Precisamente às 10:30 da manhã desta sexta-feira (14/4), pelo Horário Oficial de Brasília (15:30, no horário local da Suécia), o MV "MITIQ", navio que está trazendo mais uma remessa de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira, partiu do porto de Norrköping, em sua longa viagem até o Brasil. A partir de agora, serão aproximadamente três semanas de navegação até as instalações da Portonave, em Navegantes/SC, onde a embarcação deve chegar, conforme já havíamos anunciado aos nossos leitores ontem (com absoluta exclusividade e em primeira mão), no dia 5 de maio.
Para acompanhar a viagem do MV "MITIQ" em tempo real, basta clicar sobre o link abaixo:
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:383086/zoom:16
Nota Editorial: É possível seguir a embarcação enquanto ela permanece navegando próxima à costa. A partir do norte da África, tem início a travessia do Atlântico Sul. Nesse trecho, o navio perde sua identificação, ficando apenas um plote na tela ou mesmo desaparecendo por completo. Apenas assinantes de sites de rastreio marítimo que pagam pelo serviço de localização via satélite, tem acesso permanente a sua identificação. O navio só deve aparecer de volta para todos (com seu nome e demais informações), quando já estiver próximo ao seu destino final.
Pela quarta vez, Navegantes receberá a operação de traslado dos caças ao nosso país. A cidade catarinense reúne as condições ideais para esta logística, por possuir um porto e um aeroporto bem próximos entre si, interligados por vias largas, com boa pavimentação e sem obstáculos, permitindo o rápido reboque dos aviões por via terrestre entre os dois locais, motivos pelos quais, Navegantes foi escolhida pela Saab como a porta de entrada do Gripen no Brasil. Do aeroporto, os aviões prosseguirão até o Centro de Testes em Voo do Gripen, localizado em Gavião Peixoto/SP, onde serão realizados os últimos ajustes e obtidas as certificações necessárias para sua efetiva incorporação à FAB.
3 comentários:
Estão entregando mais duas aeronaves, mas o cronograma de entrega está atrasado, pois ainda faltarão 33 unidades, pois se não estou enganado até 2027 era para ter todos aqui, pois o final do Governo Bolsonaro foram comprados mais 4 unidades do primeiro lote.
Boa tarde Sérgio. Esses aviões que estão vindo agora, estavam previstos para chegar no final do ano passado, mas talvez, acabaram entrando na conta desse ano. Se não me engano foram assegurados no orçamento desse ano, a aquisição de cinco unidades, apenas não sei se contando com esses dois ou não.
Neste ritmo até 2027 não serão entregues o primeiro lote, imagina o segundo.
Postar um comentário