Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Força Aérea Um em Florianópolis


A Presidente da República Dilma Roussef juntamente com assessores e parlamentares esteve hoje em Santa Catarina cumprindo extensa agenda política. A comitiva desembarcou em Florianópolis no final da tarde desta quarta-feira e deve retornar a Brasília ainda hoje. Antes de chegar a capital catarinense, a Presidente teve compromissos nas cidades de São Francisco do Sul e Itajaí.

Foram utilizados nesta visita a Santa Catarina, o Airbus A319-133CJ (VC-1A), um Embraer ERJ-190 (VC-2),  ambos pertencentes ao Grupo de Transporte Especial (GTE), além de dois helicópteros EC-725 Caracal, sendo um deles especialmente configurado para o transporte presidencial.

Airbus A319-133CJ (FAB 2101 - VC-1A) - Foto: FAB (Agência Força Aérea/Sgt. Johnson)


Embraer ERJ-190 (VC-2) - Foto: FAB (Agência Força Aérea/Ten. Enilton)


Eurocopter EC 725 (FAB 8505 - VH-36) - Foto: FAB (Agência Força Aérea/Sgt. Rezende)

Os aviões decolaram de Brasília por volta das 08:45 hs, com o VC-1A utilizando o código PLN 2711, seguindo direto para o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola em Joinville, chegando por volta das 10:35 hs. De lá a Presidente foi de helicóptero até a cidade vizinha de São Francisco do Sul, retornando depois a Joinville. Dando prosseguimento a viagem , a próxima parada foi o Aeroporto de Navegantes, onde chegou no meio da tarde, com o VC-1A agora utilizando o código FAB 2101. A capital catarinense finalizou o roteiro pelo Estado, com as aeronaves chegando por volta das 17:30 hs e seguindo para o pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL).


Chegada do VC-1A a Florianópolis, a aeronave logo acima é um EU-93A da FAB.

Em Florianópolis ocorreu um fato curioso, momentos antes do pouso dos dois aviões do GTE, decolou uma aeronave Raytheon Hawker 800XP da Força Aérea Brasileira, sendo que a mesma ficou descrevendo diversas órbitas a baixa altura durante a aproximação e o pouso do VC-2 e do VC-1A. Pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), o EU-93A, como é designado na FAB, é uma aeronave utilizada em missões de inspeção e aferição dos instrumentos de navegação aérea. A imagem abaixo, capturada do site Flightradar24.com, ilustra as manobras feitas pelo avião.


Órbitas do EU-93A da FAB durante a aproximação e pouso das aeronaves.


Infelizmente os compromissos de trabalho impediram a ida do blog Aviação em Floripa ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz para registrar essas aeronaves tão especiais. Entretanto, não poderíamos deixar de noticiar o fato, já que trata-se de um acontecimento ímpar. Para tal, utilizamos fotos de arquivo da Força Aérea Brasileira para retratar as aeronaves e imagens do site Flightradar24.com para mostrar as suas trajetórias. Peço desculpas aos nossos leitores por este inconveniente, pois certamente não é a cobertura que gostaríamos de fazer, mas sim o que foi possível.

0 comentários:

Postar um comentário