Na manhã da última sexta-feira (26/8), foi realizada na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), localizada na cidade de mesmo nome, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, a Solenidade Militar alusiva aos 106 anos de criação da Aviação Naval da Marinha do Brasil, contando com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior e do Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Mar e Guerra José Fabio Carneiro da Silva, além de diversas autoridades militares e civis. O site Aviação em Floripa, juntamente com outros veículos de comunicação e de imprensa especializada, participou do evento e compartilha a partir de agora com seus leitores, através de imagens, os principais momentos da cerimônia.
Tropa perfilada no pátio da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, passando em revista à tropa.
Palanque de Autoridades.
Na leitura da Ordem do Dia, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José da Silva Fonseca Junior, fez um breve histórico da Aviação Naval desde 1916 até os dias atuais e enalteceu o trabalho e a dedicação, tanto dos antigos quanto dos atuais militares que a integram.
Entrega de Diplomas de Mérito Aeronaval e Láureas de Segurança de Aviação para Organizações Militares, Entidades, além de integrantes das Forças Armadas e personalidades civis.
Desfile Militar
Ex-integrantes da Aviação Naval, chamados de "Velhas Águias", também participaram do Desfile Militar.
Assim como na terra, no ar ocorreu um Desfile Aéreo com um representante de Asas Rotativas de cada Esquadrão sediado em São Pedro da Aldeia.
IH-6B Jet Ranger III (N-5052) - Esqd. HI-1
UH-12 Esquilo (N-7082) - Esqd. HU-1
AH-11B Wild Lynx (N-4004) - Esqd. HA-1
SH-16 Seahawk (N-3035) - Esqd. HS-1
AH-15B Super Cougar (N-7201) - Esqd. HU-2
Ao final da Solenidade, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, concedeu uma rápida entrevista aos veículos de mídia e imprensa presentes ao evento, na qual falou sobre a importância do encontro anual para comemorar o aniversário da Aviação Naval, segundo ele, uma excelente oportunidade para a congregação e a confraternização entre os antigos e atuais membros da Aviação Naval. O Almirante Garnier frisou também as qualidades da Marinha do Brasil, destacando que são poucas no mundo, entre elas a nossa, que conseguem executar com eficiência e qualidade uma ampla gama de atribuições e missões. Com relação à Aviação Naval, ressaltou os investimentos no adestramento e preparo de suas equipagens em todos os seus campos de atuação.
Almirante de Esquadra Garnier, conversando com os veículos de imprensa.
A parte final da entrevista foi reservada para falar sobre a mais nova Unidade Aérea da Aviação Naval, o Esquadrão QE-1 e o que a Marinha planeja para o campo dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). O Almirante Garnier ressaltou que a operação deste tipo de equipamento chegou com um certo atraso na Marinha mas que a ideia daqui pra frente é investir e ampliar a capacidade de operação deste tipo de aeronave, inclusive, o próximo passo, de acordo com suas palavras, é implantar a operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas a bordo de embarcações, sobretudo a partir do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, iniciando assim uma nova dimensão no emprego dos meios aeronavais em conjunto com a Esquadra, talvez até com a aquisição de novos modelos com novas funções, além das de Vigilância, Inteligência e Reconhecimento.
Perfilados durante a Solenidade Militar no pátio da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, o componente aéreo esteve composto por sete aeronaves representando as sete Unidades Aéreas sediadas na BAeNSPA, formado por um IH-6B Jet Ranger III (Esqd. HI-1), um UH-12 Esquilo (Esqd. HU-1), um UH-15 Super Cougar (Esqd. HU-2), um AF-1B Falcão (Esqd. VF-1), um SH-16 Seahawk (Esqd. HS-1), um AH-11B Wild Lynx (Esqd. HA-1) e o recém-incorporado RQ-1 ScanEagle (Esqd. QE-1).
Bell Jet Ranger III, denominado na Aviação Naval como IH-6B e pertencente ao Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1 - Esquadrão Garça), utilizado na formação dos futuros pilotos da Marinha do Brasil.
Helibras HB-350 Esquilo, designado como UH-12 na Marinha e utilizado em missões de Emprego Geral junto ao Primeiro Esquadrão de Emprego Geral (HU-1 - Esquadrão Águia).
Helibras (Airbus Helicopters) UH-15 Super Cougar, operado pelo Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2 - Esquadrão Pegasus) e utilizado em missões de Busca e Salvamento, Transporte de Tropas, Evacuação Aeromédica, entre outras.
McDonnell Douglas A-4 Skyhawk do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1 - Esquadrão Falcão), designado na Marinha do Brasil como AF-1B após o processo de modernização dessas aeronaves pela Embraer. Empregado em missões para interceptar e atacar alvos aéreos, localizar, acompanhar e atacar alvos de superfície.
Sikorsky SH-16 Seahawk pertencente ao Primeiro Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1 - Esquadrão Guerreiro), utilizado contra alvos de superfície ou na detecção e ataque a submarinos. O exemplar em exposição no pátio apresentava marcações comemorativas pelos 10 anos de emprego da aeronave com a Unidade Aérea.
Leonardo (Agusta/Westland) AH-11B Wild Lynx, operado pelo Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque, Unidade Aérea responsável por realizar missões de acompanhamento e ataque a alvos de superfície, ataques vetorados a alvos submarinos, além de uma gama enorme de outras missões.
O vetor mais recente incorporado à Aviação Naval, é o Insitu-Boeing RQ-1 ScanEagle, uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), empregada em missões de Vigilância, Reconhecimento e Inteligência, tanto de plataformas terrestres quanto navais. Seu operador é o Primeiro Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (QE-1 - Esquadrão Harpia).
Detalhes do lançador para uso terrestre.
Detalhe do equipamento responsável por recolher o ScanEagle após o cumprimento da missão. Existe uma versão deste dispositivo, também adquirida pela Marinha, para ser operada a bordo de navios.
Criada em 23 de Agosto de 1916, pela iniciativa de visionários que desde cedo enxergaram e perceberam a utilização de aeronaves operando em conjunto com os navios, a Aviação Naval brasileira sempre se destacou por seu pioneirismo, demonstrando com inequívoca certeza, o comprometimento com os anseios e necessidades do nosso país e do nosso povo, constituindo-se com o passar do tempo num dos principais pilares para a projeção do Poder Naval na proteção das riquezas naturais em nossa imensa Amazônia Azul. Assim como no passado, os homens e mulheres de hoje, seguem levando com orgulho no peito, suas asas douradas que representam as tradições, os valores e o legado deixado por aqueles que lutaram para que a Marinha do Brasil não perdesse seu direito de voar. Da mesma forma, suas aeronaves continuam a cruzar os céus diuturnamente, carregando sobre as asas ou em suas fuselagens, o lendário e glorioso cocar circular com as cores nacionais, na defesa e salvaguarda da nossa soberania sobre terras e mares. Ao olharmos para trás e percorrermos todo o caminho trilhado até os dias atuais, notamos que a dedicação, o entusiasmo e acima de tudo, o amor à Pátria, permaneceram imutáveis, dando a certeza de que o futuro, apesar de desconhecido e desafiador, será repleto de novas conquistas. Parabéns Aviação Naval, por sua rica e gloriosa história!
Gostaríamos de agradecer ao Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) pela oportunidade em poder estar presente na Solenidade de Aniversário da Aviação Naval. Agradecimentos especiais a 1T (RM2-T) Manuela Wermelinger Araújo de Barros, responsável pela Assessoria de Comunicação Social, pelo convite, informações prestadas, acessos para registro de imagens e pelo empenho demonstrado durante todo o período em que o site Aviação em Floripa permaneceu em São Pedro da Aldeia. Sem esse apoio, essa matéria não teria sido possível.
3 comentários:
Nossa, me emocionei aqui, lembrei da nossa infância na Base. Onde nosso Pai se encontrar, deve estar muito feliz e orgulhoso!
Excelente abordagem de tão importante assunto. Parabéns.
A foto mostrando todos os modelos de helicópteros voando foi muito bacana.
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