Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Mais uma remessa de caças Gripen a caminho do Brasil

 

Foto: Marcelo Lobo da Silva (acervo pessoal)

Chegou na madrugada desta quinta (13/4), pelo horário de Brasília), ao porto de Norrköping (SE NRK) na Suécia, o navio que está trazendo mais uma remessa de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira. A operação ainda não foi oficialmente confirmada ou anunciada pela FAB nem pela fabricante dos aviões, a Saab, entretanto, já vínhamos a alguns dias monitorando a movimentação de entrada e saída no porto sueco e pelo tipo, tonelagem e dimensões da embarcação (com as mesmas características dos outros três navios que já fizeram esse traslado até o Brasil), nos deu essa certeza. Trata-se do "MV MITIQ", um navio cargueiro de bandeira holandesa, especialmente fretado para a operação. Seu destino é BR NVT, ou seja, a cidade de Navegantes, litoral norte de Santa Catarina, o porto brasileiro que recebeu todos os cinco caças que já estão no Brasil (veja o quadro presente nesta matéria).

Print do site Marine Traffic, mostrando o navio no porto de Norrköping.

MV MITIQ. Fonte: VesselFinder

O navio chegou a Norrköping na madrugada de ontem (13/4), pelo horário de Brasília (8:30 da manhã, na Suécia) e no momento desta publicação, encontra-se atracado no porto. Nas próximas horas, deverá partir rumo ao Brasil com sua preciosa carga. Ainda não há detalhes da quantidade de aviões a bordo, mas provavelmente são dois e devem ser os F-39 Gripen com as Matrículas FAB 4105 e FAB 4106. A partir de agora, com base no histórico de entregas dos outros lotes, serão aproximadamente três semanas de viagem até Navegantes. A expectativa é que o "MV MITIQ" chegue ao porto catarinense, no primeiro final de semana de maio. Estamos atentos aos passos da operação e quaisquer novidades, publicaremos aqui no site ou em nossas redes sociais.


* Possíveis Matrículas Militares das aeronaves a bordo.
** Provável período de chegada a Navegantes, considerando-se de 21 a 23 dias de navegação.

De acordo com as informações do quadro acima, no presente momento, o FAB 4100, o primeiro exemplar que chegou ao Brasil, em setembro de 2020, segue nas instalações do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, dando prosseguimento ao programa de testes e desenvolvimento do avião. As demais unidades, com as Matrículas FAB 4101/4102/4103 e 4104, foram oficialmente entregues à FAB no final do ano passado e encontram-se operacionais e em serviço com o 1ª Grupo de Defesa Aérea em Anápolis/GO. Pelo cronograma de entregas vigente, além desses dois exemplares a caminho do Brasil, mais três F-39E Gripen já estão assegurados no orçamento da FAB para este ano. Entretanto, ainda não sabemos se estes, chegarão ao país no mesmo modo de entrega visto até agora, ou seja, semimontados e por via marítima. Seguindo os acordos de transferência de tecnologia, previstos no contrato de compra, recentemente a Saab enviou para a Embraer, o primeiro kit (contendo as asas, as três seções da fuselagem e demais equipamentos), para montagem final do caça no Brasil.

Nota Editorial: O acordo assinado em 2013, envolvia a compra de 36 aeronaves (28 Gripen "E" e 8 Gripen "F", de dois assentos). Em abril do passado foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro exemplares do modelo "E". Ainda segundo o contrato original, dos 28 aviões monopostos, 15 seriam montados no Brasil e os demais, viriam diretamente da Saab. Sendo assim, excluindo os cinco já recebidos e os dois que estão a caminho, ainda restariam seis unidades do caça a serem enviadas pela fabricante diretamente ao Brasil. Então, é provável que a cidade de Navegantes ainda seja palco desta operação de entrega em mais algumas oportunidades.

O site Aviação em Floripa vem acompanhando de perto o processo de recebimento desses aviões, que representam o mais importante programa de aquisição de aeronaves de combate da história da Força Aérea Brasileira. O site realizou a cobertura jornalística da chegada dos cinco aviões já em território brasileiro. Para saber mais sobre a logística e conhecer detalhes de toda a operação, bem como imagens das aeronaves que já foram entregues, basta clicar sobre cada um dos banners abaixo:





0 comentários:

Postar um comentário