Registramos no final da tarde
deste sábado (26/12), o primeiro voo internacional da mais nova companhia aérea
paraguaia, a Amaszonas del Paraguay, ligando o Aeroporto Internacional Silvio
Pettirossi (ASU/SGAS), localizado na capital Assunção, ao Aeroporto
Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL), através do voo AZP680. Mais uma vez o
blog Aviação em Floripa se fez presente e brinda seus leitores com esta
matéria, trazendo fotos e informações a respeito deste fato, que provavelmente se
constituirá na principal novidade dos voos charters (fretados) internacionais desta
temporada de verão em Florianópolis, uma vez que as demais companhias
autorizadas a operar, já são velhas conhecidas.
Sem dúvida um momento histórico! Pela primeira vez a Amaszonas del Paraguay opera em Florianópolis. Para nossa surpresa a aeronave já substituiu o registro espanhol EC-ITU pela sua matrícula definitiva ZP-CRN.
A Amaszonas Del Paraguay foi formada
em 2015 como uma subsidiária da Amaszonas Línea Aérea, de bandeira boliviana e
em parceria com a empresa regional espanhola Air Nostrum. As operações da nova companhia
aérea iniciaram-se no dia 23 de setembro com voos ligando as cidades de
Asunción e Ciudad del Leste, ambas no Paraguai. Os voos para Florianópolis
marcam a estreia da Amaszonas Del Paraguay em rotas internacionais, que devem
contemplar ainda a cidade de Punta Del Leste no Uruguai, durante a atual
temporada de verão. Segundo a Direção da nova empresa aérea, estão previstas
duas frequências semanais ligando a capital paraguaia a Florianópolis (aos
sábados e domingos), começando em 26 de dezembro e devendo se estender até 31
de janeiro de 2016.
Para a realização dos voos, a
Amaszonas Del Paraguay está utilizando a única aeronave incorporada a sua frota
até o momento. Trata-se de um jato de fabricação canadense Bombardier CRJ-200ER
anteriormente operado pela Air Nostrum e que até recentemente ainda ostentava a
matrícula espanhola EC-ITU (c/n 7866). O avião foi fabricado em 2003 e desde 19
de janeiro de 2004 operava com a Air Nostrum. A chegada em solo paraguaio, já
com as cores da Amaszonas Del Paraguay, ocorreu em 19 de agosto deste ano e
desde então a empresa iniciou os preparativos e trâmites legais para o início
das suas operações aéreas.
CRJ-200 visto através do spinner do Pilatus PC-12.
É hora de partir. Comandante da aeronave sinaliza a retirada do calço...
...e se despede de Florianópolis. Até breve!
Projetada pela Canadair (atual
Bombardier Aerospace) tendo como base o desenho do jato executivo Challenger, a
série de jatos regionais CRJ foi desenvolvida no início dos anos 90 a partir de
estudos que apontavam a necessidade de aviões a jato para atender a demanda por
voos regionais, até então feitos por aeronaves turboélices, com menor oferta de
assentos e um desempenho menos eficiente. A versão CRJ-200 voou pela primeira
vez em 1995 e assim como seu antecessor, o CRJ-100, tem capacidade para
transportar 50 passageiros, diferindo deste basicamente por ser impulsionada
por dois motores turbofan General Electric CF-34-3B1, mais potentes e
eficientes.
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