Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Base Aérea de Florianópolis apoia aeronaves da Força Aérea Brasileira




Durante o mês de dezembro, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) está apoiando dois exercícios de treinamento com aeronaves da Força Aérea Brasileira. Um deles, já encerrado, ocorreu nos primeiros dias de dezembro e envolveu uma aeronave KC-130 Hércules pertencente ao 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte. A outra operação, atualmente em curso, é coordenada pela Marinha do Brasil e conta com a participação de meios aéreos da FAB, que estão utilizando a BAFL  como sede das operações. Saiba a partir de agora um pouco mais sobre esses dois exercícios que movimentam os céus da capital catarinense.


1º/1º GT treina em Florianópolis


Cumprindo mais uma etapa do seu programa de treinamento anual, o 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT), sediado na Base Aérea do Galeão (RJ), deslocou a Florianópolis uma aeronave KC-130 Hércules para a realização de treinamentos de Busca e Salvamento (SAR). A presença de esquadrões da FAB que têm entre suas atividades esta missão é rotineira em Florianópolis, devido às excelentes condições que a BAFL propicia para este tipo de exercício, haja vista que o treinamento é geralmente executado sobre o mar, e, como a área de exercício encontra-se a poucos minutos de voo, resulta em substancial economia de tempo e combustível. Outro aspecto importante é a ausência de conflitos com o tráfego aéreo civil e comercial, já que o espaço aéreo de Florianópolis é bem menos movimentado que o de outros aeroportos.




O 1º/1º GT, conhecido também como Esquadrão Gordo, voa atualmente a aeronave operacional de maior porte da Força Aérea Brasileira, o C-130 Hércules. É uma das duas unidades aéreas da FAB que opera este tipo de avião, sendo a outra, o 1º GTT, sediado na Base Aérea dos Afonsos (RJ). O C-130 Hércules, projetado e construído nos Estados Unidos pela Lockheed, é uma aeronave quadrimotora turboélice de transporte. Entretanto a versatilidade do projeto e as suas excelentes características de voo, motivaram a criação de diversas versões específicas, fazendo com que o Hercules seja uma das aeronaves militares mais utilizadas no mundo e até hoje, quase 60 anos desde que voou pela primeira vez, ainda é fabricada.

A gama de missões executadas pelo Esquadrão Gordo é extensa, exigindo bastante das aeronaves e de suas equipagens. Elas incluem além da função básica de transporte de cargas e tropas, missões de Busca e Salvamento, Reabastecimento em Voo, Lançamento de Paraquedistas, Ressuprimento Aéreo, entre outras. O Esquadrão também realiza voos para o continente antártico em apoio ao Programa Antártico Brasileiro e executa missões de transporte em casos de tragédias naturais e humanitárias. A aeronave que esteve em Florianópolis foi o FAB 2461 (c/n 382-4625) e é um dos dois aviões dedicados à missão de Reabastecimento em Voo, possuindo para tal, dois tanques internos de combustível, localizados no interior da aeronave, e dois casulos instalados nas pontas das asas contendo as mangueiras que levam o combustível dos tanques até as aeronaves que serão reabastecidas.














ADEREX II/2013


A Marinha do Brasil (MB) realiza, no período de 2 a 19 de dezembro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande (RS), a Operação “ADEREX-II/Semana da Marinha”, com visita aos portos de Rio Grande (RS), Itajaí (SC), São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá (PR), contribuindo para ação de presença da Força na região sul do País.

Na operação, serão realizadas fainas marinheiras e exercícios relacionados com os três ambientes da Guerra Naval Clássica, com mobilidade, apoio logístico móvel e novas ameaças. Os exercícios têm como propósito contribuir para o aperfeiçoamento do preparo e emprego do Poder Naval, bem como conduzir atividades de patrulha naval nas proximidades da bacia petrolífera de Santos e realizar ação de presença na área do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN).

Fonte: NOMAR

A Força Aérea Brasileira participa do treinamento com aeronaves P-95 Bandeirante Patrulha do 2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, baseados em Florianópolis e um P-3AM Orion pertencente ao 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, que tem sua sede na Base Aérea de Salvador (BA). Devido a sua posição geográfica, localizada próxima ao mar e a meio caminho entre os limites da área delimitada para o exercício, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) abriga as aeronaves da FAB participantes da ADEREX II/2013. Além deste aspecto, existe também todas as facilidades de infraestrutura, logística e segurança oferecidas pela BAFL para a operação dos meios aéreos, garantindo assim o bom andamento das atividades operacionais.


Lockheed P-3AM Orion - 1º/7º GAv (Foto de arquivo) 

Embraer P-95B Bandeirante Patrulha - 2º/7º GAv (Foto de arquivo)


Nota editorial: Com relação à ADEREX II/2013, colocamos fotos de arquivo do blog que ilustram as aeronaves que participam do Exercício. Caso haja a possibilidade de efetuar registros dos aviões que estão operando nesta manobra, a matéria será atualizada com as fotos.

1 comentários:

Lucas Lopes disse...

eu vi todas as aeronaves em exercício aqui em floripa que pena que nunca vi o p-3am de perto

Postar um comentário