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sábado, 28 de setembro de 2024

Gripen is on the air!! O diário de missão do FAB 4108

 

Decolou na tarde da última quinta-feira (26/9) do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes/SC mais um caça F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira. Seu destino, a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), Unidade Aérea escolhida como a primeira operadora do avião. No momento em que o FAB 4108 tocou a pista de sua nova casa, encerrou-se mais uma operação de entrega dessas aeronaves, uma incrível jornada por mar, terra e ar que temos a satisfação em apresentar aos nossos leitores, em mais uma matéria inédita do site Aviação em Floripa, trazendo muitas informações e imagens exclusivas. Para esta cobertura, mais uma vez contamos com a participação do amigo e colaborador, Ângelo dos Santos Melo, que gentilmente cedeu algumas de suas fotos. Da mesma forma, complementando o conteúdo visual e informativo da matéria, estão disponíveis os links para os vídeos produzidos pelo amigo Leandro Silva, referentes ao traslado e à decolagem do FAB 4108. Boa leitura!!

Com o recebimento deste avião, a Força Aérea Brasileira passou a contar com oito F-39E Gripen de série em operação, todos até o momento, em atividade com o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). Além destes, encontra-se em território brasileiro o FAB 4100, o primeiro a chegar, em setembro de 2020, utilizado como modelo de testes e desenvolvimento junto ao Centro de Testes em Voo (GFTC, Gripen Flight Test Center) e ao Centro de Projetos e Desenvolvimento (GDDN, Gripen Design Development Network), ambos sediados em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Acompanhe a partir de agora, através de artes e tabelas exclusivas, especialmente criadas para esta matéria, o diário de missão do FAB 4108, desde sua saída da Suécia até ganhar os céus brasileiros pela primeira vez.

Os caças Gripen E, não apenas para a FAB, mas também para a Força Aérea da Suécia são construídos na cidade de Linköping, onde ficam as instalações da Saab, a fabricante do avião. A única exceção a essa regra, são os F-39E que estão sendo produzidos na planta industrial da Embraer, em Gavião Peixoto, de onde vão sair 15 dos 28 Gripen monopostos encomendados pela FAB. Importante dizer que, caso novos exemplares desta versão sejam adquiridos futuramente, estes também serão construídos no Brasil. Concluída a etapa de montagem na fábrica da Saab e após a realização de testes, o avião está apto para ser entregue ao seu usuário final. No caso do Brasil, a forma de recebimento dessas aeronaves é feita por via marítima, muito mais econômica e segura do que trazer os aviões voando ou desmontados a bordo de um avião cargueiro. O porto aonde acontece o embarque, fica em Norrköping, distante a apenas 50 km de Linköping. São poucos minutos de voo entre os dois aeroportos. De lá, os aviões são transportados pelas ruas da cidade, em um trajeto curto, até a instalação portuária. Os navios utilizados são especialmente contratados para a operação, trazendo a bordo, somente o avião e seu material de apoio.



Todas as fotos: Marcelo Lobo da Silva/Aviação em Floripa



Todas as fotos: Marcelo Lobo da Silva/Aviação em Floripa






Após a entrada no aeroporto, iniciou-se a fase final de preparação do FAB 4108 visando a sua decolagem. Essa etapa levou de 2 a 3 dias, tempo necessário para a instalação do assento ejetável e do kit de sobrevivência, além da verificação de todos os sistemas da aeronave e abastecimento. O dia 26 de setembro marcou a despedida do Gripen de Navegantes. Antes da decolagem porém, foi realizado um teste de giro de motor. O procedimento é importante e consiste no acionamento e taxiamento do avião até uma das cabeceiras da pista, com o objetivo de aferir se tudo está em pleno funcionamento, afinal de contas, a aeronave ficou três semanas sem voar ou sequer ser acionada. É um teste rápido, que leva poucos minutos e que serve também como uma simulação da decolagem. Ao chegar no final da pista, o piloto por alguns instantes, dá plena potência no motor e na sequência retorna para o pátio. Após uma rápida reunião entre os técnicos da Saab e os militares da FAB, se tudo está em perfeito funcionamento para um voo seguro até Anápolis, são realizados os procedimentos para a decolagem. Acompanhe abaixo, uma arte especialmente criada para esta matéria, mostrando os locais por onde o FAB 4108 passou, após sua entrada no Aeroporto, além das imagens do teste de motor e da decolagem.







Sempre que uma operação de entrega dessas é finalizada, surge o comentário que foi a última vez que a logística passou por Navegantes. Essa situação já aconteceu no passado e agora, com a chegada do FAB 4108, novamente os rumores se repetiram. Entretanto, de acordo com o estabelecido em contrato, ainda restam quatro F-39E Gripen a serem fabricados na Saab e enviados ao Brasil. Sendo assim, é possível afirmar que, pelo menos mais duas vezes, teremos a cidade catarinense como a porta de entrada dos aviões no Brasil. Outro aspecto interessante, diz respeito aos exemplares bipostos, que estão sendo desenvolvidos e construídos na Suécia, com o voo inaugural do protótipo, previsto para o ano que vem. Ainda é desconhecida fora dos meios oficiais, como será a forma de entrega dessa variante, porém, se a opção recair sobre o transporte por via marítima, a possibilidade que as aeronaves de dois assentos passem por Navegantes é quase certa.

O futuro próximo reserva momentos marcantes para os F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira. Em novembro acontecerá em Natal/RN, o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), um grande treinamento multinacional, organizado pela FAB, envolvendo a participação de diversos países. Será a estreia do F-39 em exercícios operacionais e a primeira vez em que os aviões brasileiros serão colocados à prova contra aeronaves de caça de outras forças aéreas. Além disso, a CRUZEX servirá como um laboratório, onde serão testadas e validadas táticas e doutrinas de emprego para o Gripen, principalmente na arena de combate BVR (Beyond Visual Range, ou Além do Alcance Visual), na qual os aviões se enfrentam sem ter contato visual, valendo-se dos seus sensores e armamentos. A expectativa é muito grande e desde já, os pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), a Unidade Aérea que opera o modelo, vêm se preparando com dedicação para o treinamento. Com a chegada de mais exemplares e a formação de novos pilotos, é esperado para o ano de 2025, um novo marco operacional no processo de implantação do Gripen na FAB, que é o alcance da Capacidade Inicial de Combate (IOC, do inglês Initial Operational Capability). Quando isso acontecer, os F-39 Gripen começarão a realizar o Alerta de Defesa Aérea (ALEDA), na Base Aérea de Anápolis e efetivamente passarão a cumprir uma das missões para as quais são destinados, que é a defesa do espaço aéreo brasileiro. 

O Programa Gripen também tem boas perspectivas para 2025. Ano que vem, o primeiro F-39E Gripen produzido no Brasil fará o seu primeiro voo e na sequência será incorporado à FAB. Da mesma forma, em Linköping, na Suécia, o exemplar biposto, designado como F-39F Gripen, atualmente em fase final de construção, também fará seu voo inaugural e iniciará as etapas de testes e certificações. Com o reforço da linha de produção brasileira, espera-se que mais unidades do caça entrem em operação, abrindo também a possibilidade de que uma segunda Unidade Aérea da FAB passe a operar com o F-39 Gripen. Conforme comentado pelo site Aviação em Floripa, em matéria publicada no dia 2 de setembro (clique nesse link para acessá-la), a aquisição de mais exemplares do caça e/ou a compra de um segundo vetor de combate para substituir a curto prazo a frota de A-1 e F-5EM/FM, que se aproximam do fim de suas vidas úteis, permanece no horizonte de possibilidades.


10 comentários:

Jeber disse...

Matéria sensacional! Parabéns Marcelo!

Jornalista Roberto Caiafa disse...

O mais completo trabalho autoral sobre a chegada do FAB 4108. E C Lente

Pablo disse...

Excelente cobertura. Fotos sensacionais. Parabéns aos envolvidos.

sergio m. borba disse...

Muita boa a sua cobertura, conseguiu até o nome do piloto.

Anônimo disse...

Parabéns Marcelo pela excelente matéria e cobertura sou seu fã gostaria de saber se você tem as fotos das cenas da tragédia do boeing 727 Transbrasil morro do Ratones onde eu fiz parte do resgate dos sobrevivente e dos corpos na retirada pelo helicóptero SAR

Aviação em Floripa disse...

Obrigado pelo retorno. Não tenho fotos desse acidente.

Angelo disse...

Parabéns Marcelo, a qualidade da materia reflete o esforço despendido para possibilitar essa cobertura exclusiva!

Anônimo disse...

Ótima e espetacular a matéria, como sempre. Parabéns, Marcelo.

Anônimo disse...

Parabéns Marcelo pela reportagem. Acompanhar a aviação militar no Brasil é para poucos.

Anônimo disse...

Parabéns pela excelente cobertura!

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