Aconteceu no início da madrugada desta quarta-feira (13/12), o traslado entre a Portonave e o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes/SC, do caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira que havia chegado no fim da tarde de segunda-feira, a bordo do navio cargueiro MV Florijngracht. Durante a operação de retirada da aeronave do porão de cargas da embarcação, realizada ainda na noite de segunda, realmente se confirmou a informação de que se travava de apenas um avião e também a sua matrícula, FAB 4107, mantendo o padrão sequencial dos F-39E Gripen recebidos até agora.
Nota Editorial: Desde antes da partida do navio na Suécia, o site Aviação em Floripa vem acompanhando e informando seus leitores sobre todos os passos da presente operação de recebimento de mais um caça F-39 Gripen para a FAB, através da produção de matérias autorais, incluindo informações divulgadas em primeira mão, como por exemplo, o nome da embarcação que estava trazendo o avião. Para uma leitura mais dinâmica e atualizada com o acontecimento dos fatos, dessa vez, a cobertura está sendo dividida em três momentos específicos: Mar! Terra! e Ar! A matéria que você vai ler a partir de agora, a segunda da trilogia, além de muitas informações, traz imagens exclusivas, feitas durante o traslado pelas ruas de Navegantes. Boa leitura!
O traslado iniciou logo após a meia noite com o caça deixando o portão principal que dá acesso ao pátio da Portonave. Embora seja feito durante a madrugada (para não impactar o trânsito e as operações do porto) e sem aviso prévio (para restringir a presença de curiosos), de uma forma ou outra, todos ficam sabendo e o cortejo pelas ruas da cidade é sempre acompanhado com grande interesse pela população, algo justificável, pois não é sempre que se tem a oportunidade de estar a poucos metros de uma aeronave de combate sofisticada. Todo o trajeto é feito sob a escolta dos Grupos de Segurança e Defesa (GSD) das Bases Aéreas de Florianópolis e Canoas. O acesso do avião ao Aeroporto se dá por um portão construído em 2020 especialmente para a operação. A partir deste ponto não é possível mais acompanhar o restante do traslado. Dentro do Aeroporto, a aeronave ficará abrigada em um hangar particular, onde será preparada para ganhar os céus brasileiros pela primeira vez. Mas isso é assunto para a terceira e ultima parte desta cobertura.
5 comentários:
Muito boa a cobertura, com fotos e mapa mostrando o percurso da aeronave. No translado como dos outros, tinha uma " piloto " a bordo, hehehe.
Parabéns Marcelo bela cobertura valeu o esforço um abraço Nilton.
Marcelo
Parabéns pela excelência de sua reportagem. BRAVO ZULU.
Athayde (CMG Ref)
Parabéns Marcelo! Obrigado pelos registros e por nos trazer a cobertura deste dia ímpar.Quanto comprometimento , e dedicação em cada detalhe !
Parabéns pelo excelente trabalho, Marcelo! Acessando seu site pela primeira vez. Super interessante! Vou mostrar aos meninos aqui de casa ;) Abraço, ass. Cassi
Postar um comentário