Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sábado, 24 de setembro de 2022

Mais dois Gripen de série chegam ao Brasil

 

Foto: Marcelo Lobo da Silva/Arquivo pessoal - Abr./2022

Neste final de semana, a Força Aérea Brasileira (FAB) está recebendo mais dois caças multimissão F-39 Gripen, de um lote de 40 aeronaves deste modelo encomendados junto à fabricante sueca Saab. Ao que tudo indica, estas duas aeronaves apresentam as Matrículas FAB 4103 e FAB 4104. São dois aviões da versão "Echo", monoposta (com apenas um assento) e, assim como a outra dupla entregue este ano, são exemplares de série, configurados com todos os equipamentos e sensores previstos no contrato e ostentando a pintura e as marcações operacionais. Eles vão se juntar aos outros três F-39E Gripen que já encontram-se no Brasil (recebidos em Setembro de 2020 e Abril desde ano), os quais estão no momento cumprindo um extenso programa de avaliação no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, visando obter a sua Certificação Militar e assim, poderem entrar em serviço operacional com a FAB.

M/V Minervagracht, navio que está trazendo os aviões para o Brasil, um cargueiro com 142 metros de comprimento, de propriedade da companhia de navegação holandesa Spliethoff. Fonte:https://www.fleetmon.com/vessels/minervagracht_9571521_2401477

Os aviões partiram da Suécia no dia 5 de Setembro, a bordo do navio cargueiro de bandeira holandesa M/V Minervagracht, pertencente à mesma empresa que trouxe os dois últimos. Novamente a chegada ao Brasil se dará pelo Porto de Navegantes, em Santa Catarina, consolidando a cidade catarinense como a porta de entrada para o recebimento dos aviões fabricados integralmente no país europeu. Nos próximos dias, o roteiro seguirá o que já acompanhamos para as demais aeronaves, com a traslado por via terrestre dos aviões do Porto até o Aeroporto de Navegantes, a preparação e ajustes finais em um hangar especialmente cedido para esta operação, os testes de solo (compostos pela energização de todos os sistemas, giro do motor e um breve taxiamento) e finalmente, a decolagem para Gavião Peixoto/SP, que deverá ocorrer durante a próxima semana. Para saber mais detalhes sobre como é a logística que envolve a chegada dos F-39 Gripen ao Brasil, clique sobre o banner abaixo e leia a matéria que o site Aviação em Floripa realizou em Abril deste ano, durante a chegada dos dois primeiros F-39 Gripen de série da Força Aérea Brasileira.

Clique sobre a imagem acima para acessar a matéria completa.

Nota Editorial: Para quem quiser acompanhar ao vivo a chegada do navio a Navegantes, o translado dos aviões do Porto para o Aeroporto, além das outras etapas envolvendo a passagem dos caças Gripen por Navegantes, recomendo o canal LEANDRO LS, parceiro do site Aviação em Floripa e que estará fazendo a cobertura em tempo real dos acontecimentos. Segue o link abaixo, basta clicar sobre a imagem.




1 comentários:

Edson Lobo - Fã do mundo da aviação disse...

Excelente postagem. Estamos realmente precisando atualizar a FAB.

Postar um comentário