Fotografamos durante a tarde
desta quinta-feira (10/12), um dos Boeing 737-800 da GOL que receberam os dispositivos
chamados de Split Scimitar Winglet instalados nas pontas das asas, em substituição
aos tradicionais Winglets (denominados de “Blended”) usualmente empregados em
muitos dos Boeing 737-700 e -800 da companhia aérea. Embora para os leigos o
Winglet possa parecer que a aeronave teve suas pontas das asas dobradas para
cima, na verdade é um componente aerodinâmico largamente empregado na aviação
em diferentes formatos e tamanhos, que tem a função de modificar o fluxo de ar
que passa pela extremidade das asas, gerando uma sustentação maior nesta área,
propiciando uma melhora no consumo de combustível, sobretudo em voos mais
longos, diminuição de ruídos e aumento da performance.
Detalhe do Split Scimitar Winglet.
Desenvolvido pela empresa estadunidense
Aviation Partners Boeing (APB), a GOL passou a implementar em algumas aeronaves
da sua frota o novo componente aerodinâmico chamado de Split Scimitar Winglet,
com o objetivo de melhorar a eficiência e a performance destes aviões,
principalmente nas rotas mais longas e nos voos internacionais realizados pela
companhia aérea. De acordo com o fabricante, o novo equipamento propicia uma substancial
economia de combustível, melhora a capacidade de transporte de cargas e
passageiros, além de aumentar o alcance dos aviões. Até o momento três Boeing
737-800 da GOL (com as matrículas PR-GUG, PR-GUH e PR-GUI) já voam com o dispositivo,
que vem em forma de kit e é instalado nas dependências do Centro de Manutenção
da companhia aérea, localizado no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG).
Foi a chegada do PR-GUH (c/n 35843) que registramos na tarde de hoje em Florianópolis e
cujas fotos compõem esta matéria. A aeronave veio cumprindo o voo G3 1266
procedente do Aeroporto de Guarulhos (SP).
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