Neste último final de semana o
Aeroclube de Santa Catarina (ACSC), localizado no município de São José/SC,
completou 77 anos de existência. Para comemorar a data, a instituição organizou
no Sábado (20/09) um evento aeronáutico que reuniu, além dos sócios, familiares,
convidados e amantes da aviação, um grande público, que teve a oportunidade de conhecer
de perto os aviões e as atividades desenvolvidas pelo Aeroclube, além de poder
acompanhar durante todo o dia, o pouso e a decolagem das aeronaves,
apresentações de acrobacia aérea, paraquedismo, demonstrações operacionais com
os helicópteros da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa
Catarina, entre outras. Além das
aeronaves utilizadas na instrução aérea e das particulares que ficam sediadas
no local, o Aeroclube recebeu a visita de aviões de outras regiões do Estado,
transformando o acontecimento numa grande confraternização.
Algumas aeronaves do Aeroclube de Santa Catarina expostas em frente ao Hangar principal, tendo como cenário de fundo, o Morro da Pedra Branca.
O público que compareceu ao Aeroclube pode conhecer de perto as aeronaves utilizadas na atividade de instrução aérea.
Durante o evento também ocorreu um
breve cerimonial, com a presença de autoridades civis e militares e a entrega
de medalhas comemorativas aos alunos, instrutores de voo e demais membros que
se destacaram ao longo do ano nas atividades aéreas e às pessoas que de alguma
forma contribuíram com a Instituição. Em sua fala, o atual Presidente do
Aeroclube de Santa Catarina, Sr. Luiz Adauto Costa, relembrou fatos da história
do Aeroclube, enalteceu o trabalho e as atividades desenvolvidas ao longo do
tempo e reforçou as atuais parcerias que a entidade mantém com a Faculdade de
Tecnologia e Escola de Aviação Civil AeroTD, a Flight Escola de Aviação e
também com o SENAI/SC. A banda de música da Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
também esteve presente, finalizando sua participação com a execução do Hino do
Aviador.
Presidente do Aeroclube de Santa Catarina, Sr. Luiz Adauto Costa.
O evento também contou com a presença de autoridades civis e militares.
Banda de música da Base Aérea de Florianópolis (BAFL).
Um pouco de história
No final da década de 30, a
aviação brasileira vivia uma fase de expansão, com a atividade aérea
popularizando-se e difundido-se por todo o país. Colaborando com este fato,
surge a Campanha Nacional da Aviação, instituída no governo de Getúlio Vargas e
idealizada pelo jornalista Assis Chateaubriand e pelo então Ministro da Guerra,
Sr. Joaquim Pedro Salgado Filho. Também chamada de Campanha para Dar Asas à
Juventude Brasileira ou Deem Asas ao Brasil, tinha o objetivo de fomentar e
consolidar a Aviação Civil no Brasil, através da doação de aviões ou de
dinheiro e materiais para a sua construção, além da implementação de campos de
pouso e ampliação dos já existentes e a criação de Aeroclubes.
Um dos Cessna 150M do Aeroclube traz na fuselagem o nome do primeiro Presidente da Instituição, o Sr. Franklin Ganzo.
Planador Grob G103 em frente ao Hangar que leva o nome do Dr. Aberbal Ramos da Silva, ex-Governador do Estado e um dos grandes incentivadores e colaboradores para o crescimento do Aeroclube de Santa Catarina.
É nesse contexto que surge o
Aeroclube de Santa Catarina, na época, Aeroclube Catarinense, fundado em 21 de
setembro de 1937 e tendo como seu primeiro Presidente, o Sr. Franklin Ganzo.
Contando com somente uma aeronave e ainda sem estrutura própria, o Aeroclube
utilizou inicialmente as instalações da então Base Aérea da Ressacada, atual
Base Aérea de Florianópolis, na época, pertencente à Aviação Naval da Marinha
do Brasil. Alguns anos se passaram até que o Aeroclube finalmente ganhasse sua
sede própria, num terreno localizado no município de São José, mais
precisamente no Distrito de Campinas. A pista principal ficava exatamente onde
hoje situa-se a Avenida Lédio João Martins, também conhecida como Avenida
Central do Kobrasol, sendo hoje, uma das mais movimentadas do município e um
dos principais centros nervosos da prestação de serviços e de comércio de São
José. Com a criação do empreendimento imobiliário Kobrasol na década de 70, a
rápida urbanização e o crescimento populacional e imobiliário no entorno do
Aeroclube, tornaram impraticável a sua permanência no local, limitando as
atividades aéreas e trazendo sérios riscos para a segurança de voo. Sendo
assim, em junho de 1977, o Aeroclube de Santa Catarina transfere-se para a sua
atual área, localizada no bairro Sertão de Imaruim, também no município de São
José. A mudança de endereço além de proporcionar segurança, ampliação do espaço
físico e instalações mais apropriadas, também permitiu ao Aeroclube o
incremento de suas atividades.
O Aeroclube de Santa Catarina hoje:
Ocupando uma área com cerca de
400 mil metros quadrados, no bairro Sertão do Imaruim, em São José/SC, com acesso pela Rodovia SC-407, o Aeroclube de Santa
Catarina conta hoje com uma estrutura compatível com a atividade de formação
profissional de pilotos civis, composta por diversos hangares para manutenção e
abrigo das aeronaves, pátio de manobras, alojamentos, salas de Briefing e
Debriefing, salas de aula onde são ministradas a parte teórica dos cursos (Ground School) e as provas de
equipamentos, além de pista asfaltada com 900 metros de extensão e 18 metros de
largura. Atualmente são oferecidos os cursos de Piloto Privado (PP), Piloto
Comercial (PC), Instrutor de Voo, Piloto de Planador, Iniciação Aeronáutica e
Paraquedismo. Para saber mais sobre a Aeroclube e os cursos oferecidos, acesse sua a página oficial:
http://www.aeroclubesc.com.br/2013/?id=index
http://www.aeroclubesc.com.br/2013/?id=index
Além das aeronaves utilizadas para a instrução aérea, a estrutura do Aeroclube é formada por diversos hangares para a manutenção e guarda das aeronaves dos seus associados.
A frota atual de aeronaves
utilizadas pelo Aeroclube nas diversas modalidades de instrução aérea incluem
dois Aero Boero AB 115 (PP-GNV e PP-GFD), um Aero Boero AB 180 (PP-FLT), ambos
de fabricação argentina, dois Cessna 150M Commuter (PR-SCT e PR-ASF), um Cessna
177 Cardinal (PT-ION), um Neiva P-56C Paulistinha (PP-HOR) e três planadores,
sendo um Grob G103 Twin Astir II (PT-PJE), de desenho alemão, um IPE 02B
Nhapecan (PP-FAM) e um KM-1 Quero-Quero (PT-PGC), estes dois últimos de
construção nacional.
Aero Boero AB 115 - PP-GNV (c/n 332-B)
Aero Boero AB 115 - PP-GFD (c/n 239-B)
Aero Boero AB 180 - PP-FLT (c/n 111-B)
Cessna 150M Commuter - PR-SCT (c/n 15077400)
Cessna 150M Commuter - PR-ASF (c/n 15077695)
Planador Grob G 103 Twin Astir II - PT-PJE (c/n 3779)
Planador IPE 02B Nhapecan - PP-FAM (c/n 030)
Planador KM-1 Quero-Quero - PT-PGC (c/n 060)
O Aeroclube de Santa Catarina é identificado
na ICAO (International Civil Aviation
Organization, ou Organização Internacional de Aviação Civil) com o código SSKT.
É um aeródromo privado que atende todas as exigências do Código Brasileiro de
Aeronáutica (CBA) e da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), sendo
inclusive utilizado como alternativa de pouso e permanência para tráfegos de
pequeno porte com destino ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, localizado
no município vizinho de Florianópolis, principalmente em épocas de grande
movimentação, como o Natal e o Ano Novo, por exemplo.
Bandeiras do Aeroclube de Santa Catarina, do município de São José, do Brasil e de Santa Catarina tremulando ao vento.
Outro aspecto importante do
Aeroclube é a sua vocação como centro agregador e de difusão do conhecimento
aeronáutico. Colaborando com esta afirmação, em junho de 2009 foi firmado um
convênio com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Santa
Catarina para a formação de pilotos. Através desta parceria, os alunos da
Instituição de Ensino, localizada no próprio município de São José, têm as
aulas teóricas no SENAI e o Aeroclube fica responsável por ministrar as aulas
práticas. Recentemente também foi instituído o Aeropark de São José, instalado
em área próxima ao Aeroclube e resultado da parceria com o Grupo Pedra Branca e
a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). O projeto é audacioso e prevê
a criação de um parque tecnológico que, entre suas áreas de atuação, contempla
o ramo aeronáutico com a instalação de empresas ligadas ao setor, incluindo o
projeto e construção de aeronaves e a formação de profissionais como pilotos,
mecânicos, engenheiros aeronáuticos, entre outros.
Placa alusiva à criação do Aeropark.
Embora não seja fruto direto do
Aeropark, os aviões produzidos pela empresa Wega Aircraft, instalada no
município vizinho de Palhoça, ilustram muito bem o potencial que o projeto pode
ter. Fundada em março de 2006 pelo mecânico de aeronaves Jocelito Carlos Wildner,
o empreendimento nasceu com o objetivo de fabricar kits de aeronaves leves,
utilizando técnicas e componentes de última geração. Entre seus produtos estão
o Wega ULM, o Wega 180 e o Wega 210. As aeronaves são fabricadas no galpão da
firma e posteriormente montadas e testadas utilizando-se as instalações e a
pista do Aeroclube de Santa Catarina. Ano passado a empresa levou dois de seus
aviões Wega 180 em um voo histórico de São José até a Flórida, nos Estados
Unidos, onde as aeronaves participaram da Sun n’ Fun, considerada a segunda
maior feira aeronáutica do mundo e a mais expressiva com relação aos negócios.
A excelência do projeto pode ser medida pelo enorme interesse que os aviões
despertaram no público presente na feira, servindo para dar visibilidade ao
produto e gerando a expectativa de poder atrair investidores e alavancar a
produção em série do modelo.
Wega 180 - PU-OLN (c/n JCW004-06)
Wega 180 - PU-ERW (c/n JCW001-06)
As duas aeronaves, lado a lado.
O evento:
Contrariando as expectativas, que
previam um céu com muitas nuvens e até chuviscos ocasionais, o tempo em São
José amanheceu com Sol, céu azul e vento calmo, condições ideais para um evento
aeronáutico. O público que compareceu ao Aeroclube de Santa Catarina pode ver
de perto a frota de aeronaves utilizadas para a instrução aérea, que
permaneceram durante todo o dia em exposição estática em frente ao seu hangar
principal. Além destes, os presentes puderam acompanhar a chegada de diversos
aviões e helicópteros sediados no próprio Aeroclube bem como de outras
localidades que vieram prestigiar o evento.
Schweizer 300C - PT-YDQ (c/n S1756)
Robinson R44 Raven I - PP-WME (c/n 1459)
Alon A-2 Aircoupe (c/n A-136)
Cessna 310R - PR-FGG (c/n 310R1276)
As forças de segurança do Estado
de Santa Catarina também prestigiaram o aniversário do Aeroclube. A Polícia
Civil compareceu com seu Helibras HB-350B2 Esquilo (PT-HZF), denominado
de “Polícia 01”. Já o Batalhão Aéreo da Polícia Militar enviou seu Agusta
AW-119 Koala (PR-PMM), que utiliza o código “Aguia 2” e o Batalhão de
Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, seu Eurocopter AS-350B2 Esquilo
(PR-HGR), chamado de “Arcanjo 01”. Estes dois últimos demonstraram ao público
toda a versatilidade de seus equipamentos e o preparo de suas tripulações. O
Koala da PM realizou uma ação simulada de abordagem a um suspeito em terra. Por
sua vez, o helicóptero do Corpo de Bombeiros fez uma demonstração da utilização
de equipamento para resgate de pessoas em locais de difícil acesso ou em
ambientes aquáticos.
Em primeiro plano, o helicóptero Aguia 2 da Polícia Militar. Ao seu lado, o Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros Militar e ao fundo, o Polícia 01 da Polícia Civil.
Em primeiro plano, o helicóptero Aguia 2 da Polícia Militar. Ao seu lado, o Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros Militar e ao fundo, o Polícia 01 da Polícia Civil.
Lado a lado, os Esquilos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil
Helibras HB-350B2 Esquilo - PT-HZF "Polícia 01" - Polícia Civil/SC (c/n 2772)
Eurocopter AS-350B2 Esquilo - PR-HGR "Arcanjo 01" - Corpo de Bombeiros Militar/SC (c/n 3771)
Agusta AW-119 Koala Mk.II - PR-PMM "Águia 2" - Polícia Militar/SC (c/n 14740)
A sequência de fotos abaixo mostra a simulação de abordagem de um suspeito em solo feita pelo helicóptero Agusta AW-119 Koala da Polícia Militar:
Aproximação com o suspeito ma mira.
Enquanto um policial desce, o outro membro da equipe a bordo permanece atento.
A abordagem.
Durante toda a ação, o helicóptero permanece em voo pairado, controlando a situação do alto.
Com o suspeito dominado...
...a equipe retorna ao helicóptero. Observe o policial dando cobertura.
Missão encerrada! Todos a bordo, é hora de partir.
Acompanhe a partir de agora a demonstração feita pelo helicóptero Esquilo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com a utilização de um cesto para resgate em locais de difícil acesso:
Show Aéreo sem acrobacia aérea e
paraquedismo não pode ser completo. Sendo assim, tivemos a presença de uma
aeronave Christen Eagle II da Equipe Tuareg Aerobatics, que fez duas
demonstrações durante o evento, encantando a todos com o arrojo e a beleza das
manobras. Houve ainda uma demonstração de paraquedismo feita por integrantes do
Clube e Escola Skydive, que ocupa as dependências do Aeroclube, realizada por
um verdadeiro clássico da aviação, um Cessna 180D Skywagon.
Painel de instrumentos do Christen Eagle II.
Detalhe do display de apresentação, preso ao painel de instrumentos.
Cessna 180D Skywagon, utilizado no lançamento dos paraquedistas.
Agradecimentos:
O blog Aviação em Floripa
parabeniza o Aeroclube de Santa Catarina pela passagem dos seus 77 anos e
aproveita este espaço para agradecer a todos que de alguma forma contribuíram
para a realização desta matéria, seja pela facilidade de acesso aos locais ou
pelas informações disponibilizadas. Sem estes requisitos, esta cobertura
fotográfica e jornalística não teria sido possível.
Além dos registros fotográficos que compuseram a matéria, apresentamos abaixo uma coleção de fotos feitas durante o aniversário do Aeroclube, que mostram parte das aeronaves presentes ao evento. Para visualizá-las em tamanho maior, clique sobre as mesmas.
Planadores
Aero Boero AB 180 - PP-FLT (c/n 111-B)
Fairchild PT-19A - PP-GFT (c/n OT-42-1671)
Cessna 150M Commuter - PR-ASF (c/n 15077695)
Embraer 810C Seneca II - PT-EYA (c/n 810265)
Aero Boero AB 115 - PP-GNV (c/n 332-B)
Schweizer 300C - PT-YDQ (c/n S1756)
Cessna 182P Skylane - PT-KQK (c/n 18264021)
Christen Eagle II - PR-ZOE (c/n 0223)
Embraer 712 Tupi - PT-NUS (c/n 712024)
Van's RV-10 - PR-ZIA (c/n FVE-2120)
Eurocopter AS-350B2 Esquilo - PR-HGR (c/n 3771)
Agusta AW-119 Koala Mk.II - PR-PMM (c/n 14740)
Aero Bravo 700 - PU-PBL (c/n 065)
Evektor EuroStar SLW - PU-VGD (c/n 2013-1616)
Robinson R44 Raven I - PP-WME (c/n 1459)
Van's Flyer RV-7 - PR-ZFZ (c/n FVE-2105)
Embraer 711ST Corisco Turbo - PT-RJI (c/n 711339)
Lancair Legacy 2000FG - PT-ZHE (c/n LS-233)
Wega 180 - PU-OLN (c/n JCW004-06)
Inpaer Conquest 180 - PU-OMM (c/n 056/2007)
Cessna 172N Skyhawk II - PR-BMI (c/n 17272568)
Flyer 500BR Pelican - PU-FAI (c/n FP-1456)
Beechcraft Bonanza H35 - PR-CLJ (c/n D-5027)
Créditos:
Na elaboração desta matéria foram
consultadas as seguintes fontes:
Página oficial do Aeroclube de
Santa Catarina
Matéria: Nas asas do Aeroclube de
Santa Catarina
Documentário da TV AL ao
Aeroclube de Santa Catarina – 75 anos
Matéria: SENAI e Aeroclube de SC
assinam convênio para a formação de pilotos
Página oficial da Wega Aircrafts
Matéria: Avião experimental
fabricado em Palhoça carrega lição sobre a busca de um sonho
5 comentários:
Eu particularmente gosto muito desse ambiente de Aeroclube porque é onde tudo começa. Parabéns.
Plastibraços.
Excelente matéria! Até o lugar, cercado por montanhas, deixa o ambiente do aeroclube mais bonito. Só senti a falta de uma aeronave. É o EMB 712 Tupi, prefixo PT-NYZ do Cmte. Mario Pinho. Mesmo assim, está magnífico. Parabéns.
Excelente matéria! Muito bem elaborada, mostrando um pouco do que foi a Festa do Aeroclube. Muitas fotos detalhando momentos importantes das comemorações e das diversas aeronaves que se apresentaram voando, fazendo vertiginosas acrobacias ou simplesmente expostas no páteo. As apresentações dos arrojados soldados, com o helicóptero Esquilo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, na demonstração de resgate em locais de difícil acesso... Os corajosos soldados da Polícia Militar, simulando a abordagem a um "suspeito", com o helicóptero sobrevoando e dando cobertura à operação....
Todas essas atividades foram muito aplaudidas pelo público presente no Aeroclube.
Só não entendi porquê não foi publicada nenhuma foto dos paraquedistas, que se prontificaram a fazer uma apresentação em homenagem ao Aniversário do Aeroclube...
http://www.panoramio.com/photo/112174204
Prezado amigo,
Muito obrigado pelos comentários. Fico contente em saber que gostou da matéria. Com relação à apresentação dos paraquedistas, infelizmente precisei me ausentar do Aeroclube por um breve período, sendo que a sua apresentação ocorreu neste momento, caso contrário, certamente teria sido registrada.
Trabalhei no (SMMT) no Hangar da Tucson representante da Robson no Brasil. Procuro uma colocação profissional na area de pista.
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