Inauguramos com este tópico, uma
nova forma de divulgarmos a aviação através do blog. Durante os anos de 1996 e
2007, acumulamos uma grande quantidade de vídeos, os quais passamos a partir de
agora a compartilhar com nossos leitores. As filmagens foram originalmente
gravadas em fitas VHS e posteriormente convertidas para formatos digitais,
sendo assim, a maioria não apresenta a qualidade de imagem e de som que
gostaríamos de disponibilizar. Entretanto, a principal meta é resgatar um pouco
da memória recente aeronáutica brasileira e nesse sentido, acreditamos estar
cumprindo o nosso objetivo.
Iniciamos com as imagens da
Expoaer 1997 da Base Aérea de Canoas, localizada na região Metropolitana de
Porto Alegre (RS). Cada tópico, além dos vídeos, sempre que possível, trará um
pequeno resumo dos mesmos ou as circunstâncias em que foram gravados.
Expoaer 1997 - Base Aérea de Canoas
Esta foi a primeira Expoaer que
tivemos a oportunidade de participar. Dentre as aeronaves militares presentes,
um AT-26 Xavante do Esquadrão Centauro, dois Bell UH-1 do Esquadrão Pantera,
dois A-1 do Esquadrão Adelphi, um AT-27 Tucano do Esquadrão Duelo, um Super
Puma do Esquadrão Puma, um Esquilo da Marinha do Brasil, um T-27 Tucano da
Academis da Força Aérea, um Pantera do Exército Brasileiro, um P-95B
Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix, além aeronaves das Unidades Aéreas anfitriãs,
os F-5E/F Tiger II e AT-27 Tucano do Esquadrão Pampa e os C-95 Bandeirante do
Esquadrão Pégaso. Abrilhantando a festa, a Esquadrilha da Fumaça com seus T-27
Tucano.
A Aviação Civil se fez presente
com duas Esquadrilhas Acrobáticas (Bruxa e Circo Aéreo Ônix Jeans), além de aeronaves
de diversos aeroclubes do Rio Grande do Sul. Infelizmente as condições do tempo
atrapalharam bastante o evento, pois choveu de forma ininterrupta entre às
11:00 hs da manhã e às 15:30 hs da tarde, inclusive inviabilizando as
apresentações das duas Esquadrilhas citadas acima.
O vídeo abaixo mostra o
procedimento de acionamento e táxi de uma das aeronaves AT-27 Tucano do
Esquadrão Pampa. Entre meados dos anos 90 e início da década seguinte, os
Esquadrões de Caça da Força Aérea Brasileira empregaram um certo número destas
aeronaves em complemento aos caças de “Primeira Linha”. No 1º Esquadrão do 14º
Grupo de Aviação, os AT-27 Tucano operavam com o código-rádio Romano, diferenciando-os dos F-5 Tiger
II, que utilizavam o código Pampa.
O vídeo mostra o procedimento de
acionamento e táxi das duas aeronaves A-1 pertencentes ao Esquadrão Adelphi,
com sede na Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e do AT-26 Xavante do Esquadrão
Centauro, baseado em Santa Maria (RS). É interessante observar o radomo, as
partes frontais dos tanques suplementares de combustível e os bordos de ataque
das asas pintados na cor preta, utilizada por algum tempo pelas aeronaves desta
Unidade Aérea como forma de diminuir a possibilidade do choque com aves durante
o voo. Um fato curioso mostrado no vídeo foi um pequeno grupo de pessoas que
ficou ilhado entre os dois A-1 durante todo o procedimento e que teve que
suportar de uma distância bem próxima, o barulho ensurdecedor das duas turbinas
Rolls Royce Spey, até a saída de uma das aeronaves.
No final do evento, a maioria das
aeronaves retornam para as suas Bases Aéreas de origem e costumeiramente brindam
o público com algumas passagens baixas antes de voltar para casa, geralmente se
constituindo num dos momentos mais aguardados. Na Expoaer 1997 não foi
diferente e o vídeo mostra as passagens do AT-26 Xavante, dos A-1 e de um dos
F-5E do Esquadrão Pampa.
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