A Presidente da República Dilma
Roussef juntamente com assessores e parlamentares esteve hoje em Santa Catarina
cumprindo extensa agenda política. A comitiva desembarcou em Florianópolis no
final da tarde desta quarta-feira e deve retornar a Brasília ainda hoje. Antes
de chegar a capital catarinense, a Presidente teve compromissos nas cidades de
São Francisco do Sul e Itajaí.
Foram utilizados nesta visita a
Santa Catarina, o Airbus A319-133CJ (VC-1A), um Embraer ERJ-190 (VC-2), ambos pertencentes ao Grupo de Transporte
Especial (GTE), além de dois helicópteros EC-725 Caracal, sendo um deles
especialmente configurado para o transporte presidencial.
Airbus A319-133CJ (FAB 2101 - VC-1A) - Foto: FAB (Agência Força Aérea/Sgt. Johnson)
Embraer ERJ-190 (VC-2) - Foto: FAB (Agência Força Aérea/Ten. Enilton)
Eurocopter EC 725 (FAB 8505 - VH-36) - Foto: FAB (Agência Força Aérea/Sgt. Rezende)
Os aviões decolaram de Brasília
por volta das 08:45 hs, com o VC-1A utilizando o código PLN 2711, seguindo
direto para o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola em Joinville, chegando por
volta das 10:35 hs. De lá a Presidente foi de helicóptero até a cidade vizinha
de São Francisco do Sul, retornando depois a Joinville. Dando prosseguimento a
viagem , a próxima parada foi o Aeroporto de Navegantes, onde chegou no meio da
tarde, com o VC-1A agora utilizando o código FAB 2101. A capital catarinense
finalizou o roteiro pelo Estado, com as aeronaves chegando por volta das 17:30
hs e seguindo para o pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL).
Chegada do VC-1A a Florianópolis, a aeronave logo acima é um EU-93A da FAB.
Em Florianópolis ocorreu um fato curioso,
momentos antes do pouso dos dois aviões do GTE, decolou uma aeronave Raytheon
Hawker 800XP da Força Aérea Brasileira, sendo que a mesma ficou descrevendo
diversas órbitas a baixa altura durante a aproximação e o pouso do VC-2 e do
VC-1A. Pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), o EU-93A, como é
designado na FAB, é uma aeronave utilizada em missões de inspeção e aferição
dos instrumentos de navegação aérea. A imagem abaixo, capturada do site
Flightradar24.com, ilustra as manobras feitas pelo avião.
Órbitas do EU-93A da FAB durante a aproximação e pouso das aeronaves.
Infelizmente os compromissos de
trabalho impediram a ida do blog Aviação em Floripa ao Aeroporto Internacional
Hercílio Luz para registrar essas aeronaves tão especiais. Entretanto, não
poderíamos deixar de noticiar o fato, já que trata-se de um acontecimento ímpar. Para tal, utilizamos fotos de arquivo da Força Aérea Brasileira para retratar as aeronaves e imagens do site Flightradar24.com para mostrar as suas trajetórias. Peço desculpas aos nossos leitores por este inconveniente, pois certamente não
é a cobertura que gostaríamos de fazer, mas sim o que foi possível.
0 comentários:
Postar um comentário