Na tarde desta quarta-feira (28/9), mais dois caças F-39E Gripen de série da FAB ganharam os céus brasileiros pela primeira vez, a partir do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder (NVT/SBNF), localizado na cidade de Navegantes/SC, rumo à Gavião Peixoto/SP, onde fica o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, local onde os aviões irão a partir de agora, passar por várias avaliações e testes visando a sua entrada em serviço operacional com a Força Aérea Brasileira. Eles se juntarão aos demais aviões do mesmo modelo, recebidos em Setembro de 2020 (FAB 4100) e em Abril deste ano (FAB 4101 e FAB 4102). Enquanto o FAB 4100 é um exemplar destinado a continuar o programa de testes e desenvolvimento do avião, os outros dois foram os primeiros F-39E Gripen de produção em série da Força Aérea Brasileira e no momento cumprem uma série de avaliações visando obter a Certificação Militar necessária para a sua entrada em serviço operacional com a FAB.
Nota Editorial: Infelizmente não foi possível registrar o momento do táxi e decolagem dos aviões, pois todos os indícios e informações obtidas pelo Site Aviação em Floripa apontavam que ela seria realizada amanhã, quinta-feira (29/9). Dessa forma, após o teste de acionamento e giro do motor, retornamos para Florianópolis. Pedimos desculpas aos nossos leitores por apresentar uma matéria fora do padrão habitual que estão acostumados a encontrar aqui em nosso website, com todas as imagens que ajudam a ilustrá-la, mas, de qualquer forma e apesar de todas as dificuldades, fica aqui registrado aquilo que foi possível acompanhar e a sensação do dever cumprido em bem informar nosso publico.
Com o recebimento agora desses dois aviões (com as Matrículas FAB 4103 e FAB 4104), já são cinco caças Gripen entregues ao Brasil, sendo quatro deles de produção em série, ou seja, apresentando a pintura, marcações operacionais e todos os equipamentos e configurações previstas em contrato. Como das vezes anteriores, a chegada dos aviões ocorreu pelo Porto de Navegantes, localizado no litoral norte de Santa Catarina, distante apenas cerca de 2 km do Aeroporto, facilitando toda a logística dessa complexa operação, sendo esta a principal razão pela qual a cidade catarinense foi escolhida como a porta de entrada das aeronaves no país.
Os aviões partiram do porto sueco de Norköpping no dia 5 de Setembro e chegaram a Santa Catarina no final da manhã do último domingo (25/9), a bordo do navio de bandeira holandesa "Minervagracht", especialmente fretado para esta finalidade. Já na madrugada de segunda-feira, sob forte esquema de segurança, ocorreu o traslado entre a Portonave e o Aeroporto de Navegantes. Lá, os caças ficaram abrigados em um hangar particular e foram necessários mais dois dias de trabalho para deixá-los prontos e em condições de voo. Esta etapa requer várias verificações, incluindo a energização de todos os sistemas, a instalação dos assentos ejetáveis e outros testes. Ainda dentro deste período pré-voo, os aviões são abastecidos e antes de decolarem, realizam um acionamento de motor, com a finalidade de checar se tudo está de acordo e funcionando corretamente.
De acordo com o cronograna atual de entregas, mais dois aviões de série deverão chegar ao Brasil ainda em 2022, totalizando sete aeronaves. O acordo assinado entre o governo brasileiro e a Saab previa inicialmente a aquisição de 36 exemplares do Gripen, sendo 28 da versão de assento único (F-39E) e 8 da variante com dois lugares (F-39F), esta, exclusiva para o Brasil e que serão fabricadas integralmente na Suécia. Em Abril desse ano foi anunciada uma modificação no contrato inicial, adicionando mais quatro unidades monopostas ao pedido, todas do modelo F-39E. Também está nos planos da FAB a compra futura de um segundo lote, composto por mais 26 aeronaves. Existe a expectativa de que os primeiros aviões que já encontram-se no Brasil, entrem em serviço ainda no final deste ano, junto ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado em Anápolis/GO. A possibilidade de um segundo lote, abre a chance para que uma segunda Unidade Aérea da FAB seja equipada com o modelo.
1 comentários:
Texto muito bem ilustrado, o que resume bem a chegada dos gripens. No video da SAAB, acho que os pilotos são suecos devido a aparência deles.
Postar um comentário