Apresentamos o terceiro artigo
sobre as aeronaves da Força Aérea Uruguaia que passaram por Florianópolis
durante escala técnica a caminho da Base Aérea de Natal (BANT), para participar
do Exercício CRUZEX FLIGHT 2013, sendo o alvo desta matéria, um dos maiores
clássicos da aviação militar mundial, o Lockheed C-130 Hércules.
O C-130 Hércules está incluído
naquela categoria de aviões que ao pensarmos num determinado tipo de aeronave,
seu nome logo vem à lembrança. Assim como as palavras “Helicóptero” e “Vietnã”
nos conduzem automaticamente à imagem dos Bell UH-1 Huey, quando pensamos em
aeronave militar de transporte, o C-130 é quase um sinônimo deste termo. Trata-se
de um avião de transporte quadrimotor turboélice, projetado e desenvolvido pela
Lockheed no início dos anos 50 e até hoje é fabricado, sendo a versão atual de
produção o C-130J Super Hercules. Somente para se ter uma ideia da sua difusão,
o C-130 encontra-se em serviço ativo com mais de 70 Forças Aéreas espalhadas
pelos cinco continentes, em inúmeras versões, utilizadas numa ampla gama de
missões que vão desde a básica de Transporte, passando pelo Reabastecimento em
Voo, Busca e Salvamento (SAR), Operações Especiais e de Salvamento em Combate
(C-SAR), Guerra Eletrônica, Reconhecimento Meteorológico, entre tantas outras. Contar
a história desta aeronave em poucas linhas é uma tarefa impossível, por este
motivo, faremos apenas,um breve relato do seu desenvolvimento.
Fruto dos ensinamentos colhidos
durante a Guerra da Coréia (1950-53), onde os aviões de transporte propulsados
por motores a pistão já se mostravam defasados frente às novas exigências da
Guerra Aérea, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) lançou um requerimento a
diversos fabricantes de aeronaves para um avião capaz de transportar 92
passageiros, 72 soldados ou 64 pára-quedistas totalmente equipados, saindo-se
vencedora desta concorrência, a Lockheed, atual Lockheed Martin. O protótipo
YC-130 fez seu voo inaugural em 23 de agosto de 1954 e após um rápido período
de avaliação, a versão inicial C-130A entrou em serviço operacional. Com o
passar do tempo, novas versões foram lançadas, sempre acrescentando melhorias
advindas das necessidades dos operadores e pela experiência acumulada da
operação dos modelos anteriores. Destas, talvez a de maior sucesso e a mais
fabricada tenha sido a variante C-130H.
O modelo atual de produção é o
C-130J, que apresenta dentre outras melhorias, a adição de novos motores, mais
potentes, econômicos e propulsados por hélices com seis pás. Outro aspecto que
merece destaque é a aviônica moderna a bordo, projetada de acordo com os atuais
conceitos de cabine de pilotagem, diminuindo de forma considerável o trabalho
da tripulação. Desde o início da sua produção, mais de 2.400 Hércules deixaram
as instalações da Lockheed Martin em Marietta, no Estado da Georgia. Passados
quase 60 anos, o C-130 Hércules, detém, dentre tantos outros recordes, o de ser
a aeronave com a linha de montagem e produção em atividade ininterrupta mais
longa da história. As novas encomendas nos dão a certeza que ainda os veremos
voando pelos céus do mundo por muito tempo ainda.
A Força Aérea Uruguaia possui em
seu acervo dois C-130B Hércules, matriculados FAU 591 (c/n 3668) e FAU 592 (c/n
3596). Ambos fazem parte, juntamente com outros tipos de aeronaves, do
Esquadrão Aéreo Nº 3 (Transporte), subordinado à Brigada Aérea Nº 1 e sediado
na Base Aérea General Cesáreo L. Berisso, anexa ao Aeroporto Internacional de
mesmo nome, próximo da capital Montevidéu. Além das típicas missões de
transporte de carga, os Hércules da FAU são utilizados no transporte de
passageiros, em apoio às Unidades do Exército Uruguaio, em missões humanitárias
dentro e fora do país em situações de desastres naturais e de Busca e Salvamento
(SAR). Também prestam suporte logístico e fazem o transporte de pessoal até a
Base Científica General Artigas, localizada no continente antártico. A aeronave
que veio a Florianópolis foi o FAU 592 e sua principal atribuição nesta missão
é o transporte da equipe de técnicos e pessoal de apoio, além de todos os
materiais, equipamentos e peças de reposição que serão utilizados pela Força
Aérea Uruguaia durante a CRUZEX.
O Hércules foi a última aeronave
a decolar de Florianópolis, pois era necessário que as equipes de terra
fizessem todas as verificações e apoiassem os A-37 Dragonfly e A-58 Pucara,
durante o procedimento de acionamento e de táxi destas aeronaves. As fotos
abaixo mostram o FAU 592 no pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL). Já os
registros do pouso podem ser visualizados no link:
Ficha Técnica:
Aeronave: C-130B Hércules
Fabricante: Lockheed (Estados
Unidos)
Tipo: Avião quadrimotor
turboélice de transporte
Tripulação: Cinco (Dois Pilotos,
Navegador, Engenheiro de Voo e Mestre de Carga)
Motores: Quatro turboélices
Allison T56-A7, com 3.750 shp de potência, cada.
Comprimento: 29,8 m
Envergadura: 40,4 m
Altura: 11,6 m
Peso vazio: 34.400 kg
Peso máximo de decolagem: 75.000
kg
Velocidade máxima: 500 km/h
Teto de serviço: 11.500 m
Autonomia de voo: 8 hs
Fonte: www.vojsko.net
1 comentários:
Hi Folks,
The C-130H Hercules (E-1) is an awesome plane! Here is a great site I found for, very high quality wooden replica’s
and they offer over 600 different Airplane, Helicopter and Military vehicles.
Check this website out http://www.premiumwooddesigns.com
Postar um comentário