Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Operação F-39 Gripen: Terra!

 


Aconteceu no início da madrugada desta quarta-feira (13/12), o traslado entre a Portonave e o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes/SC, do caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira que havia chegado no fim da tarde de segunda-feira, a bordo do navio cargueiro MV Florijngracht. Durante a operação de retirada da aeronave do porão de cargas da embarcação, realizada ainda na noite de segunda, realmente se confirmou a informação de que se travava de apenas um avião e também a sua matrícula, FAB 4107, mantendo o padrão sequencial dos F-39E Gripen recebidos até agora. 

Nota Editorial: Desde antes da partida do navio na Suécia, o site Aviação em Floripa vem acompanhando e informando seus leitores sobre todos os passos da presente operação de recebimento de mais um caça F-39 Gripen para a FAB, através da produção de matérias autorais, incluindo informações divulgadas em primeira mão, como por exemplo, o nome da embarcação que estava trazendo o avião. Para uma leitura mais dinâmica e atualizada com o acontecimento dos fatos, dessa vez, a cobertura está sendo dividida em três momentos específicos: Mar! Terra! e Ar! A matéria que você vai ler a partir de agora, a segunda da trilogia, além de muitas informações, traz imagens exclusivas, feitas durante o traslado pelas ruas de Navegantes. Boa leitura!

Aeronave no pátio da Portonave, aguardando o momento para ser transportada até o Aeroporto. Crédito da imagem: rurikdrone

Finalizada a retirada do avião do navio, a terça-feira foi dedicada para a verificação de toda a sua documentação, tarefa que é feita pela Receita Federal, afinal de contas, trata-se de uma carga como qualquer outra que está entrando no Brasil e, por esse motivo, precisa passar por esse procedimento padrão. Também foi o momento de organizar todas as questões referentes ao traslado, uma operação que envolve os técnicos da Saab, alem de militares da FAB. Embora já corriqueira, por se tratar da quinta vez que acontece, o transporte do avião pelas ruas de Navegantes sempre envolve muitos detalhes e cuidados que precisam ser observados e conta com o apoio dos Órgãos de Trânsito e de Segurança Pública locais. São cerca de 2 km de trajeto, vencidos em aproximadamente 30 minutos, separando a Portonave do Aeroporto de Navegantes. Essa é uma das principais razões pelas quais a cidade catarinense foi escolhida como a porta de entrada desses aviões no Brasil. Ter essas duas instalações localizadas tão próximas entre si e ligadas por avenidas largas, sem a presença de obstáculos, fazem toda a diferença na logística. Além disso, o reduzido número de voos do Aeroporto Ministro Victor Konder, (se comparada com outros aeroportos brasileiros), permite que os testes de solo e a decolagem possam ocorrer sem grandes percalços ou atrasos.

Localização da Portonave e do Aeroporto em Navegantes. Imagem: elaboração própria a partir do Google Earth.

Trajeto entre a Portonave e o hangar nas dependências do Aeroporto. Imagem: elaboração própria a partir do Google Earth.

O traslado iniciou logo após a meia noite com o caça deixando o portão principal que dá acesso ao pátio da Portonave. Embora seja feito durante a madrugada (para não impactar o trânsito e as operações do porto) e sem aviso prévio (para restringir a presença de curiosos), de uma forma ou outra, todos ficam sabendo e o cortejo pelas ruas da cidade é sempre acompanhado com grande interesse pela população, algo justificável, pois não é sempre que se tem a oportunidade de estar a poucos metros de uma aeronave de combate sofisticada. Todo o trajeto é feito sob a escolta dos Grupos de Segurança e Defesa (GSD) das Bases Aéreas de Florianópolis e Canoas. O acesso do avião ao Aeroporto se dá por um portão construído em 2020 especialmente para a operação. A partir deste ponto não é possível mais acompanhar o restante do traslado. Dentro do Aeroporto, a aeronave ficará abrigada em um hangar particular, onde será preparada para ganhar os céus brasileiros pela primeira vez. Mas isso é assunto para a terceira e ultima parte desta cobertura.














5 comentários:

sergio m. borba disse...

Muito boa a cobertura, com fotos e mapa mostrando o percurso da aeronave. No translado como dos outros, tinha uma " piloto " a bordo, hehehe.

Anônimo disse...

Parabéns Marcelo bela cobertura valeu o esforço um abraço Nilton.

Anônimo disse...

Marcelo
Parabéns pela excelência de sua reportagem. BRAVO ZULU.
Athayde (CMG Ref)

Anônimo disse...

Parabéns Marcelo! Obrigado pelos registros e por nos trazer a cobertura deste dia ímpar.Quanto comprometimento , e dedicação em cada detalhe !

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho, Marcelo! Acessando seu site pela primeira vez. Super interessante! Vou mostrar aos meninos aqui de casa ;) Abraço, ass. Cassi

Postar um comentário