Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 16 de junho de 2020

Um clique curioso #1


É com satisfação que passamos a apresentar aos nossos leitores, uma nova série de matérias no blog Aviação em Floripa trazendo fotos especialmente pinçadas em nosso acervo fotográfico analógico e digital, que de alguma forma trazem algum tipo de curiosidade, raridade ou informação histórica a respeito daquela imagem, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Ocasionalmente estaremos publicando uma destas fotos, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!



A-1 FAB 5504, 1º/16º GAv, Academia da Força Aérea/SP, maio de 2002.


Este A-1 pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Sexto Grupo de Aviação (1º/16º GAv), Esquadrão Adelphi, com sede na Base Aérea de Santa Cruz/RJ, apresenta algumas características de pintura incorporadas à aeronave com base em um estudo feito no final da década de 90 para diminuir a chance de colisão com aves, especialmente urubus, durante os voos de treinamento, sobretudo na região onde a Unidade Aérea era sediada. Tal medida implicava na adoção da cor preta em toda a extensão do radome (bico da aeronave), além dos bordos de ataque das asas, estabilizador vertical, suportes subalares e na seção dianteira dos tanques suplementares de combustível (não presentes aqui neste exemplar), com o pretenso objetivo de fazer com que a aeronave se tornasse mais visível para a ave, diminuindo assim a chance de colisão com a mesma. 


Estas características de pintura foram adotadas em algumas aeronaves do Adelphi até o início dos anos 2000, quando toda a frota de A-1 da Força Aérea Brasileira (FAB) passou a incorporar e ser uniformizada com o novo padrão tático de camuflagem. Cabe ressaltar também que este esquema de pintura mostrado na foto acima manteve-se associado apenas ao 1º/16º GAv, sendo que os outros dois Esquadrões que operavam o modelo na FAB (1º/10º GAv e 3º/10º GAv), ambos sediados em Santa Maria/RS, nunca o utilizaram, permanecendo com o padrão original de pintura, até também receberem a camuflagem tática.

Nas fotos abaixo, é possível ver dois exemplares do A-1 (o primeiro deles pertencente ao Esquadrão Adelphi e o segundo ao Esquadrão Centauro), ambos fotografados também em 2002, apresentando o padrão original de pintura desta aeronave na FAB. Observe a ausência das características especiais na pintura presentes na aeronave FAB 5504.

A-1 FAB 5501, 1º/16º GAv, Base Aérea de Florianópolis/SC, Novembro de 2002.

A-1 FAB 5533, 3º/10º GAv, Base Aérea de Florianópolis/SC, Outubro de 2002.

0 comentários:

Postar um comentário