando Aéreo de Transporte Militar (CATAM). A Unidade Aérea emprega, além do KC-767, uma diversidade de outros tipos de aeronaves de transporte. O KC-767 foi recebido em 2010 e é capaz de transportar 210 passageiros, 40 a 50 toneladas de carga, além da capacidade de reabastecer outras aeronaves em voo. Esta será a segunda participação da Colômbia na CRUZEX (a outra foi em 2013). Havia uma expectativa pela presença dos caças Kfir no treinamento, mas essa possibilidade acabou não se confirmando.


Estreando na CRUZEX, a Força Aérea Portuguesa será a representante europeia no treinamento, que em edições passadas já contou com a presença da França. A Unidade Aérea participante é a Esquadra 506, conhecida como "Rinocerontes" e sediada na Base Aérea nº 11, em Beja, no sul do país. O vetor empregado pela Unidade é o avião de transporte C-390 Millennium, fabricado pela brasileira Embraer, do qual Portugal adquiriu cinco exemplares, com dois deles já entregues e em atividade. A Esquadra 506 é recente, foi criada em 20 de maio de 2023, especialmente para operar o C-390. Embora o rinoceronte não seja um animal da fauna portuguesa, a escolha como símbolo, se traduziu pelo seu grande porte, força e resistência, tal qual a aeronave utilizada pela Unidade Aérea. Existe também uma ligação histórica, pois em 1515, um rinoceronte foi dado de presente à corte portuguesa pelo Vice-Rei da Índia. O lema da Esquadra 506, "Só pode o que impossível parecia", faz referência a uma passagem da obra "Os Lusíadas", de Luís de Camões (1524-1580), poeta português, um dos maiores ícones da literatura mundial de todos os tempos.


A outra estreante do Exercício CRUZEX é a Força Aérea Paraguaia (FAP). O país estará representado por aeronaves T-27 Tucano e CASA C-212 Aviocar. A aviação de combate da FAP está concentrada no Grupo Aerotático (GAT). A Unidade que no passado já foi composta por três Esquadrões, atualmente opera apenas com um deles, o 3º Esquadrão de Caça, equipado com os turboélices de fabricação brasileira Embraer T-27 Tucano. A Unidade atende pelo nome de "Moros", a mais aguerrida das tribos guaranis, conhecida por defender com ferocidade e determinação, o seu território. A Unidade Aérea encontra-se sediada na capital, Assunção, na Base Aérea de Ñu Guasu (Campo Grande, no idioma guarani), localizada nas dependências do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi. Cabe ressaltar que, recentemente foi anunciada pelo Paraguai, a compra de seis turboélices Embraer EMB-314 Super Tucano. Além dos T-27 Tucano, a aeronave de transporte CASA C-212-400 Aviocar também estará presente nos céus de Natal. O avião, de fabricação espanhola, é um bimotor turboélice, dotado de rampa traseira e capacidade para transportar 18 passageiros, 16 paraquedistas equipados ou cerca de 2 toneladas de carga. Os CASA C-212 da FAP estão alocados ao Grupo de Transporte Aéreo (GTA), dividindo espaço na mesma Base Aérea que abriga os T-27 Tucano.


Fechando a participação das Forças Aéreas sul-americanas, o Peru estará presente pela segunda vez no Exercício CRUZEX. Em 2018, o país trouxe os supersônicos Mirage 2000P/DP e os jatos de ataque A-37B Dragonfly. Dessa vez, a Fuerza Aérea del Peru (FAP), estará representada pelas aeronaves KA-1P Woongbi e KC-130H Hércules. O Woongbi é um avião turboélice de Treinamento e Ataque Leve, fabricado na Coreia do Sul. Desde 2015, o Peru utiliza (de acordo com dados da revista Flight International em sua edição "World Air Forces 2024"), 20 exemplares do avião, chamado localmente de "Torito", em duas versões, KT-1P (para treinamento) e KA-1P (destinado para missões de ataque leve). Os primeiros ficam sediados na Escuela de Formación de Pilotos nº 51, na Base Aérea "Capitán Renan Elias Oliveira", em Pisco. Por sua vez, os KA-1P, encontram-se alocados na Base Aérea "Capitán Concha", em Piura, norte do país, na fronteira com o Equador, operando com o Grupo Aéreo nº 7, Unidade Aérea de onde devem vir os aviões para o treinamento no Brasil. Um dos dois KC-130H Hércules adquiridos da Espanha e recebidos no início de 2021, também estará na CRUZEX. Voando com as matrículas 393 e 396, estes aviões integram o Escuadrón de Transporte 842 e são empregados em tarefas de Transporte e Reabastecimento em Voo, a partir da Base Aérea "Jorge Chavez", localizada junto ao Aeroporto Internacional de Lima.


Da América do Norte, pela primeira vez participando do treinamento, estarão os caças F-15C/D Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Os aviões pertencem à 159ª Ala de Caças (159th Fighter Wing), Unidade da Guarda Aérea Nacional (ANG), sediada na Base Aérea Naval Conjunta de Reserva (NAS JRB) de Nova Orleans, no Estado da Louisiana. Criada durante a década de 40, a Unidade Aérea participou ativamente da Segunda Guerra Mundial e de todos os conflitos posteriores com o envolvimento dos Estados Unidos, incluindo ações na guerra global contra o terrorismo. Ao longo de sua história voou com os principais caças norte-americanos, como o F-86 Sabre, F-100 Super Sabre, F-102 Delta Dagger, F-4 Phantom II e o F-15 Eagle. A Unidade Aérea é conhecida pelo nome de "Bayou Militia", denominação que tem raízes históricas com a Guerra da Secessão (1861-1865). Sua missão primária é a Defesa Aérea da Louisiana e da costa do Golfo do México. O Exercício CRUZEX também contemplará a presença do KC-46A Pegasus. Estreante no treinamento, a nova aeronave de Transporte e Reabastecimento em Voo da USAF, é baseada no jato comercial Boeing 767. Escolhido após um longo e turbulento processo de seleção, o KC-46 será o substituto do veterano KC-135 Stratotanker. A primeira aeronave, de uma encomenda inicial de 179 exemplares (todos novos de fábrica), entrou em serviço em 2019 e atualmente, conta com cerca de 50 unidades em serviço. Até a publicação desta matéria, não foi possível verificar a localização ou a Unidade Aérea a qual pertence o KC-46A que estará participando do treinamento.





3 comentários:

sergio m. borba disse...

Reparei que a Cruzex no inicio era de 2 em 2 anos, depois intervalo de 3 anos, depois aumentou para 5 anos e agora 6 anos. No inicio anunciaram que a colômbia viria de Kfir, pena que não vem. Estou curioso para saber a quantidade de aeronaves que cada pais enviará.

Anônimo disse...

Matéria excelente. Show de conteúdo.

Anônimo disse...

Boa noite,

Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho. Muitas revistas de aviação (pagas) não fazem o mesmo esforço de pesquisa que você, que compartilha essas informações sem fins lucrativos, fez para essa matéria.

Para contribuir um pouco, gostaria de sugerir duas correções:

Em relação à Cruzex 2013, o site Geografia da FAB (https://www.geografiadafab.com/2022/04/franca.html e https://www.geografiadafab.com/2022/04/venezuela.html) e o Spotter (http://www.spotter.com.br/cruzex/cruzex_2013.htm) não creditam a participação da França, mas sim da Venezuela.

Postar um comentário