Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Voando nas asas do Pégaso

 

Nos contos da Grécia antiga, Pégaso, era um cavalo alado, símbolo da imortalidade, nascido do sangue da Medusa quando foi decapitada pelo herói Perseu, tendo como seus principais valores, a inteligência e o espírito nobre. Este ser mitológico, eternizado no céu noturno com uma constelação, também empresta seu nome e suas virtudes para uma das Unidades Aéreas da Força Aérea Brasileira, o 5ª Esquadrão de Transporte Aéreo. Durante o Exercício Técnico ASSAET, que aconteceu em Florianópolis, no período de 21 de abril a 6 de maio, o site Aviação em Floripa obteve autorização para uma experiência marcante, participar de uma das missões do treinamento, a bordo de uma aeronave C-95M Bandeirante do Esquadrão "Pégaso", que tem sua sede na Base Aérea de Canoas/RS. Se isso não bastasse, a ocasião rendeu a oportunidade rara para poder fotografar do ar, os aviões voando em formação, próximos entre si, tendo como cenário de fundo, as belas paisagens da Ilha de Santa Catarina e regiões próximas. É este relato que você passa a acompanhar a partir de agora. Embarque conosco em mais esta matéria exclusiva, repleta de fotos e informações. Um conteúdo diferenciado que os nossos leitores já estão acostumados a encontrar aqui no site. Escolham seus assentos, apertem bem o cinto e tenham todos uma ótima leitura!!

O voo que participamos foi realizado por um Elemento de C-95CM Bandeirante, termo utilizado na Aviação Militar para designar a atuação conjunta e coordenada de duas aeronaves, composto pelos FAB 2341 (5º ETA, Canoas/RS) e FAB 2342 (3º ETA, Galeão/RJ), em cumprimento de uma das missões relativas ao Exercício Técnico ASSAET 2024. Entretanto, antes da decolagem, é necessária a realização do briefing, uma reunião entre as tripulações envolvidas, na qual os aspectos da missão são apresentados e discutidos. Além do que se vai executar, tudo ligado diretamente ao voo é repassado, frequências de rádio, rotas, alternativas de pouso, procedimentos em casos de panes ou emergências, absolutamente nada é deixado de lado.



Alguns momentos da reunião antes do voo, na qual todos os detalhes da missão são apresentados.

Cumprida esta etapa, chegou enfim, o momento de dirigir-se para os aviões, já abastecidos e prontos para o voo no pátio da Base Aérea de Florianópolis. Fomos no "Pégaso 41", um C-95CM Bandeirante com a matrícula FAB 2341, pertencente ao 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), definido como o Ás, Líder do Elemento, tendo o FAB 2342, outro C-95CM, este porém, do 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), na função de Ala. A escolha pelo embarque no FAB 2341 não foi por acaso e teve o propósito de permitir a realização das fotos em voo da outra aeronave, como veremos mais adiante. A ideia, discutida previamente com os Pilotos, era registrar a missão e no regresso para o Aeroporto Hercílio Luz, efetuar as imagens aéreas do Ala. A tripulação do "Pégaso 41" estava composta por dois Pilotos (1P e 2P) e mais quatro graduados da Unidade Aérea, entre Mecânicos de Voo e Mestres de Carga. A bordo, seguiram ainda, como Observadores, este Editor e dois militares da Base Aérea de Florianópolis, um deles, a Segundo-Tenente Dalla-Lana, Chefe da Comunicação Social da Base, que nos acompanhou em todas as atividades para esta matéria.

C-95CM Bandeirante FAB 2341 no pátio da Base Aérea de Florianópolis. O avião em que voamos.


Seguindo pela taxiway "Charlie", em direção à pista 14/32 de Florianópolis.

Alinhando para a decolagem.

A decolagem ocorreu a partir da cabeceira 14.

Logo após a decolagem, a porta traseira foi aberta, mantendo-se nessa posição até próximo do pouso.




Rumo a São Pedro de Alcântara, local definido como a Zona de Lançamento (ZL).

Com exceção da decolagem e pouso, no restante do tempo, atendendo aos requisitos da missão, a porta traseira permaneceu aberta. Este foi o local escolhido para fazer as imagens que compõem esta matéria. Entretanto, para estar ali, é necessário utilizar um equipamento de segurança chamado de "macaquinho", muito comum em operações na Aviação de Transporte. Em ações que envolvam a abertura de rampa traseira ou portas laterais em voo, o emprego deste dispositivo é fundamental. No caso do C-95, ele é conectado a um cabo de aço que percorre toda a parte superior do compartimento de carga e passageiros.

O objetivo da missão era realizar um lançamento simulado de carga em um ponto pré-definido, com o propósito de suprir uma fração de Tropa no terreno. Esta tarefa é chamada de Ressuprimento Aéreo e é uma das muitas atribuições que fazem parte do cotidiano dos Esquadrões da Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira. Ela pode ser desempenhada tanto em tempos de paz, como no caso de catástrofes naturais, levando alimentos, remédios e água para populações isoladas, como em situações de conflito, abastecendo soldados com equipamentos e munições para o combate. Em ambos os casos, o palavra-chave para se atingir o objetivo é uma só: precisão. São muitos fatores e variáveis que podem influenciar o sucesso da missão, entre os quais, as condições meteorológicas, relevo, obstáculos naturais, presença de edificações, altitude e velocidade da aeronave. Embora a tecnologia a bordo auxilie o trabalho, é somente com muito treinamento que realmente se consegue "bingar um alvo" no solo. Por este motivo, exercícios como este que aconteceu em Florianópolis, são tão importantes.

Tudo é feito de forma simulada, porém, utilizando-se das mesmas técnicas e procedimentos de uma situação real. O exercício realizado em Florianópolis teve como um de seus focos, as missões de Ressuprimento Aéreo em situações de combate. Neste caso, as aeronaves precisam executar manobras e táticas compatíveis, voando em formações e altitudes que garantam atingir o objetivo e, ao mesmo tempo, o retorno para casa com segurança. Cada voo traz uma grande quantidade de ensinamentos e representa uma valiosa oportunidade para que as tripulações possam treinar e aprimorar suas habilidades.


No voo que acompanhamos, a Zona de Lançamento (ZL) encontrava-se na área rural do município de São Pedro de Alcântara, distante cerca de 40 km da capital catarinense. Após a decolagem pela cabeceira 14 da pista principal do Aeroporto Hercílio Luz, as aeronaves posicionaram-se em Formação Tática, com o Ala seguindo atrás do Ás, mantendo-se a uma distância de 500 a 1.000 metros. A rota seguiu via Baía Norte, até a posição chamada de "Trapiche", com a posterior entrada rumo oeste em direção ao objetivo. Toda a navegação até o objetivo é marcada por diversos pontos na carta de voo, coincidindo com referências no solo, os quais devem ser alcançados em um determinado tempo, a fim de permitir o lançamento da carga na hora exata. Tudo é cronometrado e caso ocorra algum imprevisto ou atraso em rota, ele deve ser compensado até a chegada das aeronaves ao próximo ponto.

O planejamento da missão indicava a utilização de Navegação a Baixa Altura (NBA), durante a fase de lançamento, com o intuito de garantir maior precisão, além de ações evasivas após a soltura da carga. Em caso de conflito com forças inimigas, voando sobre território hostil, estas atitudes minimizam a chance das aeronaves ficarem vulneráveis à artilharia antiaérea do oponente. Entretanto, ao se aproximar da ZL, a mudança nas condições meteorológicas, motivada pela entrada antecipada de uma Linha de Instabilidade associada à chegada de uma Frente Fria na região da Grande Florianópolis, fez com que o procedimento de NBA e o lançamento fossem cancelados. Necessário dizer que, como se tratava de uma atividade simulada apenas e, prezando sempre pela Segurança de Voo, a decisão foi assertiva. Em uma situação real, dependendo do nível de urgência ou necessidade, talvez algo a mais pudesse ser feito para concluir a missão, o que não era o caso, naquele momento.


Vista do interior do município de São Pedro de Alcântara. Neste ponto as aeronaves deveriam baixar para uma altitude de 500 pés sobre o terreno a fim de realizarem o lançamento da carga, entretanto, a rápida degradação das condições meteorológicas obrigou o cancelamento da atividade.


Infográfico mostrando os detalhes da missão e a rota simplificada do voo. Fonte do mapa: Google Maps

No retorno para Florianópolis, com as aeronaves voando próximas entre si, rendeu a oportunidade que aguardávamos para poder fazer as imagens do FAB 2342 a partir do nosso avião. São estes raros momentos que emolduram a foto de capa desta matéria e os demais registros que nossos leitores podem conferir mais abaixo. Após algumas órbitas sobre a Baía Norte e já com uma intensa "cortina" de água se avizinhando do Aeroporto Hercílio Luz, a aproximação para o pouso foi rápida e certeira. Logo após o toque na pista, ainda durante o táxi em direção ao pátio da Base Aérea de Florianópolis, a chuva chegou e nos restou apenas, aproveitar o restante do viagem. 

De volta ao litoral, é chegado o momento da reunião entre as duas aeronaves.



























Na perna do vento para a cabeceira 14. Observe a "parede de água" ao fundo, se aproximando do Aeródromo.



O site Aviação em Floripa agradece à Força Aérea Brasileira, através do seu Centro de Comunicação Social (CECOMSAER) e do Comando de Preparo (COMPREP), pela autorização em poder participar do voo. Ao Comando da Base Aérea de Florianópolis, Seção de Comunicação Social (SCS/BAFL) e Grupo Operacional (GOP/BAFL), pelos trâmites necessários junto aos órgãos superiores; à Segundo-Tenente Dalla-Lana, pelo empenho demonstrado para a realização desta matéria e acompanhamento durante todo o período de nossa visita. Um agradecimento especial às tripulações dos FAB 2341 e FAB 2342, pelo voo e apoio para a obtenção das imagens aéreas. Enfim, a todos que tornaram esta fantástica oportunidade possível, fica aqui registrado o nosso Muito Obrigado!

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Marcelo. Parabéns. Lindas fotos. Bela reportagem.

Luciani Capistrano Duarte disse...

O trabalho da FAB é fantástico! Estes são os verdadeiros heróis! 👐
E o que dizer da reportagem... Brilhante, maravilhosa, educativa! Um show! Parabéns à todos! 👏

Josiane Siegel disse...

Como sempre, FE-NO-ME-NAL!

sergio m. borba disse...

Muito bacana essas fotos além da cobertura jornalística

Postar um comentário