Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Domingo Aéreo - AFA 2022

Crédito: AFA

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada na cidade de Pirassununga/SP, realizou no dia de ontem (21/8), o seu tradicional Domingo Aéreo, uma das maiores e mais importantes festas aviatórias do país, tanto pela presença de público quanto pela quantidade de aeronaves civis e militares em exposição estática ou envolvidas nas diversas demonstrações aéreas ao longo do dia. Após dois anos sem acontecer (devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia), a edição de 2022 teve uma relevância ainda maior, pois este ano marca o aniversário de 70 anos do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como "Esquadrilha da Fumaça" (sediado na própria AFA), além do Bicentenário de Independência do Brasil. O "Ninho das Águias", como também é conhecida a Academia da Força Aérea, recebeu um público estimado em torno de 50 mil pessoas, entre imprensa, apaixonados por aviação, expositores ou simplesmente aqueles que aproveitaram o domingo para fazer um programa diferente com a família. E diga-se de passagem que atrações não faltaram.



O Domingo Aéreo contou com a exposição estática de diversas aeronaves civis e militares, entre elas, o maior avião projetado e construído pela indústria aeronáutica brasileira, o Embraer KC-390 Millenium, um cargueiro de uso militar, considerado um dos mais modernos no mundo em sua categoria. Além dele, a participação da Aviação Militar trouxe à Pirassununga, uma variedade de modelos operados pelas Forças Armadas, incluindo helicópteros, aviões de Caça, Transporte, Busca e Salvamento, Patrulha Marítima e Treinamento. Assim como no chão, o maior de todos os palcos também ficou movimentado durante todo o dia, com pilotos e equipes acrobáticas civis, para-quedistas, aeromodelos e as Esquadrilhas de Demonstração Aérea do Brasil (EDA) e do Chile (Halcones), revezando-se quase sem interrupções, garantindo o espetáculo no céu. Complementando o componente aéreo, várias ações foram programadas, entre elas, atividades para as crianças, oficinas recreativas, exposição de veículos e equipamentos militares, estandes com vendas de produtos aeronáuticos, entre outros, além de uma grande praça de alimentação coberta. A solidariedade também entrou em campo, com a arrecadação de alimentos não perecíveis. O site Aviação em Floripa participou desta grande festa e compartilha a partir de agora com seus leitores, um pouco daquilo que aconteceu durante o evento. Boa leitura!

Tabela com a programação das demonstrações aéreas. Fonte: Organização/AFA

A grandiosidade do Domingo Aéreo sempre atrai uma multidão para a Academia da Força Aérea, não apenas de Pirassununga e cidades próximas mas também de outras partes do país. Pensando nisso, para garantir a segurança, a acessibilidade e a comodidade de quem visita a AFA, nos últimos anos tem sido feito com sucesso um sistema de ingressos para controlar e limitar a quantidade de público presente. Os ingressos são gratuitos e liberados em lotes nas semanas que antecedem o evento, disponibilizados através de um website especialmente criado para a ocasião. Este ano, segundo informações, foram disponibilizadas 50 mil entradas, distribuídas em cinco lotes. Para se ter uma ideia do interesse das pessoas em participar da festa, cada lote esgotou-se em poucas horas após sua liberação. O Domingo Aéreo já é uma tradição na cidade e é sempre aguardado com enorme expectativa, não apenas por quem gosta de aviação mas também impulsiona e movimenta a economia de Pirassununga e região próxima.







Aviation Spotters em ação!

A locução do evento ficou mais uma vez nas mãos do Vadico, um ícone dos eventos aeronáuticos no Brasil.

Tanto a Força Aérea Brasileira, quanto a Marinha e o Exército levaram para Pirassununga diversas de suas aeronaves. O evento contou com a participação de um grande número de aeronaves militares em exposição estática ou em voo, com destaque para o T-27 Tucano modernizado, o KC-390 Millenium e o SC-105 Amazonas SAR, além dos caças que sempre atraem a atenção e a curiosidade de todos. Neste ano, tivemos a participação de dois F-5M Tiger II, dois A-1M (ambas as aeronaves da FAB) e dois AF-1 Skyhawk pertencentes à Marinha. Talvez a ausência mais sentida por todos que gostam de aviação, foi a do novo vetor de caça da Força Aérea, o F-39E Gripen, porém justificada, uma vez que a aeronave encontra-se no momento cumprindo um extenso programa de certificação operacional para entrar em serviço. Certamente as próximas edições do evento contarão com a presença da aeronave. Acompanhe na tabela abaixo, um resumo das aeronaves militares expostas em Pirassununga.





T-25C Universal


T-27M Tucano

P-3AM Orion

SC-105 Amazonas SAR


KC-390 Millenium


H-50 Esquilo



F-5FM Tiger II


F-5EM Tiger II

H-60 Blackhawk





AF-1B Skyhawk

Uma outra tradição do Domingo Aéreo da AFA, por ser a "casa" da Esquadrilha da Fumaça, é a grande quantidade de aeronaves acrobáticas presentes. Várias delas apresentaram-se em voo, com os pilotos mostrando toda a sua habilidade e tirando o máximo de performance de suas máquinas. O evento contou também com algumas esquadrilhas de acrobacia civis, entre elas, a Esquadrilha Fox (Brasília/DF), Turma da Mônica (Campinas/SP) e Esquadrilha CÉU (Rio de Janeiro/RJ). Além do clima de festa, a presença destes pilotos e equipes marca um dos preceitos buscados pela FAB e pela própria Esquadrilha da Fumaça em seus eventos e apresentações, que é o estreitamento dos laços e a integração entre os meios aeronáuticos civil e militar. A Azul Linhas Aéreas também marcou presença com um de seus jatos comerciais Embraer E-195, ficando em exposição estática e apresentando-se em voo também.

















Chegada na AFA do Embraer E-195 da Azul, matrícula PR-AYV.

A atração internacional do Domingo Aéreo ficou por conta da participação da Fuerza Aerea de Chile (FACh) com sua Escuadrilla de Alta Acrobacia, chamada de "Halcones". Esta foi a quarta vez que os chilenos participaram de um evento na AFA, marcando presença por aqui também nos anos de 2002, 2012 e 2017. O time tem laços fortes de amizade com a nossa Esquadrilha da Fumaça, que por sua vez sempre participa da Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE, Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço), maior feira aeronáutica da América Latina, que ocorre a cada dois anos na capital chilena, Santiago, com sua última edição acontecendo em abril desta ano. Agora foi a vez dos Halcones retribuírem a visita e dessa vez vieram com seu novo equipamento, o Gamebird GB-1, um avião acrobático, feito de materiais compostos e altamente manobrável, fabricado nos Estados Unidos, do qual foram adquiridos sete exemplares, mas apenas cinco apresentam-se em voo.








Com o objetivo de projetar junto à população do país a imagem e as atividades da Força Aérea do Chile (FACh), o grupo foi criado em janeiro de 1981 e equipado inicialmente com biplanos acrobáticos Pitts Special S-2, tendo como sede a Base Aérea de El Bosque, situada nos arredores da capital Santigo. Com o Pitts iniciou-se a tradição e a fama da Esquadrilha e de seus pilotos, conhecidos pelas apresentações com alto grau de precisão e arrojo nas manobras, o que rendeu aos Halcones ao longo de sua história, diversos convites para exibições no exterior, além de prêmios internacionais. Dentre os países visitados pelo grupo estão o Equador, Reino Unido, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Israel, França, Peru, Bolívia, Argentina, Colômbia e Uruguai, além do Brasil, onde estiveram presentes nas festividades pelos 50 anos (2002), 60 anos (2012) e 65 anos (2017) da Esquadrilha da Fumaça. Sempre atentos ao que há de melhor e mais moderno em termos de acrobacia aérea, a equipe também operou com os aviões de fabricação alemã Extra EA 300, incorporados em 1990 (em substituição aos Pitts S-2) e 13 anos depois, no seu aperfeiçoamento, o Extra EA 300L, que voou com o grupo até o ano passado. Uma de suas principais manobras e marca registrada dos Halcones consiste em reproduzir no céu a estrela branca que adorna a bandeira do Chile.





















Deixamos para o final, os aniversariantes e anfitriões do evento, a nossa querida Esquadrilha da Fumaça, oficialmente chamada de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). A equipe nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança no emprego dos aviões, dando-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro, data que ficou marcada como o início de suas atividades. 




O North American T-6 foi o primeiro modelo de avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça. O exemplar acima encontra-se preservado no interior do hangar da equipe e pertenceu ao lendário Coronel Braga, uma verdadeira lenda da Aviação Militar e acrobática brasileira.


T-24 Fouga Magister, único avião a jato utilizado pela Fumaça e que foi recentemente restaurado.

No teto do hangar, encontram-se dois exemplares do T-27 Tucano no dorso, em voo invertido. Os dois aviões ostentam os padrões de pintura utilizados na Fumaça.

O primeiro avião utilizado foi o North American T-6 Texan, operado até a desativação do Esquadrão em 1977. No final dos anos 1960, por um breve período, foram empregados os jatos de fabricação francesa T-24 Super Fouga Magister. Reativada em 1982, a Esquadrilha da Fumaça voou o T-25 Universal e logo no ano seguinte, passou para os turboélices de treinamento T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela Embraer. Em 31 de março de 2013, aconteceu a última demonstração com essa aeronave que, em seguida, foi desativada, dando lugar ao seu substituto e equipamento atual, o Embraer A-29 Super Tucano. Assim como o T-27 nos seus anos finais com o EDA, o A-29 também recebeu uma pintura nas cores da Bandeira Nacional, incentivando o sentimento de patriotismo e identificando a equipe brasileira em todo o mundo.

Uma de suas principais diferenciais da Esquadrilha da Fumaça são as manobras feitas em voo invertido. Nesse sentido, o grupo tem em seu currículo a quebra de três recordes mundiais registrados no “Guinness World Records”. O último deles aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (ou seja, de cabeça pra baixo) por 30 segundos, percorrendo três mil metros. O momento ocorreu na própria Academia da Força Aérea (AFA), superando os feitos de 1996, quando a Esquadrilha bateu seu primeiro recorde, voando com dez aeronaves e em 2002, no ano de seu cinquentenário, com o voo invertido de onze aviões, também na AFA.



Uma surpresa para o público e um dos momentos mais marcantes do evento foi a passagem conjunta do Embraer E-195 da Azul com quatro Super Tucanos da Fumaça.

A equipe é formada exclusivamente por militares da Força Aérea Brasileira. Atualmente, são treze Oficiais Aviadores, todos voluntários, um Especialista em aviões, uma Médica, uma Administradora e dois Oficiais de Comunicação Social, além de uma equipe de graduados especialistas, divididos nas áreas administrativa, técnica e de manutenção de aeronaves, conhecidos carinhosamente por “Anjos da Guarda”. Completam o time, um grupo de Soldados colaborando na rotina e organização diária. Entre suas principais atribuições da equipe estão: Estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáuticas; Valorizar a Força Aérea Brasileira e o sentimento de patriotismo; Expressar a afirmação e o profissionalismo de todos os componentes da FAB; Demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros; Comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira; Contribuir para uma maior integração entre a Força Aérea Brasileira e as demais Forças Singulares; Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica; Representar a FAB no exterior como instrumento diplomático; Difundir a política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica e participar do processo de integração nacional, marcando a presença da FAB nos eventos realizados em todo o país.



Um registro histórico e inesquecível! O voo conjunto de três Super Tucanos liderados por um T-6 pintado nas cores da Fumaça.

Com mais de 3.900 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. As apresentações contam com sete pilotos voando sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. Dependendo do local da apresentação e da meteorologia no momento, a duração e o número de acrobacias executadas podem ser diferentes ou reduzidas, sempre pensando na segurança de voo e dos expectadores.








Completando 70 anos de existência em 2022, sendo a segunda equipe militar de demonstração mais antiga em atividade, a “Fumaça” se firmou ao longo do tempo como um instrumento poderoso de comunicação social da FAB. Com manobras arrojadas e algumas delas exclusivas, diferenciando-a de outras equipes de demonstração ao redor do mundo, sempre chamam a atenção e encantam a todos por onde passam.



Gostaríamos de parabenizar a Academia da Força Aérea e o Esquadrão de Demonstração Aérea pela organização do Domingo Aéreo. Planejar e coordenar um evento para mais de 50 mil pessoas não é uma tarefa fácil. Agradecimentos especiais ao Major-Aviador Ailson (Chefe da Comunicação Social da AFA), Capitão-Aviador Freitas (Chefe Adjunto), ao Sargento Rizzatti, pela dedicação e presteza em atender, dentro do possível, a todas as demandas solicitadas. 






2 comentários:

sergio m. borba disse...

Belíssimas fotos, com destaque para as do f-5 e o avião da Azul com os a-29 em formação.

fernandalobo1 disse...

Matéria maravilhosa e bem informativa, me senti lá, mesmo estando em Floripa. Congrats!!!

Postar um comentário