Agora é oficial! Está em curso mais uma operação de entrega de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). Em primeira mão e com absoluta exclusividade, o site Aviação em Floripa informa aos seus leitores que no final da manhã desta segunda-feira (2/9), pelo Horário de Brasília, o navio de bandeira holandesa MV "Heerengracht" partiu do porto sueco de Norrköping, revelando o seu destino, a cidade de Navegantes, localizada no litoral norte de Santa Catarina. A partir deste momento, serão cerca de três semanas de navegação, necessárias para vencer os quase 12 mil quilômetros que separam as duas instalações portuárias. De acordo com os sites de monitoramento, a data estimada de chegada a Navegantes está marcada para 23 de setembro.
Momento em que o navio deixava o porto de Norrköping. No destaque, o destino e a data estimada de chegada em Navegantes/SC. Fonte: Marine Traffic
Nota Editorial: Desde o dia 23 de agosto, quando começavam a surgir rumores sobre a chegada de mais um F-39 Gripen para a FAB, o site Aviação em Floripa já vinha monitorando o navio, muito antes da sua atracação no porto de Norrköping. A embarcação chamou a atenção por ter o perfil e a tonelagem similares às outras utilizadas nas operações de entrega, além de pertencer à Companhia de Navegação contratada para três das cinco remessas anteriores. Entretanto, o compromisso com nosso público é pautado em responsabilidade, confiabilidade e qualidade nos conteúdos publicados. Baseado nesses princípios, aguardamos a confirmação do porto de destino, para somente então, divulgar a informação. Nessa matéria, você vai encontrar ainda, uma série de outros detalhes e assuntos complementares a respeito da operação. Boa leitura!
O navio chegou em Norrköping, na Suécia, na tarde de sexta-feira, 30 de agosto (pelo horário local), após ficar 1 semana fundeado próximo ao porto, aguardando o momento para atracar. Fonte da imagem: Marine Traffic
O círculo vermelho marca a posição de atracação do navio e o retângulo vermelho, a localização do Aeroporto de Norrköping. A proximidade entre as duas instalações é fundamental para a operação. Do Aeroporto, o avião é rebocado pelas ruas, até o porto, para então, ser embarcado. Fonte da imagem: Vessel Finder
O navio utilizado para esta operação é o MV (Motor Vessel) "Heerengracht", de bandeira holandesa e pertencente à Companhia de Navegação Spliethoff. A embarcação foi construída em 2009, tem 138 metros de comprimento e 21 metros de boca (largura). A capacidade de transporte é para quase 10 mil toneladas, que podem vir nos porões internos ou sobre o deque. Existem também duas gruas, posicionadas do lado direito (a boreste), para auxiliar na retirada das cargas. Como curiosidade, todos os navios da empresa são batizados com nomes de canais (cursos d'água) holandeses, chamados de "gracht", no idioma local. As características da embarcação são muito semelhantes aos outros navios fretados pela Saab nas remessas anteriores (veja infográfico mais adiante). Esta é a quarta vez que a Spliethoff é contratada para trazer os caças da Suécia até o Brasil. Cabe ressaltar que todas essas operações são exclusivas, ou seja, a bordo vem apenas o avião e os equipamentos de apoio.
MV Heerengracht. Foto: Marine Traffic
Por enquanto não é possível confirmar a quantidade de caças a bordo (uma ou duas unidades). Porém, tudo indica que, similar à última entrega, seja apenas um exemplar, provavelmente com a matrícula FAB 4108. Recentemente a Saab, fabricante do avião, implementou um refinamento aerodinâmico nas asas e canards do F-39 Gripen, resultando em mudanças no tamanho e formato dos bordos de fuga destas estruturas, visando um melhor desempenho em voo. Muito se especula se a aeronave em transporte está vindo com a novidade, entretanto, como toda a operação é cercada de grande sigilo, somente após a chegada e o desembarque, é que teremos essa comprovação. A princípio, esse avião deverá ser entregue com o modelo anterior de asa, mas ainda é prematuro afirmar isso. Importante dizer que todas as aeronaves que já encontram-se em operação com a FAB, receberão futuramente esses aperfeiçoamentos, padronizando a frota. A expectativa é que os próximos exemplares já saiam da fábrica da Saab em Linköping, com as novas superfícies. A previsão é que outra remessa de caças F-39 Gripen para a FAB ocorra durante o primeiro semestre do ano que vem
Esta é a sexta operação de entrega de caças F-39 Gripen para a FAB. Até o momento, oito aviões encontram-se em território brasileiro, todos da versão F-39E (momoposto), para um tripulante. Um deles, o FAB 4100, o primeiro a ser recebido, em setembro de 2020, é utilizado pela Saab e Embraer, como exemplar de testes e desenvolvimento junto ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto/SP. Os demais, estão em atividade com o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), em Anápolis/GO, escolhido para ser o primeiro Esquadrão da Força Aérea Brasileira a operar o caça. No total, a FAB adquiriu 36 aeronaves, sendo 28 da versão de assento único e mais 8, para treinamento e conversão operacional, designadas como F-39F, desenvolvida exclusivamente para o Brasil. Essa variante, está sendo produzida integralmente na Suécia. No momento, o protótipo encontra-se em estágio avançado de construção, com seu voo inaugural previsto para o ano que vem. Quanto aos monopostos, 15 deles terão sua montagem e integração finalizados em Gavião Peixoto. O primeiro deles está com os trabalhos bem adiantados, devendo realizar seu roll out e voo inaugural também no próximo ano. Os outros 13 F-39E estão vindo da Suécia por via marítima. Com a chegada deste exemplar agora, restarão ainda mais quatro unidades para serem embarcadas em momento oportuno.
Um segundo lote de caças Gripen está no radar, passível de negociação entre os governos brasileiro e sueco, aproveitando-se de uma cláusula no contrato original, assinado em 2013, que permite um acréscimo de compra em até 25% sobre o valor total da operação, sem a necessidade de um novo acordo (equivalente a cerca de 14 caças adicionais), o que elevaria o total para 50 aviões. Esse novo lote seria integralmente constituído de exemplares monopostos e fabricados no Brasil. Um outro tema que ultimamente tem ganhado as manchetes da mídia especializada e povoado os grupos de discussão de entusiastas por Aviação Militar, é a compra de um segundo modelo de caça para complementar os F-39 Gripen. As poucas aeronaves em operação, a preocupação com atrasos no cronograma de entrega e as incertezas sobre a aquisição de mais unidades do jato sueco, estão no cerne dessa questão, principalmente pela necessidade urgente em substituir a frota de supersônicos F-5M Tiger II e de forma mais imediata, os A-1M, que deverão ser retirados de serviço já no próximo ano. Cabe ressaltar que a contratação de um novo lote de F-39 e a compra de um segundo vetor de combate para a FAB, até o presente momento, encontram-se apenas no campo das especulações, podendo se tornar uma realidade ou não, a médio prazo.
O que é fato e certeiro, é a cobertura que o site Aviação em Floripa, como de costume, fará a respeito da chegada de mais um F-39 Gripen para a FAB. Estivemos presentes em todas as operações de entrega em Navegantes, acompanhando de perto, a chegada do navio, o traslado do avião do porto ao aeroporto, os testes de solo e a decolagem. Dessa vez não será diferente. Desde já, estamos trabalhando em uma matéria especial, com muitas informações, imagens, artes e tabelas exclusivas, que nossos leitores estão acostumados a encontrar aqui no site. Acompanhem em nosso Instagram,
@aviacaoemfloripa, atualizações sobre a viagem do navio e de todas as etapas da passagem da aeronave por Navegantes.
2 comentários:
Seguimos de olho no radar e no site Aviação em Floripa!
Parabéns pelo furo de reportagem.
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