Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 15 de março de 2016

Veículos de Imprensa conhecem o Exercício Carranca V





Como parte das atividades previstas durante o Exercício Carranca V, o maior treinamento de Busca e Salvamento da América Latina, que ocorre até o próximo dia 18 de março na Base Aérea de Florianópolis, a Direção do Exercício, em conjunto com militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e da Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis, receberam na manhã desta terça-feira (15/03), os veículos de imprensa interessados em conhecer de forma mais detalhada, o treinamento realizado pela Força Aérea Brasileira na capital catarinense.

Denominado de Mídia Day, o evento contou com a presença do blog Aviação em Floripa, do site especializado em aviação Portal do Aviador, através de seu colaborador Daniel Popinga, do fotógrafo profissional e entusiasta da aviação Murilo Wolff, além da equipe de reportagem da emissora RIC TV. Em conversa com os presentes, o Diretor do Exercício, Major Fábio Lourenço Carneiro Barbosa, explicou o funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) e forneceu informações gerais sobre o Exercício Carranca V.


Major Barbosa - Diretor do Exercício Carranca V.

Já com os detalhes da operação devidamente anotados, chegou a hora de observar e registrar in loco o trabalho das equipes de resgate da Força Aérea Brasileira. Enquanto a reportagem da RIC TV embarcou em um bote e foi acompanhar um salvamento na água, os demais profissionais de imprensa foram conduzidos a uma área dentro da própria Base Aérea de Florianópolis de forma a presenciar uma missão de resgate em terra. Cabe ressaltar que ambas as missões eram parte integrante do treinamento e coube aos profissionais de imprensa, o papel de meros e privilegiados expectadores do desenrolar das ações.

Missão de resgate na água.


A situação que testemunhamos envolveu um helicóptero Sikorsky H-60 Blackhawk pertencente ao Esquadrão Pantera, uma das Unidades Aéreas participantes do Exercício Carranca V e consistiu no resgate de duas pessoas feridas em um local de difícil acesso e sem a possibilidade de pouso do helicóptero, necessitando que todo o trabalho de socorro e salvamento das vítimas fosse feito por intermédio do guincho da aeronave. Durante todo o tempo, o trabalho da equipe de salvamento foi acompanhado e avaliado de perto por oficiais da FAB especialistas em missões de Busca e Salvamento. 


 Descida da equipe de resgate.

Tripulação atenta a todos os detalhes. 

Todo o trabalho de socorro às vítimas é constantemente observado e avaliado.

Içamento de uma das vítimas.

Nota editorial: em breve estaremos publicando uma matéria especial sobre este resgate, com outras informações e fotos.


Além de presenciar a missão de resgate, conhecemos o centro nervoso do Exercício Carranca V, onde todas as ações e atividades são planejadas, acompanhadas e avaliadas. Também houve oportunidade para uma visita ao pátio da BAFL e registrar algumas das aeronaves participantes do treinamento.


Eurocopter H-36 Caracal 

 Sikorsky H-60L Blackhawk


EADS/CASA SC-105 Amazonas

Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha 


Helibras UH-50 Esquilo


 Bell H-1H


Gostaríamos aqui de agradecer à organização do Exercício Carranca V pela oportunidade dada ao blog Aviação em Floripa e aos demais veículos de imprensa em conhecer e acompanhar este importante treinamento. Eventos como o Mídia Day são extremamente relevantes, pois possibilitam um contato mais próximo com a Força Aérea Brasileira, além de dar a chance de mostrar ao nosso público as suas atividades e o trabalho de seus integrantes, Agradecimentos especiais ao Major Barbosa, Diretor do Exercício, ao Major Celoni e Segundo Sargento Poleto do CECOMSAER e, ao Capitão-Aviador Damasceno da Comunicação Social da BAFL, assim como aos demais militares e integrantes do DECEA e do CECOMSAER que nos acompanharam e prestaram esclarecimentos durante nosso período de permanência na Base Aérea de Florianópolis. Informo ainda que nesta quinta-feira (17/03) estaremos publicando uma matéria completa sobre o Exercício Carranca V com muitas fotos e informações.









0 comentários:

Postar um comentário